Nossa história
PPGED – Programa de Pós-Graduação em Educação
A UFVJM se apresenta por potencial educativo e de formação profissional numa grande área setentrional do Estado de Minas Gerais nos próximos anos. E com a consolidação da graduação e da pós-graduação, se propõe a realizar o Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação para o público almejado dos profissionais da educação tanto da Educação Básica quanto da Educação Superior, preferencialmente e não exclusivamente, da região setentrional do Estado de Minas Gerais.
O universo desses profissionais da educação das instituições educacionais tanto da Educação Básica quanto da Educação Superior pode ser estimado em mais de 10 mil profissionais, que já possuem título de graduação – licenciados e bacharéis – e estão atuando nas escolas públicas estaduais, municipais, nas equipes de gestão educacionais das escolas, nas Superintendências Regionais de Ensino, nos quadros de servidores federais da educação dos IFETs, CEFETs e IFES, bem como das demais IES.
O objetivo do Programa é o de qualificar professores, administradores e membros da equipe pedagógica da educação básica, bem como profissionais da educação superior na área de Educação e de Gestão de Instituições Educacionais, numa ação de formação continuada dos que trabalham na Educação Básica e Educação Superior, no desenvolvimento de conhecimentos diversificados para a gestão destas instituições e possibilitando o avanço no conhecimento em aspectos relacionados a administração, política, avaliação e tecnologia na gestão da educação. avaliação, práticas pedagógicas e formação de professores.
Titulação
Mestre em Educação
Identificação do Curso
Nome do Programa: Mestrado em Educação
Área Básica: 70802025 – Administração de Unidades Educativas
Grande área: 70000000 – Ciências Humanas
Área de Avaliação: 70800006 – Educação
Conceito CAPES: 3
Produção do conhecimento que toma por objeto fenômenos da administração de instituições educacionais, tanto da Educação Básica quanto da Educação Superior, com foco na gestão dos processos de organizações, estratégias administrativas, de avaliação, associados ao cenário das políticas públicas e educacionais e da interação das tecnologias na gestão das instituições educacionais. Busca qualificação dos profissionais da educação básica e educação superior, com foco na inovação e formação dos profissionais que atuam nesta área, tendo em vista a intrínseca relação entre Estado e Sociedade, com vistas a gerar conhecimentos na área de concentração educação e gestão de instituições educacionais, mediante enfoque teórico-metodológico, epistemológico, político, administrativo e pedagógico nas suas linhas de pesquisas.