Projeto de pesquisa do PPGCS
(Elizabethe Esteves) Desenvolvimento e validação de tecnologias educacionais com foco no manejo do diabetes em ambiente escolar.
O Brasil tem contribuído ativamente na expansão de programas de educação em DM para auxiliar profissionais das escolas. Destaca-se sua contribuição na construção do projeto internacional KIDS & Diabetes in Schools, traduzido em 16 idiomas e lançado pela Federação Internacional de Diabetes em colaboração com sociedades médicas internacionais e nacionais, incluindo a ADJ Diabetes Brasil, Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e a Sociedade Brasileira de Pediatria. Assim, o projeto criou uma demanda mundial por intervenção em DM nas escolas Outra iniciativa foi a criação do Centro de Referência Diabetes nas Escolas (CRDE) da Santa Casa BH, em Belo Horizonte, MG. O CRDE foi criado no Sistema Público de Saúde para treinamento em diabetes, por meio do Projeto Diabetes nas Escolas e presta tendimentos contando com uma equipe interdisciplinar do Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa BH. Com o apoio da SBD, de universidades e de outros parceiros, o CRDE encontra-se em fase de expansão para outras instituições, cidades e regiões do Brasil. Em 2017, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) tornou-se a primeira instituição a firmar parceria com o CRDE da Santa Casa BH, por meio de um projeto de extensão universitária com interface na pesquisa, marcando o início da expansão e interiorização do Projeto Diabetes nas Escolas. As ações educativas têm sido desenvolvidas por equipe multidisciplinar, constituída por enfermeiros, nutricionistas, odontólogo, fisioterapeuta e discentes destes cursos, além de 01 bióloga, 01 psicóloga e outros colaboradores. Atualmente o CRDE-Diamantina conta com divulgação pública de suas ações, por meio do Portal da SBD, do site e das redes sociais do CRDE de BH. Assim, foram estabelecidas parcerias com 4 escolas públicas e 1 privada de Diamantina, e algumas já foram certificadas pela SDB com o Selo Escola Amiga do Aluno com Diabetes. Neste contexto, o CRDE - Diamantina tem sido referência para os novos CRDEs em expansão. Existem 7 CRDEs em 4 estados brasileiros e outros em fase de implantação. Nas ações de educação em saúde várias estratégias são utilizadas,incluindo a utilização de materiais educativos impressos e digitais. O uso destes materiais é prática comum no Sistema Único de Saúde, onde os manuais de cuidado em saúde, folhetos e cartilhas são capazes de promover resultados expressivos no desenvolvimento de práticas educativas. No entanto, os materiais devem ser bem elaborados e avaliados antes de sua utilização pela população alvo. Um dos passos essenciais para o desenvolvimento de material educativo eficaz é a validação de seu conteúdo, processo que avalia sua representatividade ao abordar adequadamente o universo a que se propõe e, ainda, pretende medir ou abordar a ausência de elementos desnecessários. A utilização de materiais validados possibilita a obtenção de conhecimento e a desmistificação de questões relacionadas ao DM, além de possibilitar avaliação das ações de programas de educação em saúde. O Brasil carece desse tipo de material para uso por professores, demais funcionários da escola e outros cuidadores de crianças ou adolescentes com DM. Ademais, não existe material educativo validado para ser inserido em programas estruturados de educação continuada em diabetes para os profissionais das escolas do país. Em virtude da expansão dos CRDEs, a iniciativa de validação de uma tecnologia educacional originou-se da necessidade de adoção de saberes científicos para fundamentar a prática das atividades que estão sendo desenvolvidas e que estarão cada vez mais presentes no ambiente escolar no Brasil. Diante do exposto, surgiram as seguintes inquietações: como vencer o desafio da escassez de materiais educativos para os CRDEs? Como contribuir com os programas de educação continuada em diabetes nas escolas? Na tentativa de buscar soluções para estes problemas, este projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento de uma tecnologia educacional como ferramenta complementar para programas continuados de educação em diabetes do CRDE-Diamantina. Tecnologia esta que poderá ser utilizada por outros CRDEs.
Integrantes do projeto de pesquisa
ResponsávelNacionalidade: Brasileira Desde: 15/10/2020 Ver currículo Lattes Ver ORCID Ver página pessoal
ELIZABETHE ADRIANA ESTEVES
MembroNacionalidade: Brasileira Desde: 15/10/2020 Ver currículo Lattes Ver página pessoal
EDSON DA SILVA
MembroNacionalidade: Brasileira Desde: 15/10/2020 Ver currículo Lattes Ver página pessoal
MARILEILA MARQUES TOLEDO