Linha de pesquisa do PPGCIFARM
Pesquisa e Desenvolvimento de Insumos, Fármacos e Medicamentos
Essa linha de pesquisa visa estudar os aspectos relacionados à pesquisa, desenvolvimentoecaracterização de sistemas micro e nanoparticulados, polímeros biodegradáveis, carreadoresparasuspensões, excipientes para estudos de liberação prolongada, partículas metálicas para utilizaçãocomo catalisadores, pós-finos com propriedades magnéticas, aglomerados de partículas e fitoderivadospadronizados para aplicação farmacêutica ou cosmética. A linha tambémaborda a separaçãoecaracterização de compostos orgânicos e inorgânicos de origem natural ou sintéticaeodesenvolvimento de novas tecnologias para o desenvolvimento de sensores e biossensorescomaplicações farmacêuticas.
Projeto de pesquisa associado 1/3Natureza: Pesquisa Ver o link
Caracterização, análise e controle de qualidade de insumos farmacêuticos, medicamentos e cosméticos
Desenvolvimento de métodos analíticos por técnicas diversas, avaliação de perfil de dissolução e avaliação de performance e qualidade de produtos inalatórios, na área de Tecnologia Farmacêutica.
Projeto de pesquisa associado 2/3Natureza: Pesquisa Ver o link
Encapsulação de bioativos em nanocarreadores lipídicos para aplicação em produtos farmacêuticos, alimentícios e em embalagens
O objetivo é desenvolver nanocarreadores lipídicos com bioativos diversos, visando aplicações em medicamentos, cosméticos, alimentos e embalagens, levando em conta seus atributos críticos de qualidade. Nanocarreadores lipídicos superam limitações de bioativos, ampliando sua aplicação em produtos funcionais. Estes nanovetores melhoram a eficácia, reduzem toxicidade e conferem proteção contra degradação, além de favorecerem estabilidade, liberação controlada, solubilidade e biodisponibilidade.
Projeto de pesquisa associado 3/3Natureza: Pesquisa Ver o link
QUÍMICA DE BIOMOLÉCULAS
A linha de pesquisa em Química de Biomoléculas abrange o isolamento, síntese, purificação, caracterização e análises estruturais e termodinâmicas de compostos originalmente obtidos de fontes naturais. Seus principais objetivos incluem a obtenção, o desenvolvimento e a compreensão de substâncias ou materiais com atividade biológica. Além disso, envolve estudos de relação estrutura–atividade, a partir de dados termodinâmicos e estruturais que auxiliam na elucidação dos mecanismos de ação molecular, contribuindo para a identificação de novos candidatos a fármacos, incluindo alternativas aos antibióticos disponíveis comercialmente.
Os estudantes atuantes nesta linha têm a oportunidade de desenvolver competências em síntese orgânica clássica e/ou em fase sólida, síntese de materiais híbridos bioinorgânicos, técnicas cromatográficas, espectrometria de massas, ressonância magnética nuclear, microcalorimetria, microbiologia e biofísica. A área contempla temas como isolamento de produtos naturais, bioquímica de peptídeos e proteínas e estudos de modificações estruturais, permitindo ao discente e ao orientador delinear uma formação com perfil amplo dentro da química orgânica.
Quando inserido em projetos de síntese e cursando disciplinas específicas da área, o estudante adquire uma formação tradicional e aprofundada em química orgânica. Alternativamente, é possível construir um perfil interdisciplinar ao atuar em projetos relacionados à bioquímica estrutural ou ao desenvolvimento de materiais híbridos bioinorgânicos, combinando disciplinas da química orgânica com aquelas das áreas de química inorgânica e físico-química.