Estrutura curricular | PPGCTI
Disciplina 1/29Disciplina obrigatória Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 4 (Créditos computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti004 | Análise de dados e formação de Database na Ciência e Tecnologia
Objetivos: proporcionar aos estudantes uma base sólida de conhecimento e habilidades para conduzir análises de dados científicos em um contexto
interdisciplinar, utilizando métodos adequados e ferramentas apropriadas para maximizar a eficácia e a relevância das análises realizadas. A fim de atingir esses objetivos, os conceitos abordados serão: Introdução à Análise de Dados Científicos. Conceitos e importância da análise de
dados na pesquisa interdisciplinar. Diferenças entre abordagens qualitativas e quantitativas. Procedimentos Básicos de Análise de Dados: Coleta, organização e preparação de dados para análise. Planejamento de experimentos e coleta de dados. Controle de variáveis e randomização. Aplicação de técnicas específicas de análise de dados em contextos interdisciplinares, com ênfase em geociência, biologia, ciências básicas e engenharia. Conceitos de banco de dados e sua aplicação na organização de informações científicas. Modelagem de dados e estruturação de um sistema de banco
de dados. Integração de Dados Pré-existentes. Ferramentas e Softwares para Análise de Dados e Gestão de Banco de Dados. Estudo de casos reais e aplicação dos conhecimentos adquiridos na análise de dados em pesquisas interdisciplinares.
Disciplina 2/29Disciplina obrigatória Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 4 (Créditos computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti001 | Ciência, Tecnologia e Sociedade
Objetivo: compreender o papel das ciências exatas, engenharias, ciências biológicas e saúde no desenvolvimento tecnológico. Analisar a interconexão das Grandes Áreas da CAPES no PPGCTI em C&T. Diferenciar mestrado acadêmico e profissional, especialmente em C&T. Avaliar currículo Lattes na produção científica e técnica. Explorar o mercado de trabalho em C&T, identificando oportunidades e desafios. Investigar inovação tecnológica e propriedade intelectual na C&T. Analisar indicadores de P&D+I e seu papel na avaliação e prospecção de recursos. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: Ciência e Tecnologia (C&T) na sociedade contemporânea. O papel das ciências exatas e da terra, engenharias, ciências biológicas e ciências da saúde no desenvolvimento tecnológico a nível local, regional, nacional e internacional. Correlação do ponto de vista de C&T entre Grandes Áreas da CAPES que formam o PPGCTI. Mestrado acadêmico versus mestrado profissional. O currículo Lattes: produção científica versus produção técnica. O mercado de trabalho em C&T. Inovação tecnológica e propriedade intelectual. Indicadores de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (P&D+I). Prospecção de recursos.
Disciplina 3/29Disciplina obrigatória Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 0 (Créditos não computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti011 | Defesa de Dissertação
Defesa oral e apresentação de produção textual sobre os resultados obtidos na pesquisa. Objetivos: Avaliar a capacidade do discente de desenvolver uma produção textual sólida sobre um tema de pesquisa. Demonstrar a compreensão do candidato sobre o tema de pesquisa e seu contexto acadêmico. Avaliar a habilidade do candidato em realizar uma revisão bibliográfica crítica e identificar lacunas no conhecimento. Verificar a capacidade do candidato de formular e responder uma pergunta de pesquisa clara e relevante. Avaliar a clareza, coesão e estruturação da produção textual. Examinar a capacidade do candidato em apresentar argumentos convincentes e evidências para sustentar sua pesquisa. O texto produzido deve seguir as normas da ABNT e apresentar no mínimo: Contextualização e formulação da pergunta de pesquisa; objetivos geral e específicos; metodologia de pesquisa; revisão bibliográfica (referencial teórico); resultados e discussão; conclusão.
Disciplina 4/29Disciplina obrigatória Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 4 (Créditos computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti002 | Desenvolvimento do processo científico
Objetivo: capacitar os estudantes na condução de pesquisas científicas variadas, abordando desde o processo do conhecimento científico até questões éticas e a legislação pertinente, abordando sua importância na promoção do desenvolvimento social e econômico regional, considerando a biodiversidade brasileira. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: O processo do conhecimento científico, territorialização, tipos de pesquisa (métodos de análise qualitativos e quantitativos), desenho do projeto de pesquisa científica (métodos paramétricos e não paramétricos), busca e seleção de material, elaboração e aplicação do projeto de pesquisa, normas para a elaboração e apresentação do relatório de pesquisa, relatório de pesquisa, ética na pesquisa e comitê de ética, fontes de financiamento da pesquisa, Divulgação científica, artigos em jornais, periódicos, congressos, palestras. Avaliação do método científico considerando as associações regionais e nacionais presentes no país e promoção do método científico como base do desenvolvimento social regional. Currículo Lattes CNPq e sua importância na relevância do desenvolvimento social e regional. Biodiversidade brasileira; sua dimensão e importância na química moderna. Acesso ao patrimônio genético e a repartição de benefícios, visando a conservação e o uso sustentável da biodiversidade. Aspectos regulatórios sobre pesquisa com patrimônio genético brasileiro e de proteção do conhecimento tradicional associado (lei 13123; decreto 8772). Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen) e Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen).
Disciplina 5/29Disciplina obrigatória Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 0 (Créditos não computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti007 | Estágio em Docência
Objetivos: desenvolver habilidades práticas na área de docência. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: Prática docente supervisionada em disciplinas dos cursos de graduação do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia da UFVJM, campus Janaúba, tais como: Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Engenharia Física, Engenharia de Materiais e Engenharia de Minas. As atividades devem preferencialmente estar relacionadas a linha de pesquisa a qual o discente estiver matriculado.
Disciplina 6/29Disciplina obrigatória Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 0 (Créditos não computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti010 | Exame de Qualificação
Composta por defesa oral e apresentação de produção textual que servirá de base para a Dissertação de Mestrado. Objetivos: Avaliar a capacidade do candidato de desenvolver uma produção textual sólida que sirva de base para a dissertação de mestrado. Demonstrar a compreensão do candidato sobre o tema de pesquisa e seu contexto acadêmico. Avaliar a habilidade do candidato em realizar uma revisão bibliográfica crítica e identificar lacunas no conhecimento. Verificar a capacidade do candidato de formular uma pergunta de pesquisa clara e relevante. Avaliar a clareza, coesão e estruturação da produção textual. Examinar a capacidade do candidato em apresentar argumentos convincentes e evidências para sustentar sua pesquisa. O texto produzido deve seguir as normas da ABNT e apresentar no mínimo: revisão bibliográfica, formulação da pergunta de pesquisa, metodologia de pesquisa, resultados parciais, discussão e conclusão.
Disciplina 7/29Disciplina obrigatória Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 4 (Créditos computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti003 | Formação Docente: pesquisa, ensino e extensão
Objetivos: Esta disciplina tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão abrangente e crítica dos diversos aspectos envolvidos na carreira docente do magistério superior, preparando-os para atuar de forma eficaz e ética no contexto acadêmico, com uma formação pautada em diversas variáveis, tais como: Contextualização histórica da prática docente superior: exploração da evolução do pensamento científico e tecnológico desde a Pré-História até a contemporaneidade, com ênfase em seus impactos práticos na sociedade. A educação superior no Brasil e
o ensino de Ciência. Tendências pedagógicas. O papel do docente como gestor administrativo na universidade. Divulgação Científica: importância da divulgação científica no processo educacional e sua influência na transformação social. O papel do ensino superior na acessibilidade, inclusão digital, economia, saúde, educação básica e inovação. Pesquisa, ensino e extensão: definição e inter-relação entre pesquisa, ensino e extensão no contexto acadêmico. Exploração de metodologias de ensino. Elaboração de planos de ensino e plano de aula. Ética no Magistério: discussão sobre a ética na prática docente e na relação com os estudantes. Extensão Universitária: atividades extensionistas como instrumento de indissociabilidade entre pesquisa e ensino; a relação entre a universidade e a indústria; discussão participativa das demandas locais e regionais. Interdisciplinaridade. Escrita Científica: técnicas de escrita científica, incluindo a concepção e composição de artigos científicos e projeto de pesquisa, ensino e extensão; preparação e publicação dos resultados de pesquisa. Ações afirmativas. Lei de Cotas/ Bancas de Heteroidentificação/ Fraudes/ Comitê de Acompanhamento das Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas (COPARC). Trajetória das Ações Afirmativas. Ações Afirmativas, Gênero, Sexualidade, Diversidades. Ações Afirmativas e a Pessoa com Deficiência
Disciplina 8/29Disciplina obrigatória Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 0 (Créditos não computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti008 | Pesquisa Orientada
Objetivo: realizar pesquisa bibliográfica ou atividades de pesquisa teórica/prática. Elaborar o texto de qualificação e conclusão do curso. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: Desenvolvimento de pesquisa bibliográfica e/ou atividades de pesquisa teórica ou prática em laboratório/campo, sob coordenação do professor orientador. Elaboração do texto de qualificação e conclusão de curso. Defesa de Qualificação e defesa de Dissertação.
Disciplina 9/29Disciplina obrigatória Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 0 (Créditos não computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti009 | Proficiência em Língua estrangeira
Declaração de proficiência em língua estrangeira conforme a resolução do PPGCTI
Disciplina 10/29Disciplina obrigatória Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 0 (Créditos não computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti006 | Seminários Interdisciplinares de pesquisa em Ciência e Tecnologia II
Objetivos: realizar seminários para discutir temas científicos e tecnológicos ligados aos projetos de pesquisa dos alunos do programa. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: Discussão em forma de seminário de assuntos científicos e tecnológicos, relacionados ao projeto de pesquisa do discente do PPGCTI-UFVJM-MG. O seminário acompanha o desenvolvimento das pesquisas dos mestrandos, com vistas aos seguintes aspectos: referências utilizadas na dissertação, técnicas e experimentos de coleta de dados; procedimentos de análises dos dados; elaboração e a fase que a dissertação se encontra.
Disciplina 11/29Disciplina obrigatória Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 0 (Créditos não computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti005 | Seminários Interdisciplinares em Ciências e Tecnologia I
Objetivos: Incentivar a reflexão e aprimoramento contínuo na prática docente, assimilando feedbacks para futuras atuações. Promover debates sobre temas científicos e tecnológicos atuais alinhados às pesquisas do programa , permitindo apresentação e análise dos avanços dos discentes. Estimular a participação de docentes e pesquisadores externos, ampliando perspectivas. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: Discussão em forma de seminário de assuntos científicos e tecnológicos atuais, relacionados às linhas de pesquisa do PPGCTI-UFVJM-MG. Os seminários serão apresentados por: discentes do programa, discutindo os desenvolvimentos de seus trabalhos de pesquisa; docentes da UFVJM, incluindo os do programa; como também
colóquios com pesquisadores/docentes de outras instituições, tanto de pesquisa quanto de programas de pós-graduação.
Disciplina 12/29Disciplina não obrigatória Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 4 (Créditos computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti022 | Avaliação e Preparo de amostra
Objetivos: fornecer ao estudante uma introdução à amostragem, explorando os fundamentos do preparo de amostras. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: Sequência analítica, introdução à amostragem, fundamentos do preparo de amostras, erros em métodos analíticos, tratamento preliminares, preparo de amostras para determinações orgânicas e inorgânicas, extração, pré-concentração, dissolução, decomposição. Preparo de amostras metalográficas. Preparo de amostras para microscopias. Preparo de amostras biológicas. Preparo de amostras para ensaios mecânicos.
Disciplina 13/29Disciplina não obrigatória Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 4 (Créditos computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti026 | Biotecnologia
Objetivo: apresentar ao estudante os fundamentos e a evolução histórica da biotecnologia. Explorar as diversas aplicações da biotecnologia, incluindo medicina, meio ambiente, biologia de sistemas, bioinformática, biocombustíveis, biofármacos, entre outros. Abordar aspectos relacionados à biossegurança e à multidisciplinaridade na biotecnologia. Estudar os diferentes tipos celulares de interesse na biotecnologia, como bactérias, fungos, parasitas, algas, células vegetais e animais. Analisar os metabólitos primários e secundários relevantes na biotecnologia. Focar na
biotecnologia de fungos, explorando fungos de importância, bioprodutos e seu potencial biotecnológico. Investigar o potencial biotecnológico de algas e cianobactérias. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: Introdução à Biotecnologia: conceito e perspectiva histórica. Biotecnologia e medicina; Biotecnologia Ambiental; Biologia de Sistemas; Bioinformática; Biocombustíveis e biorrefinarias; Biofármacos e vacinas; Biossegurança; Engenharia Biomédica e Engenharia tecidual; Biotecnologia e a multidisciplinaridade. Tipos celulares de interesse em Biotecnologia (bactérias, fungos, parasitas, algas, células vegetais e animais). Metabólicos primários e secundários de interesse em biotecnologia.. Biotecnologia de fungos. Fungos de importância em biotecnologia: Modelo Aspergillus, Neurospora, Trichoderma. Fungos e Bioprodutos de interesse em biotecnologia. Utilização de fungos para o controle de insetos-praga e fitopatógenos. Potencial biotecnológico de algas e cianobactérias.
Disciplina 14/29Disciplina não obrigatória Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 4 (Créditos computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti018 | Cálculos computacionais para análise de materiais
Objetivo apresentar uma introdução de ferramentas computacionais avançadas para a análise e caracterização de materiais em nível atômico e molecular. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: Serão abordados métodos numéricos, técnicas de modelagem molecular e simulações computacionais para investigar as propriedades físicas e químicas dos materiais, tais como: dinâmica Molecular - simulações de movimento de átomos e moléculas; simulações de Monte Carlo - amostragem estocástica de estados de energia; técnicas de dinâmica ab initio; e Teoria do Funcional da Densidade.
Disciplina 15/29Disciplina não obrigatória Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 4 (Créditos computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti020 | Caracterização dos Materiais Avançados
Objetivos: fornecer ao estudante conceitos associados aos métodos de análise e caracterização de materiais. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: Análise e Caracterização de Materiais, Interfaces e Recobrimentos. Métodos de Caracterização e Análise. Microscopia óptica e eletrônica, Microscopia de Força Atômica, Caracterização por Difração de raio-X, Análise Térmicas, Métodos Espectroscópicos, Espectroscopia eletrônica, Vibracional e Rotacional. Técnicas de análise de superfícies. Aplicações das Técnicas de Análise de Superfícies e Interfaces. Análise de Falha e Defeitos. Avaliação de morfologia tridimensional (GISAX, microtomografia e outros). Fluorescência de raios-X (XRF), espectrometria de absorção atômica (AA), plasma induzido acoplado (ICP) e espectrometria de emissão. Ressonância Magnética Nuclear (RMN), espectroscopia Raman.
Disciplina 16/29Disciplina não obrigatória Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 4 (Créditos computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti023 | Ciências dos materiais aplicada à ciência, tecnologia e inovação
Objetivo: fornecer ao estudante conceitos associados às ciências dos materiais abordando a estrutura atômica e a ligação interatômica dos materiais como os sólidos cristalinos, explorando conceitos como difusão, propriedades mecânicas e falhas em materiais. Mostrar como o conhecimento na área de materiais pode ser aplicado no desenvolvimento de ciência, trazendo inovação tecnológica. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: Introdução. Estrutura atômica e ligação interatômica. A estrutura dos sólidos cristalinos. Imperfeições em sólidos. Difusão. Propriedades mecânicas. Mecanismos de endurecimento. Falha em materiais. Diagramas de fase. Transformações de fase: desenvolvimento da microestrutura. Aplicações e processamento de materiais. Estruturas e propriedades dos diferentes materiais. Avaliação das propriedades e suas modificações nas aplicações dos materiais. A entropia na transformação dos materiais. Nanomateriais. Materiais multifuncionais. Materiais sustentáveis e ambientalmente amigáveis.
Disciplina 17/29Disciplina não obrigatória Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 4 (Créditos computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti029 | Desenvolvimento e tecnologia da Informação
Objetivo: introduzir o estudante nos conceitos básicos de sistemas de informações, destacando o papel estratégico dos sistemas de informações nas organizações. Abordar o gerenciamento dos recursos de informação, discutindo os sistemas em rede e suas implicações organizacionais. Estudar o processo de desenvolvimento e avaliação de sistemas de informação. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: Conceitos básicos. O desafio dos sistemas de informações. O papel estratégico de sistemas de informações. Sistemas de informações e o suporte à tomada de decisão. Gerenciamento dos recursos de informação. Sistemas em rede e as implicações organizacionais. O processo de desenvolvimento de sistemas de informação. Avaliação de sistemas de informação.
Disciplina 18/29Disciplina não obrigatória Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 4 (Créditos computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti024 | Diferentes ferramentas de sustentabilidade aplicada a extração de recurso naturais
Objetivo: fornecer ao estudante os conceitos de recursos naturais e sua exploração, abordando a temática da sustentabilidade e sua relação com a exploração de recursos naturais. Apresentar noções sobre gestão ambiental, discutir a responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: Introdução aos recursos naturais. Exploração dos recursos naturais. Introdução a temática de sustentabilidade. Sustentabilidade associada à exploração dos recursos naturais. Introdução sobre gestão ambiental. Responsabilidade social no conceito de desenvolvimento sustentável. Modelos de indicadores de sustentabilidade para gestão dos diferentes recursos naturais. Modelos de gestão integrada dos resíduos. A interface da responsabilidade social na gestão de recursos naturais. Análise comparativa das ferramentas de gestão ambiental: produção mais Limpa x Ecodesign. Aplicação de técnicas de produção mais limpa na exploração dos recursos naturais. Análise comparativa dos sistemas de avaliação de impacto ambiental.
Disciplina 19/29Disciplina não obrigatória (domínio conexo) Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 4 (Créditos computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti015 | Estudo Dirigido
Objetivo: desenvolver um programa de estudo personalizado, sob orientação, para complementar a formação necessária e relevante para a pesquisa de dissertação. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: Programa de estudo proposto e supervisionado pelo orientador e/ou coorientador do
estudante, visando à complementação da formação considerada pelos orientadores como indispensável e diretamente relacionada a sua pesquisa de dissertação. Nessa disciplina, o programa de estudo deve conter tópicos específicos que não são abordados nas disciplinas normais do curso em profundidade e/ou extensão suficiente ao trabalho de pesquisa do estudante.
Disciplina 20/29Disciplina não obrigatória (domínio conexo) Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 2 (Créditos computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti013 | Gestão de Projetos e Qualidade
Objetivo: apresentar ao estudante os conceitos de planejamento e controle de projetos. Apresentar metodologias e técnicas para garantir qualidade e eficiência na execução de projetos, acompanhamento de projetos e indicadores de qualidade. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: Introdução do planejamento e controle de projetos. Escopo. Definição de escopo. Os processos para o planejamento e controle do escopo do projeto. Planejamento do tempo. Modelos de gestão da qualidade. Planejamento, controle e avaliação dos processos da qualidade. Técnicas quantitativas para estabelecimento de durações, programação cedo/tarde, datas, folgas. Planejamento de recursos. Problemas típicos: nivelamento e limitante de recursos. Planejamento de custos. Planejamento de custos de projeto. Planejamento de riscos. Planejamento de comunicação. Localização dos aspectos de qualidade relacionados com o projeto. MASP: metodologia de solução de problemas de qualidade. Programa 5 S. Conceitos básicos de TQC. Diagrama de Pareto. Qualidade total na organização. Indicadores e avaliação da qualidade organizacional. Técnicas de acompanhamento de projetos. Conceito de linha de base. Análise do valor agregado (EVA). Revisões do projeto.
Disciplina 21/29Disciplina não obrigatória (domínio conexo) Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 4 (Créditos computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti017 | Inglês Instrumental
Objetivos: fornecer ao estudante conhecimento básico sobre inglês instrumental. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: Considerações gerais sobre Inglês Instrumental e estratégias de leitura para a área de ciência e tecnologia. Leitura e interpretação de textos de gêneros diversos em Inglês, associados às linhas de pesquisa do PPGCTI, visando o desenvolvimento de estratégias globais de leitura e de análise linguística.
Disciplina 22/29Disciplina não obrigatória (domínio conexo) Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 4 (Créditos computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti012 | Instrumentação em Ciência e Tecnologia
Objetivo: explorar experimentação em ensino de ciências e tecnologias. Desenvolver habilidades de planejamento, aplicação e avaliação de práticas experimentais. Integrar novas tecnologias na educação. Preparar material didático e estratégias de avaliação. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: Experimentação no ensino de ciências e tecnologias: objetivos, limites, dificuldades e potencialidades ao ensino. Experimentação a partir do uso de materiais alternativos e de fácil acesso. Planejamento, construção, aplicação e avaliação de práticas
experimentais, jogos e simulações didáticos para o ensino fundamental, médio e superior. Novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs), recursos da informática e da telemática para apoio à educação em ciências e tecnologia. Noções sobre preparação de material didático. Estratégias e instrumentos de avaliação da aprendizagem. Aplicação dos conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de material didático interdisciplinar para divulgação científica e ou ensino.
Disciplina 23/29Disciplina não obrigatória Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 4 (Créditos computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti027 | Introdução a Educação Ambiental
Objetivo: apresentar ao estudante uma análise sobre a evolução histórica da Educação Ambiental no Brasil, explorando a epistemologia da Educação Ambiental e buscando compreender os sujeitos envolvidos nas ações ambientais. Abordar as diferentes vertentes da Educação Ambiental. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: A evolução histórica da Educação Ambiental no Brasil: origens, leis e tendências atuais. Epistemologia da Educação Ambiental: em busca dos sujeitos das ações. As vertentes da Educação Ambiental: rompendo os paradigmas tradicionais.
Disciplina 24/29Disciplina não obrigatória Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 4 (Créditos computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti021 | Nanomateriais: síntese, propriedades e aplicações
Objetivo: introduzir o estudante nos conceitos de nanotecnologia, abordando aspectos termodinâmicos, cinéticos e os tipos de nanopartículas. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: Introdução à Nanotecnologia. Síntese de nanopartículas (top down, bottom up). Termodinâmica e cinética. Tipos de nanopartículas. Estabilizantes e solventes na síntese das nanopartículas. Parâmetros que afetam a síntese (temperatura, pH, pressão, gás, etc.). Nanocatalisadores. Nanomateriais magnéticos. Os pontos quânticos. Nanomateriais a base de grafeno e carbono. Nanomedicina. Técnicas de
caracterização de materiais nanoestruturados. Aplicações dos nanomateriais. Inovação e mercado da nanotecnologia em materiais.
Disciplina 25/29Disciplina não obrigatória (domínio conexo) Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 2 (Créditos computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti014 | Oficina de Saberes
Objetivo: apresentar ao estudante os conceitos de Saberes Comunitários e aprendizado colaborativo, envolvendo a comunidade por meio de projetos
extensionistas. Abordar ensino em ciências, comunicação e divulgação científica. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: Introdução aos Saberes Comunitários. Metodologias para Aprendizado Colaborativo. Projeto Extensionista e Engajamento Comunitário. Ensino em Ciências e Comunicação Científica. Divulgação e Popularização da Ciência. Ciência Cidadã e Participação Popular. Desenvolvimento de Produtos e Materiais. Avaliação de
Impacto e Sustentabilidade.
Disciplina 26/29Disciplina não obrigatória Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 4 (Créditos computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti025 | Práticas socioambientais ativas
Objetivo: fornecer ao estudante mecanismos para entender a natureza da extensão universitária e suas características. Analisar as demandas socioambientais da comunidade e como a extensão universitária pode atender a essas demandas. Explorar projetos de extensão em andamento e práticas associadas à extensão. Discutir questões éticas relacionadas à interação entre sociedade, universidade, poder público e privado. Refletir sobre a ética na atuação da extensão universitária. Abordar a ética frente às crises sociais, econômicas, culturais, ambientais e políticas, e o papel da
universidade e seus membros diante dessas crises. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: Caracterização da extensão universitária. Demandas socioambientais da comunidade. Projetos de extensão em andamento. Práticas de extensão. Questões éticas envolvidas na interação sociedade, universidade, poder público e privado. Ética na atuação da extensão. A questão ética e o papel da Universidade, dos intelectuais, cientistas e
estudantes diante das crises sociais, econômicas, culturais, ambientais e políticas.
Disciplina 27/29Disciplina não obrigatória Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 4 (Créditos computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti028 | Saúde Pública e Ambiente
Objetivo: fornecer ao estudante conceitos associados a interação entre saúde e ambiente, analisando os fatores de risco à saúde humana relacionados a poluentes ambientais. Explorar a relação entre problemas ambientais e atividades humanas e estudar as mudanças climáticas e seus impactos na saúde. Fornecer condições para que o estudante compreenda a relação entre corpo, saúde, doença e os determinantes sociais e ambientais do processo saúde-doença, focando em estratégias de prevenção e promoção da saúde. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: Saúde e ambiente relacionados à água, solo e ar. Os fatores de risco à saúde humana em relação aos poluentes ambientais. O problema ambiental e as atividades humanas. Mudanças climáticas e impactos gerados. Emergências e desastres em Saúde Pública. Corpo, Saúde e Doença. Determinantes sociais e ambientais do processo
saúde-doença. Prevenção e Promoção em Saúde.
Disciplina 28/29Disciplina não obrigatória (domínio conexo) Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 4 (Créditos computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti016 | Tópicos Especiais
Objetivo: Explorar tópicos avançados e atuais em áreas como ciência, tecnologia, engenharia, gestão, educação e saúde. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: Tópicos avançados e atuais em ciência, tecnologia, engenharia, gestão, educação e ou saúde. Temática de interesse de uma ou ambas as linhas de pesquisa. Lecionada por no mínimo dois docentes de diferentes formação. Essa disciplina visa proporcionar tópicos específicos atuais que não são abordados nas disciplinas normais do curso em profundidade e/ou extensão suficiente ao trabalho de pesquisa do estudante.
Disciplina 29/29Disciplina não obrigatória Desde 14/01/2025 Nível: Mestrado Créditos: 4 (Créditos computáveis) Períodos de oferta: 1 Ver o link
cti019 | Tópicos especiais em Biomateriais
Objetivos: fornecer ao estudante tópicos selecionados em biomateriais. Nesse sentido, o conteúdo programático inclui: Conceitos básicos em biomateriais. Metais, cerâmicas, polímeros e compósitos como biomateriais. Elementos de biologia celular e histologia animal. Propriedades de
tecidos naturais. Interações físico-químicas dos tecidos-biomateriais. Biocompatibilidade e toxicologia. Testes de Biomateriais. Aplicações de biomateriais. Esterilização, regulamentação e ética. Materiais usados em medicina. Técnicas de caracterização de biomateriais. Biomateriais funcionais. Aspectos práticos no uso de biomateriais.