Disciplina cti012 - Instrumentação em Ciência e Tecnologia - PPGCTI

Estrutura curricular

Disciplina do PPGCTI
cti012 - Instrumentação em Ciência e Tecnologia

  • Disciplina não obrigatória (domínio conexo)
  • Início: 14/01/2025
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 4 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
  • Ementa
  • Objetivo: explorar experimentação em ensino de ciências e tecnologias. Desenvolver habilidades de planejamento, aplicação e avaliação de práticas experimentais. Integrar novas tecnologias na educação. Preparar material didático e estratégias de avaliação. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: Experimentação no ensino de ciências e tecnologias: objetivos, limites, dificuldades e potencialidades ao ensino. Experimentação a partir do uso de materiais alternativos e de fácil acesso. Planejamento, construção, aplicação e avaliação de práticas experimentais, jogos e simulações didáticos para o ensino fundamental, médio e superior. Novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs), recursos da informática e da telemática para apoio à educação em ciências e tecnologia. Noções sobre preparação de material didático. Estratégias e instrumentos de avaliação da aprendizagem. Aplicação dos conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de material didático interdisciplinar para divulgação científica e ou ensino.
  • Bibliografia
  • Bibliografia Básica: 1. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNANBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4ª ed. São Paulo, SP. Cortez, 2011. 364 p. 2. CARVALHO, A. M. P. (org.). Ensino de Ciências por Investigação: Condições para Implementação em Sala de Aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. 3. MARTINS, J. S. Projetos de Pesquisa: Estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula. São Paulo: Armazém do Ipê, 2005. 4. BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias/Secretaria de Educação Básica. V. 2, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 5. GONÇALVES, Fábio P.; MARQUES, Carlos A. Contribuições pedagógicas e epistemológicas em textos de experimentação no ensino de Química. Investigações em Ensino de Ciências, v.11, n.2, p.219-238, 2006. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2013. 6. CRUZ, Roque; GALHARDO FILHO, Emílio. Experimentos de Química em microescala, com materiais de baixo custo e do cotidiano. São Paulo: Editora da Física, 2009. 7. TRIVELATO, S. F.; SILVA, R. L. F. Ensino de Ciências (Ideias e Ação). São Paulo: Cengage Learning, 2011. 8. ASTOLFI, J. P.; DEVELAY, M. A Didática das Ciências. 12ª ed. São Paulo: Papirus, 2008. 9. BALBINOT, Alexandre e BRUSAMARELLO, Valner João. Instrumentação e Fundamentos de Medidas - Vol. 1. 3 ed. São Paulo: LTC, 2019. 10. BALBINOT, Alexandre e BRUSAMARELLO, Valner João. Instrumentação e Fundamentos de Medidas - Vol. 2. 3 ed. São Paulo: LTC, 2019.