Linha de pesquisa Engenharia, Sociedade, Tecnologia e Gestão - PPGCTI

Linhas de pesquisa

Linha de pesquisa do PPGCTI
Engenharia, Sociedade, Tecnologia e Gestão

A linha de pesquisa em Engenharia, Sociedade, Tecnologia e Gestão visa à qualificação de pesquisadores, profissionais da educação, profissionais de empresas da área de engenharia e tecnologia, gestores de organizações públicas e privadas que atuam na interface entre áreas associadas ao meio ambiente, recursos naturais, saúde, tecnologia, gestão, educação e a sociedade. Essa linha abrange o conhecimento dos processos de obtenção dos recursos naturais, extração e transformação dos recursos naturais, processos associados à mineração e seus impactos ambientais; gestão de recursos e otimização de processos; tratamento do meio ambiente, processos associados à área de saúde, processos associados à biotecnologia, modelagem matemática e estatística de dados diversos e/ou associados à saúde, meio ambiente e sociedade, desenvolvimento de trabalhos junto à comunidade, desenvolvimento de instrumentos/equipamentos para agricultura, mineração, saúde e educação (instrumentos pedagógicos), estudo de metodologia didática para ensino das ciências básicas e tecnológicas, ferramentas associadas à sustentabilidade, gestão de resíduos, recursos, entre outros. Buscando soluções e inovação a partir de uma visão holística dos conhecimentos e ferramentas tecnológicas das ciências e engenharias , meio ambiente e recursos naturais; entre outros.
  • Área de concentração: Ciência, Tecnologia e Sociedade
  • Início: 14/01/2025
  • Projeto de pesquisa associado 1/3
    DOENÇAS NEGLIGENCIADAS NO NORTE DE MINAS GERAIS: PERFIS EPIDEMIOLÓGICOS E ENTOMOLÓGICOS, AÇÕES SOCIAIS, CONTROLE, REESTRUTURAÇÃO DA VIGILÂNCIA E NANOTERAPIAS.
    As doenças negligenciadas (DNs) são endêmicas em regiões rurais e periféricas, causadas por microrganismos infecciosos ou parasitas, incluindo leishmanioses, doença de Chagas, hanseníase, dengue e malária. O projeto busca integrar diversas áreas do conhecimento para reduzir a lacuna entre pesquisa e aplicação em políticas públicas, com foco no Norte de Minas Gerais. As ações incluem levantamento epidemiológico e entomológico, educação em saúde, desenvolvimento de novas terapias e tecnologias como georreferenciamento para controle das DNs. Já foram iniciadas pesquisas sobre a doença de Chagas, com estudos aprovados em comitês de ética e financiamento para reestruturar a vigilância epidemiológica em Minas Gerais. O projeto pretende expandir essas pesquisas dentro de um programa acadêmico, fomentando novas dissertações e impacto regional.
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 2/3
    INTEGRAÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS PARA VALORIZAÇÃO DE RECURSOS E MITIGAÇÃO AMBIENTAL EM PROCESSOS DA AGROINDÚSTRIA E MINERAÇÃO
    O projeto busca integrar práticas sustentáveis em processos industriais, valorizando resíduos e reduzindo impactos ambientais. As ações incluem a análise dos efeitos da indústria e do agronegócio na região, o aproveitamento de resíduos agroindustriais para produção de energia, a carbonização de biomassas residuais e o desenvolvimento de técnicas para reutilização da água em processos industriais. Além disso, investiga-se o uso de resíduos da fruticultura para tratamento de efluentes e a incorporação de nanoestruturas no beneficiamento de minérios. A região, rica em minerais como o lítio e com intensa produção agrícola, gera resíduos subutilizados, como os pseudocaules de bananeiras. O projeto propõe soluções inovadoras para reaproveitamento desses materiais, promovendo sustentabilidade e desenvolvimento econômico local.
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 3/3
    PROMOVENDO A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES E INOVAÇÕES PARA ENSINO, CIÊNCIAS, ENGENHARIA E SAÚDE
    Este projeto de pesquisa foca no desenvolvimento de abordagens interdisciplinares para o ensino de ciências e engenharia, envolvendo gamificação, criação de softwares educacionais, ambientes virtuais de aprendizado, metodologias ativas e divulgação científica. Como objetivo específicos: melhorar o ensino de ciências nos níveis fundamental, médio e superior; aprimorar indicadores de qualidade da educação e reduzir a evasão escolar, por meio de estratégias inovadoras e desenvolvimento de tecnologias para a gestão escolar, como também por meio de pesquisas voltadas a questões de acessibilidade e ações afirmativas, para garantir o acesso ao conhecimento científico de pessoas mais vulneráveis; e considerando o contexto regional, marcado por doenças negligenciadas, desenvolver pesquisas em “educação em saúde”, com foco na prevenção de doenças e cuidados com a saúde, como dengue, leishmaniose, doença de Chagas, entre outras. No âmbito da educação em saúde, nosso projeto envolve a divulgação e popularização das coleções biológicas do Instituto René Rachou (IRR), incluindo a Coleção de vetores de Tripanosomatídeos (Fiocruz/COLVET), Coleção de Flebotomíneos (Fiocruz/COLFLEB), Coleção de Mosquitos Neotropicais (Fiocruz/CMN) e Coleção de Malacologia Médica (Fiocruz/CMM).
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link