Disciplina 9391043 - Ensaios Biológicos Pré-Clínicos - PPGBB

Estrutura curricular

Disciplina do PPGBB
9391043 - Ensaios Biológicos Pré-Clínicos

  • Disciplina não obrigatória
  • Início: 01/03/2023
  • Nível: Doutorado
  • Créditos: 7 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
  • Ementa
  • A disciplina Ensaios Biológicos Pré-Clínicos tem como principais objetivos apresentar conceitos e abordagens atuais acerca de experimentação in vivo (animais) e in vivo (métodos alternativos de avaliação de toxicidade – cultura de células) aplicados à avaliação de protótipos ou a candidatos a protótipos de fármacos, com vistas ao desenvolvimento e à inovação pré-clínica, incluindo avaliação farmacológica (eg.: triagem e ensaios específicos), toxicológica (e.g.: triagem, toxicidade aguda, subaguda, crônica, mutagenicidade, carcinogenicidade, teratogenicidade) e fundamentos da análise de risco. Incluir-se-á, também, aspectos relacionados ao manejo e ética sobre animais de experimentação. Para tanto, a disciplina será subdividida em três partes, sendo uma contendo elementos de Farmacologia Experimental (Avaliação Farmacológica – 30 h), outra, com o conteúdo de Toxicologia Experimental (Avaliação de Toxicidade – 30 h), e uma terceira o conteúdo de infecção animal no contexto de resposta imune (45 h) conforme ementas abaixo.
    Parte 1. Toxicologia Experimental (Avaliação de Toxicidade) Ementa: Apresentação da disciplina. Distribuição dos grupos de trabalho. Introdução à Toxicologia. Manejo e ética sobre animais de experimentação. Introdução à avaliação de toxicidade. Toxicidade aguda e sub-aguda. Toxicidade crônica. Discussão guidelines OECD para avaliação de toxicidade (407, 408, 420, 423 e 425). Teratogenicidade. Métodos alternativos de avaliação de toxicidade. Mutagenicidade, carcinogenicidade/micronúcleo. Análise de risco. Seminários de avaliação de toxicidade. Ementa: Princípios básicos de manutenção e manipulação de animais de laboratório utilizados em Farmacologia. Cálculo de dose, pesagem e diluição de drogas. Vias de administração de fármacos. Modelos experimentais em farmacologia (ansiedade, depressão, dor, inflamação, convulsão, úlcera gástrica, memória e aprendizado).
    Parte 2. Experimentação animal Objetivos: A disciplina tem como objetivo apresentar os parâmetros envolvidos na identificação e validação de moléculas bioativas por meio de ensaios biológicos de atividade terapêutica; parâmetros de toxicidade e de ativação da resposta imunológica em modelos experimentais; aspectos legais para a validação de moléculas bioativas. Ementa: Fundamentos e modelos biológicos para screening in vitro de moléculas bioativas. Ensaios e pré-clinicos e clínicos. Parâmetros de atividade biológica e efeitos citotóxicos. Parâmetros para avaliar a resposta imunológica in vivo. Legislação brasileira e internacional para testes de atividade in vivo de moléculas bioativas.
  • Bibliografia
  • Artigos e textos específicos da área