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PPGCF
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA FLORESTAL
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ANÁLISE DA DENSIDADE ÓTIMA DE ESTRADAS COM EXTRAÇÃO DE MADEIRA POR CLAMBUNK SKIDDER

Discente de Mestrado
MARIANA MORENA PEREIRA
mariana-morena-pereira

Titulado(a)
Defesa
Data: 17/04/2015
Horário: 08:00
Local: DEF/UFVJM
Status: Aprovada
Resumo
Objetivou-se com este trabalho determinar e comparar a densidade ótima de estradas (DOE) por três métodos de racionalização, para a extração de madeira com Clambunk skidder, em duas classes de inclinação do terreno. O estudo foi conduzido em área de colheita florestal de eucalipto numa empresa localizada em Dionísio, Minas Gerais, que adota o sistema de colheita denominado “toras compridas”. A operação do Clambunk skidder foi avaliada tecnicamente em função da distância de extração e de duas classes de inclinação do terreno, 0 - 15° (classe 1) e 16 - 25° (classe 2), por intermédio da técnica de estudos de tempos e movimentos. Estimou-se a DOE pelos métodos propostos pela FAO (1976), por Pereira Neto (1995) e utilizando modelos de previsão do tempo do ciclo operacional (métodos 1, 2 e 3, respectivamente). A densidade de estradas atual da empresa foi estimada por amostragem aleatória de espaçamentos entre estradas, convertida em densidade de estradas. Verificou-se que a extração de madeira por Clambunk skidder foi influenciada pela inclinação do terreno e pela distância de extração, com redução da produtividade da máquina à medida que estes fatores aumentaram. Quanto menor a produtividade da máquina, maiores os custos de extração da madeira. Somente os métodos 2 e 3 se mostraram adequados para estimar a DOE na extração realizada por Clambunk skidder, sendo o método 3 o mais recomendado. O intervalo de DOE está entre 40,5 e 49,5 m.ha-1 para a classe de inclinação do terreno 1 e, entre 73,2 a 89,4 m.ha-1 para a classe 2. A densidade de estradas atual da empresa estudada é superior a DOE estimada, ou seja, a quantidade de estradas é superior ao ótimo recomendado, gerando um custo a mais de 0,73 e 1,93 (R$.m-3 ) para as classe de inclinação do terreno 1 e 2, respectivamente.
Palavras-chave
Colheita florestal;Estradas florestais;Racionalização florestal.
Abstract
The objective of this study was to determine and compare the optimal density of roads (DOE) for three methods of rationalization, for Clambunk skidder logging, in two of slope classes. The study was conducted in eucalyptus forest harvesting area in a company located in Dionísio, Minas Gerais, which adopts harvesting system called “tree lenghts”. The operation of Clambunk skidder was technically evaluated depending on the distance of extraction and two of slope classes, 0-15 ° (class 1) and 16-25 ° (class 2), through time and motion studies. Estimated the DOE by the methods proposed by FAO (1976), by Pereira Neto (1995) and operating cycle time forecast models (Methods 1, 2 and 3, respectively). The current road density of the company was estimated by random sampling spacing roads, and converted into road density. It was found that logging by Clambunk skidder was influenced by the slope of the land and the distance of extraction, reducing the productivity of the machine as these factors have increased. According to the study, the slope and the distance extraction influenced the Clambunk skidder logging, and reduced machine productivity as these factors increased. The smaller the machine productivity, higher extraction costs. Only the methods 2 and 3 were suitable to estimate the optimal density of roads with the extraction performed by Clambunk skidder, the method 3 as recommended. The ORD range is between 40.5 and 49.5 m.ha-1 to the slope class 1 and from 73.2 to 89.4 m.ha-1 for class 2. The road density current study is now higher than the estimated ORD, that is, the amount of roads is higher than the desired optimum, generating an excess cost of 0.73 and 1.93 (R$ .m-3 ) to slope class 1 and 2, respectively.
Keywords
Forest harvest;Forest roads;Forest rationalization
Banca: 3 integrantes
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Presidente
ANGELO MARCIO PINTO LEITE
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