Disciplina EDU502 - Tecnologias de Informação Aplicadas à Educação - PPGED

Estrutura curricular

Disciplina do PPGED
EDU502 - Tecnologias de Informação Aplicadas à Educação

  • Disciplina obrigatória
  • Início: 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
  • Ementa
  • Implicações do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação. Conceitos relacionados ao uso das TICs na educação: interfaces, estudos, pesquisas e experiências. Papel do docente, do discente e do pessoal administrativo na gestão, no desenvolvimento, no ensino das tecnologias da informação e comunicação nas instituições educacionais.
  • Bibliografia
  • Bibliografia básica:

    BARBOSA, Rommel Melgaço (Org.). Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005.
    CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
    GREENFIELD, Patricia Marks. Desenvolvimento do raciocínio na era da eletrônica: os efeitos da TV, computadores e videogames. São Paulo: Summus editorial, 1988.

    Bibliografia complementar:

    MENEZES, Vera Lúcia (Org.). Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
    SANCHO, Juana Maria; HERNÁNDEZ, Fernando. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.
    KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 6 ed. Campinas: Papirus, 2007.
    MATTAR, João. Metodologia científica na era da informática. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
    NOVAK, J. D; CAÑAS, A. J. A Teoria Subjacente aos Mapas Conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa. v.5, n.1, p. 9-29 , jan.-jun. 2010.
    MOREIRA, M. A. O Mapa Conceitual como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem. Educação e Seleção. n.10, p.17-34, 2013.
    Sharelatex - https://pt.sharelatex.com/
    Google Sala de Aula - https://classroom.google.com
    Moodle UFVJM - http://moodle.ead.ufvjm.edu.br/