Linha de pesquisa Química, bioquímica, microbiologia e análise sensorial de alimentos - PPGCTA

Linhas de pesquisa

Linha de pesquisa do PPGCTA
Química, bioquímica, microbiologia e análise sensorial de alimentos

Tem como objeto de estudo a qualidade química, bioquímica, nutricional, microbiológica e sensorial de matérias-primas, produtos e coprodutos alimentícios. Possui especial enfoque sobre alimentos derivados de matérias-primas e cadeias produtivas regionais, com destaque para a cafeicultura, laticínios, vitivinicultura, psicultura e frutos do cerrado.
  • Área de concentração: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
  • Início: 25/04/2016
  • Projeto de pesquisa associado 1/5
    Análises físico-químicas e qualidade de alimentos e matérias-primas alimentares
    Este projeto tem como objeto de estudo a qualidade química, bioquímica, nutricional, microbiológica e sensorial de matérias-primas, produtos e coprodutos alimentícios. Possui especial enfoque sobre alimentos derivados de matérias-primas e cadeias produtivas regionais, com destaque para a cafeicultura, laticínios, vitivinicultura, piscicultura e frutos do cerrado. 
    [HARRIMAN ALEY MORAIS]
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 2/5
    Análises fitoquímicas e genéticas para características funcionais, nutricionais e antinutricionais de Chenopodium quinoa

    A quinoa é um pseudocereal que possui alto valor nutricional comparado aos cereais tradicionais, possuindo propriedades funcionais, além de apresentar baixo índice glicêmico e não possuir glúten. O trabalho pretende realizar análises de bioinformática e o desenho de primers do gene TSARL1 que regula a biossíntese de saponinas em quinoa visando futura caracterização dos polimorfismos por sequenciamento. Além disso, planeja-se efetuar análises fitoquímicas para o teor de saponinas totais em grãos de quinoa cultivados no Brasil.
    [JANAINA DE OLIVEIRA MELO]
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 3/5
    Mapeamento Associativo e Desenvolvimento de Marcadores Moleculares Para Compostos Bioativos Em Sorgo Visando Alimentação Humana
    Projeto aprovado no Edital Demanda Universal 2021 - FAPEMIG. O objetivo da proposta consiste em conduzir o mapeamento associativo (GWAS ? Genome Wide Association Study) e prospectar QTLs e genes associados à biossíntese dos compostos bioativos taninos, fenólicos totais, 3-deoxiantocianidinas e amido resistente em sorgo, com a finalidade de gerar conhecimento e desenvolver marcadores e métodos eficazes e de menores custos que possam ser utilizados em programas de melhoramento do sorgo com foco em alimentação humana
    [JANAINA DE OLIVEIRA MELO]
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 4/5
    Produção de enzimas e uso na formulação de alimentos
    O objetivo deste projeto visa estudar o desenvolvimento de bioprocessos para a obtenção de ingredientes bioativos, com enfoque no isolamento de novos microrganismos, estudo de parâmetros cinéticos e fermentativos em escala laboratorial e de bancada, otimização e elevação de escala de bioprocessos, bem como o uso de subprodutos da agroindústria como substratos alternativos.
    [VIVIAN MACHADO BENASSI]
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 5/5
    Qualidade e inocuidade do queijo artesanal da região do Serro
    O modo de fabricação do queijo artesanal da região do Serro foi o primeiro bem cultural imaterial do Estado de Minas Gerais, sendo, portanto, um alimento marcante da identidade regional e da cultura mineira. Apesar de sua tradição secular e do movimento mais recente de valorização dos queijos artesanais mineiros, as informações científicas disponíveis não são suficientes para elucidar os mecanismos físicos-químicos, bioquímicos e microbiológicos que influenciam a inocuidade e outros aspectos de qualidade desejáveis para o queijo artesanal da região do Serro. Percebe-se diferentes níveis de qualidade (bioquímica, microbiológica e sensorial) em relação a queijos de diferentes produtores, ou do mesmo produtor ao longo do ano. Desta forma, torna-se relevantes estudos que busquem elucidar os fatores que contribuem para a padronização e a melhoria/valorização da qualidade desejada desse tradicional queijo mineiro. Assim, o presente projeto pretende: 1) Avaliar a influência das condições de maturação nas características físico-químicas e sensoriais do queijo minas artesanal; 2) Avaliar a aplicação de embalagens biodegradáveis sobre características de qualidade do queijo minas artesanal do Serro; 3) Detectar e enumerar a população de micro-organismos de interesse sanitário (Escherichia coli, Staphylococcus spp., Listeria monocytogenes, Salmonella spp.) no queijo minas artesanal do Serro; 4) Avaliar a maturação como etapa crítica para garantir a inocuidade do queijo artesanal do Serro.
    [PAULO DE SOUZA COSTA SOBRINHO]
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link