Dissertação/Tese ESTIMATIVA DO CONSUMO HORÁRIO DE COMBUSTÍVEL DO FORWARDER - PPGCF

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Dissertação/Tese do PPGCF
ESTIMATIVA DO CONSUMO HORÁRIO DE COMBUSTÍVEL DO FORWARDER

Discente de doutorado
LUIZ PAULO DE SOUSA CORREIA
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  • Defesa
  • Data: 05/08/2019
  • Hora: 08:00
  • Local: DEF/UFVJM
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  • Resumo
    Identificar os fatores que influenciam o consumo de combustível das máquinas florestais é essencial para que medidas de redução possam ser desenvolvidas. Neste sentido, objetivou-se com este trabalho, avaliar o efeito do tempo de secagem da madeira sobre o consumo de combustível do Forwarder empregado na atividade de extração florestal, visando auxiliar no planejamento das operações e redução dos custos de produção. A pesquisa foi desenvolvida em povoamentos de Eucalyptus spp. de uma empresa florestal situada no estado de Minas Gerais. Foram avaliados seis tratamentos, que corresponderam a seis tempos de secagem (5, 10, 15, 20, 25 e 30 dias após o corte). Estes tratamentos foram aplicados em duas áreas distintas, sendo uma com a extração da madeira realizada no sentido do declive do terreno - Área I e outra com a extração realizada no sentido do aclive do terreno - Área II. Foi coletado o consumo horário de combustível do Forwarder operando em cada tratamento e nos dois sentidos de extração. Foi registrado tanto o consumo durante o ciclo operacional quanto o consumo proporcional a cada atividade do ciclo. As análises estatísticas dos dados mostraram que o tempo de secagem da madeira não influenciou diretamente o consumo de combustível do Forwarder. Também foi possível verificar que o consumo de combustível do Forwarder foi diferente entre as operações de deslocamento vazio e carregado, sendo a ordem de consumo dependente do sentido de extração. Ainda, notou-se que o Forwarder apresentou maior consumo horário de combustível ao executar a extração no sentido do aclive do terreno, considerando o ciclo operacional como um todo. A partir dos dados de consumo horário foi calculado o consumo especificado para cada atividade da máquina. E com estes dados foi modelado o consumo especificado em função do tempo demandado para a realização do carregamento e descarregamento, e em função da distancia de extração, quando do deslocamento da máquina. A modelagem quantificou a influência direta da distância de extração (DE) no aumento do consumo especificado de combustível (CEC) do Forwarder durante as operações de deslocamento e, portanto, estudos complementares que visem a otimização da DE são fundamentais na redução do CEC e de custos de produção. A modelagem demonstrou a influência direta do tempo das operações do carregamento (TC) e do descarregamento (TD) no aumento do consumo especificado de combustível do Forwarder e, portanto, estudos complementares que visem a redução no tempo de execução dessas atividades também são importantes na redução do CEC e de custos de produção.
  • Palavras-chave:
    Processamento digital de vídeo;Umidade da madeira;Distância e sentido da extração;Tempo de carregamento e descarregamento.
  • Abstract
    Identifying the factors that influence the fuel consumption of forest machines is essential for reducing measures to be developed. In this sense, the objective of this work was to evaluate the effect of the drying time of wood on the fuel consumption of Forwarder employed in the forest extraction activity, aiming to assist in the planning of operations and reduction of production costs. The research was carried out in stands of Eucalyptus spp. of a forestry company located in the state of Minas Gerais. Six treatments were evaluated, corresponding to six drying times (5, 10, 15, 20, 25 and 30 days wood stay in the field after cutting). These treatments were applied in two distinct areas, one with the extraction of the wood performed towards the slope of the terrain - Area I and the other with the extraction performed towards the slope of the terrain - Area II. The hourly fuel consumption of the Forwarder operating at each treatment and in both directions of extraction was collected. Both consumption during the operating cycle and consumption proportional to each activity of the cycle were recorded. Statistical analysis of the data showed that the wood drying time did not directly influence Forwarder's fuel consumption. It was also possible to verify that the fuel consumption of the Forwarder was different between the empty and loaded displacement operations, being the consumption order dependent on the extraction direction. Also, it was noted that the Forwarder had higher hourly fuel consumption when performing the extraction uphill, considering the operating cycle as a whole. From the hourly consumption data, the specified consumption for each machine activity was calculated. And with this data, the specified consumption was modeled as a function of the time required for loading and unloading, and as a function of the extraction distance when the machine was moved. The modeling quantified the direct influence of the extraction distance (DE) on the Forwarder's specified fuel consumption increase (CEC) during displacement operations and, therefore, complementary studies aiming at the optimization of the DE are fundamental in reducing the ECC and production costs. The modeling demonstrated the direct influence of the loading (TC) and unloading (TD) operation time on the Forwarder's specified fuel consumption increase and, therefore, complementary studies aiming at reducing the execution time of these activities are also important in reduction in CPB and production costs.
  • Keywords:
    Digital video processing;Wood moisture;Extraction distance and direction;Loading and unloading time.
  • Banca de defesa

    Presidente
    ANGELO MARCIO PINTO LEITE
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  • Participante interno
    MÁRCIO LELES ROMARCO DE OLIVEIRA
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  • Participante externo
    CARLOS E S V
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    GUSTAVO E M
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  • Participante externo
    LUIZ CARLOS DE ARAÚJO
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