Estrutura curricular
Disciplina do PPGCTI
cti001 - Ciência, Tecnologia e Sociedade
Disciplina obrigatóriaInício: 14/01/2025Nível: MestradoCréditos: 4 (Créditos computáveis)Períodos de oferta: 1 Ementa
Objetivo: compreender o papel das ciências exatas, engenharias, ciências biológicas e saúde no desenvolvimento tecnológico. Analisar a interconexão das Grandes Áreas da CAPES no PPGCTI em C&T. Diferenciar mestrado acadêmico e profissional, especialmente em C&T. Avaliar currículo Lattes na produção científica e técnica. Explorar o mercado de trabalho em C&T, identificando oportunidades e desafios. Investigar inovação tecnológica e propriedade intelectual na C&T. Analisar indicadores de P&D+I e seu papel na avaliação e prospecção de recursos. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: Ciência e Tecnologia (C&T) na sociedade contemporânea. O papel das ciências exatas e da terra, engenharias, ciências biológicas e ciências da saúde no desenvolvimento tecnológico a nível local, regional, nacional e internacional. Correlação do ponto de vista de C&T entre Grandes Áreas da CAPES que formam o PPGCTI. Mestrado acadêmico versus mestrado profissional. O currículo Lattes: produção científica versus produção técnica. O mercado de trabalho em C&T. Inovação tecnológica e propriedade intelectual. Indicadores de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (P&D+I). Prospecção de recursos.Bibliografia
Bibliografia Básica:
1. SILVA, Cylon Gonçalves da; MELO, Lúcia Carvalho Pinto de. Ciência, tecnologia e inovação: desafio para a sociedade brasileira–livro verde. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), 2001.
2. SEPINI, Ricardo Pereira et al. Ciência, tecnologia e sociedade na formação de professores: uma visão multidisciplinar. Científica Digital, 2021.
3. ECHEVESTE, Marcia Elisa Soares; KULPA, Cínthia Costa; SONEGO, Monique. Abordagens para a criação de valor na inovação. 2020.
4. PIMENTEL, Luiz Otávio. Propriedade intelectual e universidade: aspectos legais. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2005.
5. LUNDVALL, B.-Å. User-producer relationships, national systems of innovation and internationalization. National systems of innovation, 1992.
6. Manual de Utilização e Preenchimento Curriculum Lattes, 2009. Coordenação de Pós Graduação Stricto Sensu Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Didática. Serviço de Informática. Disponível em https://uenf.br/ccta/lta/files/2020/10/Manual-CV-Lattes.pdf
7. COSTA, Marco Antonio F. da; COSTA, Maria de Fátima Barrozo da. Projeto de pesquisa: entenda e faça. In: Projeto de pesquisa: entenda e faça. 2011. p. 136-136.
8. VOLPATO Gilson Luiz. Ciência: da filosofia à publicação. 3ª ed. Jaboticabal: FUNEP; 2001.
9. VOLPATO, Gilson Luiz. Publicação científica. 3 ed. São Paulo: Cultura Acadêmica. 125 p., 2008.
10. PEDRINI, Alexandre de Gusmão. O cientista brasileiro é avaliado?. In: O cientista brasileiro é avaliado?. 2005. p. 174-174.
11. BAZZO, Walter Antonio et al. Ciência, tecnologia e sociedade e o contexto da educação tecnológica. 2003.