Linha de pesquisa do PPGCTI
Ciência e Tecnologia dos Materiais
A linha de pesquisa em Ciência e Tecnologia dos Materiais visa à formação e qualificação de pesquisadores/profissionais/docentes na interface entre áreas da ciências básicas, tecnologia, engenharias e a área de saúde. Essa área de ciência e tecnologia dos materiais é dividida no estudo de materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos, compósitos, materiais funcionais, materiais avançados, metamateriais, biomateriais, materiais recicláveis, nanomateriais, reaproveitamento/reciclagem de materiais. Tal estudo envolve aspectos ligados às etapas de síntese, processamento dos materiais, descrição de suas estruturas atômicas, nano, micro e macrométricas, determinação e a análise de suas propriedades, modelagem matemática e gestão de processos e materiais. É ainda de competência dessa linha a vinculação de cada material com suas aplicações pretendidas e as correlações entre aspectos estruturais com propriedades e processamento, com vistas ao avanço tecnológico visando a sustentabilidade e melhoria nos setores das diferentes áreas associadas a essa linha.
Projeto de pesquisa associado 1/3Natureza: Pesquisa Ver o link
CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS UTILIZANDO TÉCNICAS ÓPTICAS AVANÇADAS
As pesquisas desta temática buscam caracterizar materiais utilizando técnicas ópticas avançadas. As dissertações podem discutir a caracterização de diferentes materiais, incluindo polímeros, semicondutores, materiais biológicos, nanoestruturas, identificação e análises de minerais, análise de rochas, análise de pigmentos e corantes, análise de diferentes tipos de óleos (vegetais, essenciais, biodiesel, etc), entre outros. Nesse projeto, pretendemos utilizar métodos ópticos estabelecidos, como espectroscopia Raman, espectroscopia de absorção e elipsometria óptica para análise de materiais, além de desenvolver estudos sobre técnicas não lineares como como Z-Scan e lente térmica,, com a finalidade de se desenvolver novas aplicações. Essa combinação de abordagens consolidadas e técnicas de vanguarda permitirá a investigação de uma ampla gama de propriedades, tais como térmicas, ópticas, eletrônicas, entre outras, abrindo portas para aplicações inovadoras e avanços significativos na ciência e tecnologia de materiais na região.
Projeto de pesquisa associado 2/3Natureza: Pesquisa Ver o link
ESTUDO TEÓRICO DE SISTEMAS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS AVANÇADOS
As pesquisas desta temática abordam o estudo teórico e/ou computacional de sistemas físicos, químicos e biológicos, incluindo materiais nanoestruturados, moléculas, sólidos, superfícies, metamateriais, cristais fotônicos e materiais plasmônicos. Também englobam investigações em Física de Partículas, Campos e Gravitação, ampliando o escopo para fenômenos fundamentais da natureza, como interações fundamentais, dinâmica de campos quânticos e estrutura do espaço-tempo. As pesquisas exploram propriedades mecânicas, magnéticas, elétricas, térmicas e ópticas, além de fenômenos complexos como o acoplamento elétron-fônon, a otimização de dispositivos fotovoltaicos e optoeletrônicos, e a análise de partículas elementares e sistemas gravitacionais. As aplicações potenciais incluem o desenvolvimento de novas tecnologias em semicondutores, células solares, telecomunicações, meio ambiente, economia, além de contribuições para modelos cosmológicos, astrofísica e física de altas energias. Para isso, serão empregados desenvolvimentos matemáticos e/ou métodos numéricos avançados, como técnicas ab initio, Teoria do Funcional da Densidade (DFT), Método dos Elementos Finitos (FEM) e o Método das Diferenças Finitas no Domínio do Tempo (FDTD), entre outros.
Projeto de pesquisa associado 3/3Natureza: Pesquisa Ver o link
SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE NOVOS MATERIAIS
NANOESTRUTURADOS E AVANÇADOS: ESTUDO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS,
ENERGÈTICOS, AGROINDUSTRIAIS E BIOLÓGICOS
A nanotecnologia tem promovido avanços significativos em diversas áreas, como saúde, agroindústria, meio ambiente e energia, proporcionando soluções inovadoras e sustentáveis. A Engenharia desempenha um papel essencial no desenvolvimento de nanomateriais, estudando suas propriedades físico-químicas, eletrônicas e magnéticas, bem como os fatores que influenciam sua síntese e aplicação. A produção sustentável desses materiais, a partir de fontes acessíveis e ecologicamente viáveis, pode reduzir custos e minimizar impactos ambientais. As pesquisas nesta temática buscam desenvolver nanomateriais para diversas aplicações, utilizando recursos do semiárido, por exemplo, promovendo inovação, economia e desenvolvimento regional.