Disciplina MAP503 - SEMINÁRIOS DE PESQUISA II - PPGAP

Estrutura curricular

Disciplina do PPGAP
MAP503 - SEMINÁRIOS DE PESQUISA II

  • Disciplina obrigatória
  • Início: 02/01/2017
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 1 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 2
  • Ementa
  • O seminário tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento das pesquisas dos mestrandos, com vistas aos seguintes aspectos: técnicas de coleta de dados; procedimentos de análises dos dados coletados; elaboração da dissertação.
  • Bibliografia
  • ALENCAR, E.; GOMES, M.A.O. Metodologia de pesquisa social e diagnóstico participativo. Lavras: UFLA/FAEPE, 1998. 212p. ALEXANDER, J. A importância dos clássicos. In: GIDDENS, A.; TURNER, J. (Org.). Teoria social hoje. São Paulo: UNESP, 1999. p.24-89. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977 BARRIGA, O. A. El actor social que hace investigación: reflexiones en torno a la enseñanza de la metodología. Revista Venezuelana de Economía y Ciencias Sociales. Caracas, v. 6, n. 2, p. 27-35, mayo/ago. 2000. BECKER, Howard. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 3ª ed. São Paulo: Hucitec, 1997. BOAVENTURA, Edivaldo. Metodologia da Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2004 CATTERAL, M.; MACLARAN, P. Focus group data and qualitative analysis programs: coding the moving picture as well as the snapshots, Sociological Research Online, v.2, n.1, 1997. Disponível em: Acesso em:26 de nov. 2002. COSTA, Marco A. da. COSTA, Maria de Fátima B. da. Metodologia da Pesquisa –Conceitos e Técnicas. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2009. COSTA, Sérgio F. Estatística Aplicada à Pesquisa em Educação. Brasília: Editora Plano, 2004. DELGADO, J. M. e GUTIÉRRES, J. Métodos y técnicas cualitativas de investigación em ciências sociales. Madrid: Síntesis, 1994 EL-GUINDY, Moustafa. Metodologia e Etica na Pesquisa Científica. Santos-SP: Santos editora, 2004 DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo : Cortez: Autores Associados, 1990. DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1995. FAZENDA, Ivani (org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez Editora, 2001. FIGUEIREDO, Nebia M. Almeida de. Método e Metodologia na Pesquisa Científica. 3.ed. São Caetano do Sul -SP: Yendis, 2008. FISHER, Frank. (2003) Reframing Públic Policy: discursive politics and deliberative practices. Oxford: Oxford University Press GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 1994. HACKING, Ian (1999)The Social Construction of What? Cambridge, Mass: Harvard University Press KUHN, Thomas S. 2000. O caminho desde A Estrutura. São Paulo: Editora UNESP (trad. 2003) KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1983. LAKATOS, Imre & MUSGRAVE, Alan (orgs.) (1970). Criticism and the growth of knowledge. Cambridge: Cambridge University Press (trad. Crítica e o Desenvolvimento do Conhecimento, São Paulo: Cultrix 1979) LAW, John (2004) After Method: Mess in Social Science Research. London: Routledge. MAGALHÃES, Gildo. Introdução a Metodologia da Pesquisa – Caminhos da Ciência e Tecnologia. São Paulo: Atica, 2005. MORAES, Irany N. Metodologia da Pesquisa Científica. São Paulo: Roca, 2007 MOREIRA, H. CALEFFE, Luiz. G. Metodologia da Pesquisa para o professor pesquisador. 2.ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008 MINAYO, M.C.S. (org.). Pesquisa Social - Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994. RORTY, Richard (1982). Consequences of Pragmatism. Minneapolis: University of Minneapolis Press. (capítulos 9 e 11) SEARLE, John. R (1995) The Construction of Social Reality. New York: The Free Press (capítulos 1 – 4)