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Planos de Estudo

Última atualização: 28/11/2018

Sumário

1.      O que é o Plano de Estudo?. 1

2.      Qual o fluxo do Plano de Estudo no SGPPG?. 2

3.      Quais disciplinas os discentes de Mestrado e,ou Doutorado poderão registrar no Plano de Estudo?. 3

4.      Qual a condição para que o discente de Mestrado e,ou Doutorado possa registrar o seu Plano de Estudo?  3

5.      Como definir a exigência de registro do Plano de Estudo pelos discentes?. 3

6.      Sou discente de Mestrado/Doutorado. Como registro o meu Plano de Estudo?. 5

7.      Sou docente orientador principal de discente. Como registro a análise de Plano de Estudo enviado pelo discente ao orientador?. 12

8.      Sou Coordenador / Vice-Coordenador / Secretário de PPG. Como registro a análise de Plano de Estudo enviado pelo docente orientador à Coordenação?. 13

9.      É possível alterar um Plano de Estudo com status Aprovado?. 15

10.         Como imprimir somente a relação de disciplinas para aproveitamento de crédito?. 17

11.         Quais e-mails relacionados com os Planos de Estudo são enviados pelo SGPPG?. 19

 

 

1.       O que é o Plano de Estudo?

O Plano de Estudo é o módulo do SGPPG responsável por registrar as disciplinas que o discente de Mestrado e,ou Doutorado deverá cursar ao longo do curso.

 

2.       Qual o fluxo do Plano de Estudo no SGPPG?

ATENÇÃO: A Coordenação do PPG (Coordenador, Vice-Coordenador, Secretários) podem excluir ou alterar o status de quaisquer Planos de Estudo de discentes cujos vínculos apresentem datas de término registradas.

 

3.       Quais disciplinas os discentes de Mestrado e,ou Doutorado poderão registrar no Plano de Estudo?

Os discentes de Mestrado e,ou Doutorado poderão registras as seguintes disciplinas no Plano de Estudo:

a)      Disciplinas a serem cursadas no Programa de Pós-Graduação ao qual está matriculado.

b)      Disciplinas a serem cursadas em outros Programas de Pós-Graduação.

c)       Disciplinas a serem aproveitadas (disciplinas já cursadas cujos créditos serão aproveitados no Programa de Pós-Graduação ao qual está matriculado).

 

4.       Qual a condição para que o discente de Mestrado e,ou Doutorado possa registrar o seu Plano de Estudo?

Para que o discente de Mestrado e,ou Doutorado possa registrar o seu Plano de Estudo é necessário que o Programa de Pós-Graduação ao qual está matriculado tenha:

a)      definido que o registro dos Planos de Estudo é obrigatório ou facultativo;

b)      registrado as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação;

c)       registrado as disciplinas do Programa de Pós-Graduação;

d)      definido o docente orientador principal do discente.

 

5.       Como definir a exigência de registro do Plano de Estudo pelos discentes?

A exigência para o registro do Plano de Estudo pelos discentes deverá ser registrada pela coordenação do PPG (Coordenador, Vice-Coordenador ou Secretário). Para tanto, deve-se seguir as etapas abaixo:

a)      Clicar no menu lateral “SIGLA DO PPG” >> Definir exigência de registro de Plano de Estudo.

b)      Selecionar a exigência de registro do Plano de Estudo pertinente (Não registrar Plano de Estudo, Registro de Plano de Estudo obrigatório ou Registro de Plano de Estudo facultativo), digitar a senha e clicar no botão Alterar.

 

6.       Sou discente de Mestrado/Doutorado. Como registro o meu Plano de Estudo?

Para registrar o Plano de Estudo, o discente de Mestrado/Doutorado deverá fazer login no Programa de Pós-Graduação ao qual está matriculado e seguir as etapas abaixo.

a)      Clicar no menu lateral Planos de estudo >> Todos.

b)      Clicar no botão + Registrar plano de estudo.

c)       Selecionar a linha de pesquisa referente ao trabalho que será desenvolvido, digitar o título provisório do trabalho de conclusão de curso (TCC) que será desenvolvido e clicar no botão Salvar.

d)      Clicar no botão Inserir disciplinas no Plano de Estudo.

e)      Clicar no link Administrar disciplinas a serem cursadas no “nome do PPG”.

f)       Selecionar a disciplina a ser cursada, selecionar o período / ano que a disciplina será cursada e clicar no botão Incluir no PEXXX. Repita essas operações até incluir todas as disciplinas a serem cursadas no PPG. Ao término da inserção das disciplinas a serem cursadas no PPG, clicar no link Voltar.

g)      Clicar no link Administrar disciplinas a serem cursadas em outro PPG.

h)      Digitar a sigla da Instituição de Ensino Superior (IES) da disciplina a ser cursada em outro PPG, digitar o código (ou sigla) e nome da disciplina a ser cursada em outro PPG, selecionar os créditos da disciplina, selecionar o período / ano em que a disciplina será cursada e clicar no botão Incluir no PEXXX. Repita essas operações até incluir todas as disciplinas a serem cursadas em outro PPG. Ao término da inserção das disciplinas a serem cursadas em outro PPG, clicar no link Voltar.

i)        Clicar no link Administrar disciplinas a serem aproveitadas.

j)        Digitar a sigla da Instituição de Ensino Superior (IES) da disciplina a ser aproveitada, digitar o código (ou sigla) e nome da disciplina a ser aproveitada, selecionar os créditos da disciplina, selecionar o período / ano em que a disciplina foi cursada, selecionar o conceito obtido na disciplina e clicar no botão Incluir no PEXXX. Repita essas operações até incluir todas as disciplinas a serem aproveitadas. Ao término da inserção das disciplinas a serem aproveitadas, clicar no link Voltar.

k)      Clicar no botão Alterar situação do PEXXX.

l)        Selecionar o status Enviado ao orientador, escrever uma mensagem ao orientador e clicar sobre o botão Salvar status do PEXXX. Essa ação submeterá o Plano de Estudo à análise do docente orientador principal que poderá devolvê-lo ao discente para correções ou submetê-lo à Coordenação do PPG para análise.

 

7.       Sou docente orientador principal de discente. Como registro a análise de Plano de Estudo enviado pelo discente ao orientador?

Para visualizar os Planos de Estudo de discente orientados, o docente orientador principal deverá fazer login no Programa de Pós-Graduação pertinente e depois executar as seguintes ações:

a)      Clicar no menu lateral Planos de estudo >> Enviado ao orientador.

b)      Fazer a busca pelo discente orientado.

c)       Clicar no link Ver Plano de Estudo.

d)      Clicar no botão Alterar situação do PEXXX.

e)      Selecionar o novo status do Plano de Estudo (Incompleto para devolver o Plano de Estudo ao discente para correções ou Enviado à Coordenação, para análise da Coordenação do PPG), digitar uma mensagem e clicar no botão Salvar status do PEXXX.

 

8.       Sou Coordenador / Vice-Coordenador / Secretário de PPG. Como registro a análise de Plano de Estudo enviado pelo docente orientador à Coordenação?

Para visualizar os Planos de Estudo enviados para análise da Coordenação de PPG, o Coordenador / Vice-Coordenador / Secretário de PPG deverá fazer login no Programa de Pós-Graduação pertinente e depois executar as seguintes ações:

a)      Clicar no menu lateral Planos de estudo >> Enviado à Coordenação.

b)      Fazer a busca pelo discente.

c)       Clicar no link Ver Plano de Estudo.

d)      Clicar no botão Alterar situação do PEXXX.

e)      Selecionar o novo status do Plano de Estudo (Incompleto, para devolver o Plano de Estudo ao discente para correções, Enviado ao orientador, para devolver o Plano de Estudo ao docente orientador principal para correções, ou Aprovado), digitar uma mensagem (ou selecionar a reunião na qual o Plano de Estudo foi aprovado) e clicar no botão Salvar status do PEXXX. No caso do status Aprovado, a Coordenação poderá registrar em qual reunião do Colegiado o Plano de Estudo foi aprovado; para tanto, tal reunião já deverá ter sido registrado no SGPPG.

 

9.       É possível alterar um Plano de Estudo com status Aprovado?

Planos de Estudo com status Aprovado podem ter o status alterado somente pela Coordenação de PPG (Coordenador, Vice-Coordenador ou Secretários). Para tanto, deve-se seguir as etapas abaixo:

a)      Clicar no menu lateral Planos de estudo >> Aprovado.

b)      Fazer a busca pelo discente.

c)       Clicar no link Ver Plano de Estudo.

d)      Clicar no botão Alterar situação do PEXXX.

e)      Selecionar o status Enviado à Coordenação, digitar uma mensagem e clicar no botão Salvar status do PEXXX. ATENÇÃO: A reunião de aprovação do Plano de Estudo será excluída.

f)       Clicar no link Voltar e novamente clicar no botão Alterar situação do PEXXX. Selecionar a opção de de status pertinente (Incompleto, Enviado ao orientador ou Aprovado) e seguir os procedimentos descritos em 5 ou 7 ou 8.

 

10.   Como imprimir somente a relação de disciplinas para aproveitamento de crédito?

A relação das disciplinas para aproveitamento de crédito pode ser impressa pela coordenação do PPG (Coordenador, Vice-Coordenador ou Secretário). Para tanto, deve-se seguir as etapas abaixo:

c)       Clicar no menu lateral Planos de estudo >> Todos.

d)      Fazer a busca pelo discente.

e)      Clicar no link Ver Plano de Estudo.

f)       Clicar no link Imprimir Aproveitamento de Crédito.

g)      Clicar no link Imprimir.

 

11.   Quais e-mails relacionados com os Planos de Estudo são enviados pelo SGPPG?

O SGPPG envia os seguintes e-mails automáticos:

E-mail

Código

Frequência

Destinatários

Planos de Estudo não registrados pelos discente

6

1 vez por semana

Terças-feiras

08:00

Orientadores principais de discentes matriculados que não registraram os Planos de Estudo

Planos de Estudo incompletos

7

1 vez por semana

Terças-feiras

09:00

Orientadores principais de discentes matriculados que iniciaram mas não concluíram o registro de Planos de Estudo

Planos de Estudo não analisados pelos orientadores principais

8

1 vez por semana

Terças-feiras

10:00

Orientadores principais que não analisaram os Planos de Estudo enviados pelos discentes orientados

Planos de Estudo não analisados pela Coordenação

9

1 vez por semana

Terças-feiras

12:00

Coordenação de PPG (Coordenador, Vice Coordenador, Secretários) que não analisaram os Planos de Estudo enviados pelos docentes orientadores principais

 

a)      Planos de Estudo não registrados pelos discente.

b)      Planos de Estudo incompletos.

c)       Planos de Estudo não analisados pelos orientadores principais.

d)      Planos de Estudo não analisados pela Coordenação.

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