Linha de pesquisa do PPGCN
NUTRIÇÃO E SAÚDE COLETIVA
O presente estudo tem como objetivo monitorar e analisar o impacto da alteração da composição corporal de pacientes oncológicos em quimioterapia.
Objetivos específicos
• Identificar estado nutricional dos pacientes.
• Identificar sintomas com impacto nutricional dos pacientes.
• Correlacionar estado nutricional e sintomas com impacto nutricional dos pacientes.
O protocolo de parto envolve um conjunto de práticas clínicas, procedimentos padronizados, protocolos de gerenciamento e diretrizes para garantir a qualidade do atendimento obstétrico e a segurança da mãe e do bebê. Esses protocolos geralmente são desenvolvidos por órgãos reguladores, autoridades de saúde, associações profissionais de obstetras e parteiras e instituições de saúde, de acordo com as diretrizes nacionais e internacionais sobre saúde materna (ACOG, 2020 e RCOG, 2018).
No Brasil e no Haiti, a redução da mortalidade materna é uma prioridade de saúde pública. Entretanto, persistem desafios na organização e implementação de práticas de assistência ao parto em ambos os países. No Brasil, apesar do progresso, as desigualdades territoriais persistem no acesso a cuidados obstétricos de qualidade, e a alta taxa de cesarianas levanta questões sobre a adequação de determinadas práticas. A disseminação de doenças graves facilita o acesso aos serviços de saúde em regiões pobres e contribui para um sistema de vigilância epidemiológica, mas problemas críticos como desigualdades e ineficiências persistentes ainda precisam ser enfrentados, assim como a falta de respeito e os maus-tratos causados por humilhações e agressões verbais graves. No Haiti, o acesso a água potável e saneamento, transporte de emergência, equipamentos e suprimentos médicos, acesso a serviços obstétricos e eletricidade durante o parto, especialmente nas áreas rurais, continua problemático, e a falta de recursos humanos e técnicos às vezes compromete a aplicação das recomendações internacionais.
Esses fatores levantam questões sobre a real relevância das práticas obstétricas para as necessidades e restrições específicas de cada contexto nacional. Portanto, parece necessário realizar uma análise aprofundada dos sistemas de assistência à maternidade no Brasil e no Haiti para avaliar sua capacidade de garantir a segurança e a qualidade do parto e, assim, identificar caminhos concretos para melhorias a fim de fortalecer a prestação de assistência em ambos os países.
Pergunta da pesquisa
- Os modelos de assistência à maternidade aplicados, em relação às disparidades no desenvolvimento socioeconômico e na infraestrutura de saúde, diferem entre o Brasil e o Haiti?
- As práticas obstétricas durante o parto diferem entre os dois países em termos da taxa de intervenções médicas e da conformidade com as recomendações internacionais?
O leite materno é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas. Atualmente, não há mais dúvidas de que a amamentação é a melhor forma de alimentar e interagir com o lactente, sendo recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nos primeiros seis meses de forma exclusiva e complementada até os dois anos ou mais. Percebe-se que o desmame precoce vem ocorrendo com mais freqüência e vários fatores podem estar relacionados a isso. Dessa forma, a indústria procura desenvolver fórmulas infantis com uma composição química próxima à composição do leite humano. Adicionado a isso, há um marketing substancial, que declara de forma consistente benefícios do seu uso à saúde. Isso culminou com a adoção de algumas medidas, no ano de 2006 a NBCAL foi transformado na Lei Federal nº 11.265/2006 Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras, a qual passou a proibir a promoção comercial de bicos, chupetas, mamadeiras e fórmulas infantis. Considerando esses aspectos este estudo tem como objetivo avaliar o cumprimento da regulamentação sobre rotulagem e propaganda comercial das fórmulas infantis que são destinadas a crianças de 12 a 36 meses. Trata-se de estudo quantitativo do tipo descritivo transversal. O estudo será realizado na cidade de Viçosa – MG em supermercados de médio, grande porte, farmácias e drogarias, que comercializam as fórmulas infantis para crianças 12-36 meses, para o registro das informações será elaborado um check list nos rótulos e um roteiro de verificação nas formas de exposição comercial exposta nas prateleiras que dispõe o produto, além de realizar a verificação a partir do disposto na NBCAL, especificamente a Resolução RDC nº 222, de 05 de agosto de 2002 da ANVISA, onde permite registrar a denominação do produto, a data da coleta e o local de coleta e verificar a composição nutricional e adequação da rotulagem em relação RDC nº 44/2011 dispõe sobre o regulamento técnico para fórmulas infantis de seguimento para lactentes e crianças de primeira infância. Serão escolhidas as fórmulas infantis para crianças 12-36 meses nas redes de supermercados de médio e grande porte, farmácias e drogarias.
Objetivo Geral Avaliar o consumo alimentar e os fatores associados em mulheres climatéricas assistidas na Atenção Primária à Saúde (APS).
Objetivos Específicos Avaliar o consumo alimentar das mulheres climatéricas estudadas e correlacionar com os fatores socioeconômicos, comportamentais, condições de saúde e classificação da menopausa. Fazer análise comparativa dos principais fatores encontrados que influenciam a alimentação saudável ou não saudável destas mulheres estudadas. Elaborar material didático abordando alimentação saudável e qualidade de vida direcionada às mulheres climatéricas.
Palavras-chaves: Depressão. Síndrome metabólica. Exercícios Físico. Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Estudo transversal. Fatores de risco.
Trata-se de um inquérito epidemiológico multicêntrico, de caráter transversal, cuja população de estudo serão estudantes dos cursos de graduação de oito Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) de Minas Gerais: Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Juiz de Fora; Universidade Federal de São João del-Rei, Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de Alfenas, Universidade Federal de Uberlândia e Universidade Federal do Vale de Jequitinhonha e Mucuri. Todos os estudantes regularmente matriculados em algum dos cursos presenciais das IFES participantes serão convidados a responderem a um questionário online, autoaplicado, disponibilizado em plataforma online (Google Forms). A identificação de universitários com sintomas de depressão foi realizada a partir da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse – DASS-21. Serão ainda aplicados questionários sobre consumo alimentar, características sociodemográficas e antropométricas. A coleta de dados deverá ocorrer entre os meses de outubro de 2021 a fevereiro de 2022, durante um período de três meses por Universidade. Análise descritiva e regressão de Poisson serão utilizadas para análise estatística com uso do software SPSS versão 18.0. Espera-se que esta pesquisa possa identificar universitários mais vulneráveis psicologicamente e favorecer reflexão sobre estratégias de autocuidado como atividade física, alimentação adequada, e atividades que tragam equilíbrio e relaxamento para esse grupo.
Para as avaliações será aplicado questionário autorrelatado com escolares adolescentes para avaliar a memorização das mensagens recebidas durante a intervenção nutricional e estímulo a vida ativa, o nível de satisfação com a intervenção, se as mensagens foram lidas e compartilhado, a frequência de leitura e o que foi aprendido com a intervenção. A associação da memorização com a satisfação e com a frequência de leitura das mensagens também será investigada.