Disciplina cti003 - Formação Docente: pesquisa, ensino e extensão - PPGCTI

Estrutura curricular

Disciplina do PPGCTI
cti003 - Formação Docente: pesquisa, ensino e extensão

  • Disciplina obrigatória
  • Início: 14/01/2025
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 4 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
  • Ementa
  • Objetivos: Esta disciplina tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão abrangente e crítica dos diversos aspectos envolvidos na carreira docente do magistério superior, preparando-os para atuar de forma eficaz e ética no contexto acadêmico, com uma formação pautada em diversas variáveis, tais como: Contextualização histórica da prática docente superior: exploração da evolução do pensamento científico e tecnológico desde a Pré-História até a contemporaneidade, com ênfase em seus impactos práticos na sociedade. A educação superior no Brasil e o ensino de Ciência. Tendências pedagógicas. O papel do docente como gestor administrativo na universidade. Divulgação Científica: importância da divulgação científica no processo educacional e sua influência na transformação social. O papel do ensino superior na acessibilidade, inclusão digital, economia, saúde, educação básica e inovação. Pesquisa, ensino e extensão: definição e inter-relação entre pesquisa, ensino e extensão no contexto acadêmico. Exploração de metodologias de ensino. Elaboração de planos de ensino e plano de aula. Ética no Magistério: discussão sobre a ética na prática docente e na relação com os estudantes. Extensão Universitária: atividades extensionistas como instrumento de indissociabilidade entre pesquisa e ensino; a relação entre a universidade e a indústria; discussão participativa das demandas locais e regionais. Interdisciplinaridade. Escrita Científica: técnicas de escrita científica, incluindo a concepção e composição de artigos científicos e projeto de pesquisa, ensino e extensão; preparação e publicação dos resultados de pesquisa. Ações afirmativas. Lei de Cotas/ Bancas de Heteroidentificação/ Fraudes/ Comitê de Acompanhamento das Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas (COPARC). Trajetória das Ações Afirmativas. Ações Afirmativas, Gênero, Sexualidade, Diversidades. Ações Afirmativas e a Pessoa com Deficiência
  • Bibliografia
  • Bibliografia Básica: 1. PEDUZZI, Luiz OQ; MARTINS, André Ferrer P.; FERREIRA, Juliana Mesquita Hidalgo. Temas de história e filosofia da ciência no ensino. Natal: EDUFRN, p. 9-40, 2012. 2. ABDALLA, Maria Cristina B. Bohr: o arquiteto do átomo. São Paulo: Odysseus, 2002. 3. ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria. Da Alquimia à Química, 2ª ed. Editora Landy, 2001. 4. CHASSOT, Attico I. A Ciência Através dos Tempos. 4ª ed. Editora Moderna, 1994. 5. SEPINI, Ricardo Pereira et al. Ciência, tecnologia e sociedade na formação de professores: uma visão multidisciplinar. Científica Digital, 2021. 6. ALMEIDA, Simão Farias; SILVA, Angela Maria (org). Mídia, informação e meio ambiente. UFRR,2016. Disponível em: http://ufrr.br/editora/index.php/editais/category/40-editais?download=392:midia-informacao-e-meioam biente 7. IBRAHIN, Francini Imene Dias. Educação ambiental: estudo dos problemas, ações e instrumentos para o desenvolvimento da sociedade. Erica 2014. 8. VIGLIAR, José Marcelo Menezes. Pessoa com deficiência: inclusão e acessibilidade. Grupo Almedina, 2020. 9. FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 4ª ed. Paz e Terra, 1979. 10. ALBAGLI, Sarita. Divulgação científica: informação científica para cidadania. Ciência da informação, v. 25, n. 3, 1996. 11. GLASMAN-DEAL, Hilary. Science research writing for non-native speakers of English. World Scientific, 2009. 12. DAY, Robert A.. How to write and publish a scientific paper. 2d ed. Philadelphia, ISI Press, c1983. xv, 181 p.. Includes index. 13. PEAT, Jennifer et al. Scientific writing: easy when you know how. John Wiley & Sons, 2013. 14. BERRY, Ralph. How to write a research paper. (No Title), 1986. 15. VOLPATO, Gilson Luiz. Dicas para redação científica. 3. ed. ampl. rev. Cultura Acadêmica, 2010. 152 p. 16. VOLPATO, Gilson Luiz. Publicação científica. 3. ed.. Cultura Acadêmica, 2008. 125 p. 17. SCHUSTER, Ethel; LEVKOWITZ, Haim; OLIVEIRA JR, Osvaldo N. Writing scientific papers in English successfully: your complete roadmap. Hyprtek, 2014. 18. MARCANTONIO, A.; SANTOS, M.; LEHFELD, N. Elaboração e Divulgação do Trabalho Científico. Editora Atlas S. A. 1993 19. FERES JUNIOR, João et al. Ação afirmativa: conceito, história e debates. EdUERJ, 2018. 20. SKRENTNY, John D. The ironies of affirmative action: Politics, culture, and justice in America. University of Chicago Press, 2018. 21. SILVA, Márcia Regina de Lima; PRATES, Ian. Desigualdades raciais no Brasil: um desafio persistente. Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos, 2015. 22. DE MIRANDA, Ana Paula Mendes; DE SOUZA, Rolf Ribeiro; DE ALMEIDA, Rosiane Rodrigues. “Eu escrevo o quê, professor (a)?”: notas sobre os sentidos da classificação racial (auto e hetero) em políticas de ações afirmativas. Revista de Antropologia, v. 63, n. 3, p. e178854-e178854, 2020.