Disciplina MAP601 - METODOLOGIA DA PESQUISA - PPGAP

Estrutura curricular

Disciplina do PPGAP
MAP601 - METODOLOGIA DA PESQUISA

  • Disciplina obrigatória
  • Início: 15/08/2016
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
  • Ementa
  • Introdução (critérios de cientificidade, caracterização e configuração do processo de pesquisa). Paradigmas da investigação social (abordagem estrutural do consenso, abordagem estrutural do conflito, abordagem interpretativa e suas dimensões ontológicas, epistemológicas e metodológicas). Abordagens positivista e interpretativa. Micro e macro análises. Métodos de pesquisa social(entrevistas, questionários e roteiros, cuidados ao realizar uma entrevista, experimento, observação, survey, tipos de amostragens, história oral e história de vida, grupo de foco, uso combinado de métodos, métodos etnográfico na modelagem de decisão, contextualização de resultados de pesquisa). Pesquisa nas instituições públicas. Projeto de pesquisa, relatório de pesquisa e artigo científico.
  • Bibliografia
  • ALENCAR, E.; GOMES, M.A.O. Metodologia de pesquisa social e diagnóstico participativo. Lavras: UFLA/FAEPE, 1998. 212p. ALEXANDER, J. A importância dos clássicos. In: GIDDENS, A.; TURNER, J. (Org.). Teoria social hoje. São Paulo: UNESP, 1999. p.24-89. ATKINSON, P.; HAMMERSLEY, M. Ethnography and participant observation. In: DENZIN, N.K.; LINCOLN, Y.S. Handbook of qualitative research. Londres: Sage, 1994. p. 248-261. BABBIE, E. Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: UFMG, 1999. 519p. BANDURA, A. Social cognitive theory: an agentic perspective. Annual Review of Psychology. Palo Alto, v. 52, Feb. 2001. p. 1-26. BARDAN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições Setenta, 1994. 226p. BARROS, A. de J.M.P. de; LEHFELD, N.A.S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 2007. BARROSO, Luís Roberto. Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: HUCITEC, 1987. 178p. BAUER, M.W.; GASKELL, G. Pesquisa quantitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2007. BECKER, H. Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: HUCITEC, 1987. 178p. BERGER, P.L. Invitation to sociology: a humanistic perspective. London: Penguin, 1963. 219p. BERGER, P.L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1973. 247p. BEST, S.; KELLNER, D. Postmodern theory. London: MacMillan, 1991. 324p. BICUDO, M.A.V. (Org.). Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez, 2000. 167p. BLUMER, H. Society as symbolic interaction. In: WORLEY, P. The new modern sociology readings. London: Penguin, 1991. p.537-542. BOGDAN, R.C.; BIKKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Ed., 1994. 335p. BOOTH, W.C.; COLOMB, G.G.; WILLIAMS, J.M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000. 351p. BOURDIEU, P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990. 234p. BOURDIEU, P. Sociology in question. London: Sage, 1993. 184p. BRYMAN, A.; BURGESS, R. (Eds.). Analysing qualitative data. London: Routledge, 1994. 232p. BUENO, B.O. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.28, n.1, jan./jun. 2002. p. 11-30. CAPALBO, C. Fenomenologia e ciências humanas. Rio de Janeiro: Âmbito Cultural, 1987. 106p. CAPPELLE, M.C.A.; MELO, M.C.O.L.; GONÇALVES, C.A. Análise de conteúdo e análise do discurso nas ciências sociais. Revista de Administração da UFLA. Lavras, v. 5, n.1, jan./jun. 2003. p. 69-85. CARVALHO, M.C.B. de (Org.). Teoria da ação em debate. São Paulo: Cortez, 1993. 128p. CASLEY, D.; KUMAR, K. The collection, analysis and use of monitoring and evaluation data. Baltimore: John Hopkins University Press, 1988. 174p. CATTERAL, M.; MACLARAN, P. Focus group data and qualitative analysis programs: coding the moving picture as well as the snapshots. Sociological Research Online, v.2, n.1, 1997. Disponível em: http://www.socresonline.org.uk/socresonline/2/1/6.html. Acesso em: 26 nov. 2002. CRAIB, I. Modern social theory: from Parsons to Habermas. London: Harvester Wheatsheaf, 1992. 262p. DENSIN, N. Interpretive interactionism. London: Sage, 1989. 159p. DENZIN, N.; LINCOLN, Y.S. (Eds.). Handbook of qualitative research. London: Sage, 1994. 643p. DUARTE, R. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 115, mar. 2002. p. 139-154.