Disciplina do PPGED
EDU500 - Fundamentos de Pesquisa em Educação
EDU500 Fundamentos de Pesquisa em Educação:
Pressupostos teóricos e metodológicos na lógica da pesquisa em educação, questões epistemológicas na produção do conhecimento, paradigmas, análises da realidade educacional.
Bibliografia Básica:
ANDRÉ, Marli E. D. A; LUDKE, MENGA. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU: 1986. BOGDAN, Robert & BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
DUPAS, Maria Angélica; DUPAS, Maria Angélica. Pesquisando e normalizando: noções básicas e recomendações úteis para elaboração de trabalhos científicos. São Carlos, SP: Edufscar, 2004.
FAZENDA, Ivani (Org). Novos enfoques da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1992.
EZPELETA, Justa; Pesquisa participante. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989.
FRANÇA, Júnia Lessa; VASCONCELOS, Ana Cristina. Manual para normalização de publicações técnico- científicas. 8 ed. Belo Horizonte: UFMG, 2007.
Bibliografia Complementar:
FRANÇA, Júnia Lessa; VASCONCELOS, Ana Cristina. Manual para normalização de publicações técnico- científicas. 8 ed. Belo Horizonte: UFMG, 2007.
JOSSO, Maria-Christine. Educação e pesquisa, v.25,n.2,p11-23/1991.
LAVILLE, Cristian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
LÜDKE, Hermengarda Alves Menga . A complexa relação entre o professor e a pesquisa.8 ed. Campinas: Papirus, 2008, v. 1, p. 27-54.
PIMENTA, Selma Garrido; FRANCO, M. A. S. (Orgs.). Pesquisa em Educação.São Paulo: Loyola, 2008.
TURA, Maria de Lourdes. A observação do cotidiano escolar. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Maria Pinto; VILELE, Rita Amélia Teixeira (org). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.