ppgcf-programa-de-pos-graduacao-em-ciencia-florestal
PPGCF
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA FLORESTAL
universidade-federal-dos-vales-do-jequitinhonha-e-mucuri
    UFVJM
  • Rodovia MGT 367 – Km 583, 5000, Departamento de Engenharia Florestal, Alto da Jucuba, Diamantina / MG - CEP: 39.100-000
  • ppgcf@ufvjm.edu.br
  • 38 3532-6810 - Ramal: 6810

Notícias

Disciplina
PCF639 | Estágio Docência II

Nível: Doutorado
Créditos: 2 | Créditos computáveis
Obrigatoriedade: Disciplina obrigatória
Periodicidade [período(s) de oferta]: 2
Desde 01/01/2022
Ementa
Apoiar, preparar, planejar e lecionar aulas teóricas e práticas em disciplinas de graduação oferecidas para a graduação por algum dos orientadores do PPGCF, sob a supervisão e acompanhamento do professor responsável pela disciplina. Desenvolver atividades como elaboração de material didático (apostilas, vídeos etc.) para uso em disciplina da graduação; aplicar métodos ou técnicas pedagógicas, como estudos dirigidos, seminários e equivalentes; ministrar curso de curta duração sobre um tema relacionado à sua área de pesquisa (oferecido gratuitamente aos estudantes de graduação e pós-graduação, e comunidade extra universidade).



Observações: Ocorrerão aulas teóricas para direcionamento e auxílio dos pós-graduandos na preparação das aulas e outras atividades didáticas. Após a realização das práticas ocorrerão diálogos sobre as situações vivenciadas, levantando sugestões para a melhoria contínua da prática do ensino superior.
Bibliografia
ELMÔR FILHO, G., SAUER, L.Z., ALMEIDA, N.N., VILLAS-BOAS, V. Uma nova sala de aula é possível: aprendizagem ativa na educação em engenharia. Rio de Janeiro: LTC. 2019. 228p.



FREIRE, R.A. Didática do ensino superior: o processo de ensino-aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2016. (E.book)



GIL, A.C. Didática do ensino superior. 2.ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2018. (E-book)



MIRANDA, G.J., LEAL, E.A., CASA NOVA, S.P.C. Revolucionando a docência universitária. Rio de Janeiro: Atlas, 2018. (E-book)
Turmas | 2024
Turma: F | Período: 2 / 2024