Projeto de pesquisa Diagnóstico e Previsão de Desastres Naturais: Características das frentes frias com potencial para provocar chuvas intensas em áreas de encosta e influência da orografia no comportamento dos sistemas frontais. - PGMET

Projetos de pesquisa

Projeto de pesquisa do PGMET
Diagnóstico e Previsão de Desastres Naturais: Características das frentes frias com potencial para provocar chuvas intensas em áreas de encosta e influência da orografia no comportamento dos sistemas frontais.

Sendo que as frentes frias são um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuvas no país, o presente projeto de pesquisa propõe analisar de que forma estes sistemas são influenciados pela topografia, através do uso de um conjunto de dados e de experimentos numéricos de alta resolução.

Os objetivos principais incluem determinar as condições sob as quais as frentes frias provocam chuvas intensas em áreas de encostas, com a finalidade de melhorar a previsão destes fenômenos através do desenvolvimento de ferramentas objetivas. Do ponto de vista científico, pretende-se aprofundar no conhecimento dos processos físicos que determinam o comportamento diferencial das frentes frias em relação aos diferentes maciços orográficos do país, como os Andes, o Planalto Central e a Serra do Mar/Mantiqueira. Estes aspectos foram muito pouco tratados na literatura, e cobram especial interesse no âmbito do recentemente criado Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).
  • Linha de pesquisa: ESTUDOS E MODELAGEM DO TEMPO
  • Início: 01/02/2012
  • Integrantes do projeto de pesquisa

    Responsável
    Marcelo E S
  • Nacionalidade: argentina
  • Desde: 01/02/2012