Defesas

Última atualização: 05/11/2018

Sumário

1.      O que é o módulo Defesas?. 1

2.      Qual o fluxo das Defesas no SGPPG?. 2

3.      Qual a condição para que o discente de Mestrado e,ou Doutorado possa registrar a sua Defesa?. 3

4.      Como configurar as Bancas de Defesa de Mestrado e de Doutorado?. 3

5.      Como a Coordenação de Programa de Pós-Graduação poderá alterar a configuração das bancas de Defesa de Mestrado e,ou de Doutorado?. 6

6.      Como a Coordenação de Programa de Pós-Graduação poderá excluir a configuração das bancas de Defesa de Mestrado e,ou de Doutorado?. 8

7.      Sou discente de Mestrado/Doutorado. Como registro a minha Defesa?. 10

8.      Sou docente orientador principal de discente. Como registro a análise de Defesa enviada pelo discente ao orientador?. 15

9.      Sou Coordenador / Vice-Coordenador / Secretário de PPG. Como registro a análise de Defesa enviada pelo docente orientador à Coordenação?. 17

10.         A Defesa já ocorreu. Como alterar o status para Aprovada ou para Reprovada?. 20

11.         A Defesa já foi registrada como Aprovada. Como registrar a versão final do TCC defendido?. 22

12.         Como alterar o título, o Projeto de Pesquisa, a data, a hora, o local, a quantidade de integrantes titulares da banca de uma Defesa?. 25

13.         Como excluir uma Defesa?. 28

14.         Como imprimo a declaração de participação dos participantes titulares da banca de uma Defesa?. 29

15.         Quais e-mails relacionados com as Defesas são enviados pelo SGPPG?. 32

 

 

1.       O que é o módulo Defesas?

O módulo Defesas é responsável por registrar as Defesas dos discentes de Mestrado e,ou de Doutorado dos Programas de Pós-Graduação.

 

2.       Qual o fluxo das Defesas no SGPPG?

 

3.       Qual a condição para que o discente de Mestrado e,ou Doutorado possa registrar a sua Defesa?

Para que o cadastro das Defesas esteja liberado para os discentes, os seguintes critérios precisam ser cumpridos:

·         A Coordenação do Programa de Pós-Graduação deverá registrar os cursos ministrados (Mestrado e,ou Doutorado).

·         A Coordenação do Programa de Pós-Graduação deverá registrar a configuração das bancas de Defesa de Mestrado e,ou de Doutorado, indicando as quantidades mínimas de integrantes para a banca, bem como registrando informações importantes sobre as normas de composição das bancas.

·         O discente de Mestrado deverá ter cumprido o prazo mínimo de um ano da data registrada para o início do vínculo.

·         O discente de Doutorado deverá ter cumprido o prazo mínimo de dois anos da data registrada para o início do vínculo.

·         O discente deverá possuir vínculo com algum docente na condição de orientador principal.

·         O discente com Defesa Reprovada poderá registrar nova Defesa, obedecendo o trâmite contido nesse manual.

 

4.       Como configurar as Bancas de Defesa de Mestrado e de Doutorado?

Somente após a configuração das bancas de Defesa de Mestrado e de Doutorado é que os discentes poderão cadastrar as Defesas.

Para a configuração das Bancas de Defesa, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação (Coordenador, Vice Coordenador e,ou Secretários), deverá seguir as etapas abaixo:

a)      Clicar no menu lateral “SIGLA DO PPG” >> Configurar bancas de Qualificação / Defesa.

b)      Clicar no link Nova Configuração de banca | Mestrado ou no link Nova Configuração de banca | Doutorado.

c)       Selecionar o Tipo de Banca, definir a quantidade mínima dos integrantes da banca entre participantes titulares e suplentes, definir o tempo mínimo para agendamento da Qualificação, digitar as regras relativas à composição da banca e clicar no botão Salvar.

 

5.       Como a Coordenação de Programa de Pós-Graduação poderá alterar a configuração das bancas de Defesa de Mestrado e,ou de Doutorado?

Para alterar a configuração das Bancas de Defesa, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação (Coordenador, Vice Coordenador e,ou Secretários), deverá seguir as etapas abaixo:

a)      Clicar no menu lateral “SIGLA DO PPG” >> Configurar bancas de Qualificação / Defesa.

b)      Localizar a configuração da banca desejada e clicar no link Editar.

c)       Fazer as alterações pertinentes e clicar no botão Atualizar.

 

6.       Como a Coordenação de Programa de Pós-Graduação poderá excluir a configuração das bancas de Defesa de Mestrado e,ou de Doutorado?

Para excluir a configuração das Bancas de Defesa, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação (Coordenador, Vice Coordenador e,ou Secretários), deverá seguir as etapas abaixo:

a)      Clicar no menu lateral “SIGLA DO PPG” >> Configurar bancas de Qualificação / Defesa.

b)      Localizar a configuração da banca desejada e clicar no link Excluir.

ATENÇÃO: Os discentes serão impedidos de registrar novas Defesas após a exclusão da configuração da banca de Mestrado / Doutorado.

 

7.       Sou discente de Mestrado/Doutorado. Como registro a minha Defesa?

O registro das Defesas de Mestrado estará disponível após um ano da data de início do vínculo do mestrado com o Programa de Pós-Graduação.

O registro das Defesas de Doutorado estará disponível após dois anos da data de início do vínculo do doutorando com o Programa de Pós-Graduação.

Para registrar a Defesa, o discente de Mestrado/Doutorado deverá fazer login no Programa de Pós-Graduação ao qual está matriculado e seguir as etapas abaixo.

a)      Clicar no menu lateral Defesas >> Todas.

b)      Clicar no botão + Registrar defesa.

c)       Digitar o título do trabalho, selecionar o Projeto de Pesquisa ao qual o TCC está vinculado, digitar a data da defesa (respeitando o tempo mínimo definido pela Coordenação do PPG), digitar o horário da defesa, digitar o local da defesa, selecionar a quantidade de participantes titulares da banca (participantes internos + participantes externos, sendo o presidente contabilizado como participante interno) e clicar no botão Salvar.

d)      Clicar no botão Registrar os integrantes da banca.

e)      No campo de seleção de usuários, digitar parte do nome do usuário a ser integrado à banca, depois selecionar o tipo de integrante da banca e clicar no botão Incluir.

f)       Repetir a operação anterior até que os critérios de composição da banca sejam obedecidos.

g)      Clicar no link Voltar e depois clicar no botão Alterar situação de DEFXXX.

h)      Selecionar a opção Enviada ao Orientador, digitar uma mensagem para o orientador e clicar no botão Salvar para que a Defesa seja analisada pelo docente orientador principal.

 

8.       Sou docente orientador principal de discente. Como registro a análise de Defesa enviada pelo discente ao orientador?

Para visualizar a Defesa de discentes orientados, o docente orientador principal deverá fazer login no Programa de Pós-Graduação pertinente e depois executar as seguintes ações:

a)      Clicar no menu lateral Defesas >> Enviada ao orientador.

b)      Fazer a busca pelo discente orientado.

c)       Clicar no link Ver Defesa.

d)      O docente orientador deverá fazer a análise dos dados registrados para a Defesa. Caso haja necessidade de alterações, o próprio docente orientador poderá executar as mudanças, conforme descrito no item anterior. Se não houver necessidade de alterações, clicar no botão Alterar situação de DEFXXX.

e)      Selecionar o novo status da Defesa (Incompleta para devolver a Defesa ao discente para correções ou Enviada à Coordenação, para análise da Coordenação do PPG), digitar uma mensagem e clicar no botão Salvar.

 

9.       Sou Coordenador / Vice-Coordenador / Secretário de PPG. Como registro a análise de Defesa enviada pelo docente orientador à Coordenação?

Para visualizar as Defesas enviadas para análise da Coordenação de PPG, o Coordenador / Vice-Coordenador / Secretário de PPG deverá fazer login no Programa de Pós-Graduação pertinente e depois executar as seguintes ações:

a)      Clicar no menu lateral Defesas >> Enviada à Coordenação.

b)      Fazer a busca pelo discente.

c)       Clicar no link Ver Defesa.

d)      A Coordenação deverá fazer a análise dos dados registrados para a Defesa. Caso haja necessidade de alterações, o próprio integrante da Coordenação (Coordenador, Vice Coordenador, Secretário) poderá executar as mudanças, conforme descrito no item anterior. Se não houve necessidade de alterações, clicar no botão Alterar situação de DEFXXX.

e)      Selecionar o novo status do Plano de Estudo (Incompleta, para devolver a Defesa ao discente para correções, Enviada ao orientador, para devolver a Defesa ao docente orientador principal para correções, ou Autorizada), digitar uma mensagem (se o status selecionado for um dos dois primeiros) e clicar no botão Salvar. No caso do status Autorizada, se a data da Defesa for superior à data atual, será publicada uma notícia em nome do PPG convidando para a Defesa.

↑ Convite para a Defesa publicado na página principal do SGPPG

↑ Convite para a Defesa publicado na página do Programa de Pós-Graduação

 

10.   A Defesa já ocorreu. Como alterar o status para Aprovada ou para Reprovada?

A partir da data da Defesa, o sistema autoriza o docente orientador principal e a Coordenação do PPG (Coordenador, Vice-Coordenador e,ou Secretários) a registrarem a finalização da Defesa, atribuindo o status Aprovada ou Reprovada. Para tanto, deve-se seguir as etapas abaixo:

a)      Clicar no menu lateral Defesas >> Autorizada (para data igual à data da defesa) ou Defesas >> Aguardando finalização (para data superior à data da defesa).

b)      Fazer a busca pelo discente.

c)       Clicar no link Ver Defesa.

d)      Clicar no botão Alterar situação de DEFXXX.

e)      Selecionar o status Enviado à Coordenação (no caso do usuário logado ser integrante da Coordenação), ou selecionar o status Aprovada ou o status Reprovada (integrante da Coordenação ou docente orientador principal), digitar uma mensagem (para status Enviada à Coordenação) e clicar no botão Salvar. O status Reprovada habilita ao discente registrar nova Defesa.

 

11.   A Defesa já foi registrada como Aprovada. Como registrar a versão final do TCC defendido?

A partir do registro da Defesa como Aprovada, o sistema autoriza o docente orientador principal e a Coordenação do PPG (Coordenador, Vice-Coordenador e,ou Secretários) a registrarem a versão final do TCC defendido. Para tanto, deve-se seguir as etapas abaixo:

a)      Clicar no menu lateral Defesas >> Aguardando registro TCC.

b)      Fazer a busca pelo discente.

c)       Clicar no link Ver Defesa.

d)      Clicar no botão TCC defendido.

e)      Digitar o título do trabalho, o resumo, as palavras-chave, o abstract, as keywords, o número de volumes, o total de páginas e a cópia em PDF do trabalho. Clicar no botão Salvar, na sequência.

 

12.   Como alterar o título, o Projeto de Pesquisa, a data, a hora, o local, a quantidade de integrantes titulares da banca de uma Defesa?

O título, o Projeto de Pesquisa, a data, a hora, o local e a quantidade de integrantes titulares da banca poderão ser alterados nas seguintes condições:

Status da Defesa

Discente matriculado

Docente orientador principal

Coordenação (Coordenador, Vice Coordenador, Secretário) e discente com status diferente de Matriculado

Incompleta

X

---

---

Enviada ao orientador

---

X

---

Enviada à Coordenação

---

---

X

Autorizada e data menor que a data da defesa

---

---

X

Autorizada e data maior ou igual à data da defesa

---

X

X

 

Deve-se seguir as seguintes etapas:

a)      Clicar no menu lateral Defesas >> Todas.

b)      Fazer a busca pelo discente.

c)       Clicar no link Ver Defesa.

d)      Clicar em um dos seguintes links: Alterar o título / Projeto de Pesquisa, Alterar data / hora / local ou Alterar (referente aos integrantes titulares da banca).

e)      Registrar as novas informações e clicar no botão Atualizar.

 

13.   Como excluir uma Defesa?

Uma Defesa poderá ser excluída nas seguintes condições:

Status da Defesa

Discente matriculado

Docente orientador principal

Coordenação (Coordenador, Vice Coordenador, Secretário) e discente com status diferente de Matriculado

Incompleta

Pode excluir

---

Pode excluir

Enviada ao orientador

---

Pode excluir

Pode excluir

Enviada à coordenação

---

---

Pode excluir

Autorizada

---

---

Pode excluir

 

Para excluir uma Defesa, deve-se seguir as seguintes etapas:

a)      Clicar no menu lateral Defesas >> Todas.

b)      Fazer a busca pelo discente.

c)       Clicar no link Excluir Defesa.

 

14.   Como imprimo a declaração de participação dos participantes titulares da banca de uma Defesa?

A declaração de participação em banca dos participantes titulares da Defesa pode ser impressa somente a partir da data da defesa autorizada ou aprovada e somente pela Coordenação do PPG.

Para imprimir a declaração, deve-se seguir as seguintes etapas:

a)      Clicar no menu lateral Defesas >> Todas.

b)      Fazer a busca pelo discente.

c)       Clicar no link Ver Defesa.

d)      Clicar no link Declaração, abaixo do nome do participante da banca.

e)      Selecionar o endereço e clicar no link Imprimir.

 

15.   Quais e-mails relacionados com as Defesas são enviados pelo SGPPG?

O SGPPG envia os seguintes e-mails automáticos:

E-mail

Código

Frequência

Destinatários

Defesas não registradas pelos discente

15

1 vez por mês

Primeira quarta-feira

13:00

Orientadores principais de discentes matriculados que não registraram as Defesas

Defesas incompletas

16

Segundas, quartas e sextas

14:00

Orientadores principais de discentes matriculados que iniciaram mas não concluíram o registro de Defesas

Defesas não analisadas pelos orientadores principais

17

Segundas, quartas e sextas

15:00

Orientadores principais que não analisaram as Defesas enviadas pelos discentes orientados

Defesas não finalizadas

18

Segundas, quartas e sextas

16:00

Orientadores principais que não registraram as Defesas Autorizadas como Aprovadas ou Reprovadas

Defesas aguardando registro da versão final do TCC

19

1 vez mês

Quartas-feiras

17:00

Orientadores principais que não registraram a versão final do TCC de defesas Aprovadas

Defesas não analisadas pela Coordenação

20

Segundas, quartas e sextas

18:00

Coordenação de PPG (Coordenador, Vice Coordenador, Secretários) que não analisaram as Defesas enviadas pelos docentes orientadores principais

 

a)      Defesas não registradas pelos discente.

b)      Defesas incompletas.

c)       Defesas não analisadas pelos orientadores principais.

d)      Defesas não finalizadas.

e)      Defesas sem registro do TCC.

 

f)       Defesas não analisadas pela Coordenação.

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