Projeto de pesquisa Anomalias da precipitação no Brasil ? clima atual e os próximos 30 anos - PGMET

Projetos de pesquisa

Projeto de pesquisa do PGMET
Anomalias da precipitação no Brasil ? clima atual e os próximos 30 anos

A proposta deste novo projeto é realizar estudos de variabilidade de precipitação em regiões específicas do Brasil, verificando a habilidade de três modelos numéricos (Modelo de Circulação Global Atmosférico CPTEC/INPE, Modelo do Sistema Terrestre HadGEM2-ES, e Modelo Regional ETA) em representar essa variabilidade e os processos e sistemas associados.

Em estudos dos projetos anteriores foram identificados alguns desses sistemas e processos, porém há questões que ainda não foram respondidas. Um exemplo é a seca prolongada no verão/outono de 2014 no Sudeste do Brasil e as cheias e inundações no Acre e no sul do Brasil. Há alguma teleconexão ou aspectos regionais que podem ser associados com essas anomalias? No verão/ outono de 2001 houve a identificação da influência da Oscilação de Madden and Julian, o padrão PSA e uma freqüência grande de Vórtices ciclonicos em altos níveis sobre o NE e SE (Cavalcanti e Kousky, ). Essas características não foram identificadas no caso de 2014. A região Amazônica apresentou casos de seca extrema em 2005 e 1010 ( Marengo ET al ) e enchentes em 2012 ( Marengo ET al ) e 2014.

Nos anos de 2005 e 2010 foram destacadas as influências das anomalias positivas de TSM dos Oceanos Pacífico e Atlântico, na geração de circulações zonais e meridionais que afetaram com subsidência algumas áreas da Amazônia. Anomalias desse tipo podem afetar outras regiões do Brasil? Quais outras características de grande escala ou regionais que podem ser associadas às anomalias de precipitação? Por que os modelos usados para previsão sazonal não previram tais anomalias? Em um estudo anterior, foi iniciada uma investigação com o MCGA CPTEC/INPE analisando aspectos da atmosfera e oceano associados com os maiores e menores erros do modelo em simulações sazonais. Foram identificadas algumas características que precisariam ser investigadas com maior profundidade.

Com a possibilidade de análise em novos resultados de modelos e as análises propostas, espera-se obter as características gerais representadas por esses casos extremos e as explicações físicas associadas.
  • Linha de pesquisa: ESTUDOS E MODELAGEM DO CLIMA
  • Início: 01/02/2015
  • Integrantes do projeto de pesquisa

    Responsável
    Iracema F d A C
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Desde: 01/02/2015