Disciplina EDU704 - Planos, Programas, Projetos Educacionais - PPGED

Estrutura curricular

Disciplina do PPGED
EDU704 - Planos, Programas, Projetos Educacionais

  • Disciplina não obrigatória
  • Início: 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
  • Ementa
  • Estudo sócio-histórico-teórico das políticas educacionais brasileiras. 
    Estado e a formulação e implementação de políticas educacionais. 
    A educação como política social do Estado. 
    Política educacional e legislação. 
    O público e o privado na educação brasileira. 
    Planos, programas e projetos governamentais para a educação básica e as demandas da sociedade. 
    Políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva.
    Contexto das políticas públicas para a educação básica no Brasil, descentralização e controle social – limites e perspectivas. 
    A globalização e a educação para o século XXI. 
    A questão da municipalização do ensino.
  • Bibliografia
  • GUTIERRES, Dalva Valente Guimarães; BARBALHO, Maria Goretti Cabral; COSTA, Maria Simone F. Pereira. M. (Org.). Dimensões do Plano de Ações Articuladas contextos e estratégias de implementação. Campinas – SP: Mercado das Letras, 2017.
    BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia. São Paulo, Paz e Terra, 2000.
    CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo; CHAVES, Vera Lúcia Jacob; SILVA, Marcelo Soares Pereira (Org.). Plano de Ações Articuladas: propostas, cenários e desafios. Campinas-SP: Mercado das letras, 2016. 
    FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Márcia Angela da S. Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos, 8 ed. São Paulo:Cortez, 2011.
    CURY, C.R.J. A Educação Básica no Brasil. In: Educação e Sociedade. V.23, n 80, pp 169-201. set/2002. Disponível em .
    CURY, C.R.J. Educação e constituição: legislação educacional brasileira. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002.
    CASTRO, Carmem Lúcia Freitas de. GONTIJO, Cynthia Rúbia Braga.; AMABILE, Antônio Eduardo de Noronha Amabile (Org.). Dicionário de políticas Públicas. Barbacena: EdUEMG, 2012. 
    DOURADO, L.F. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. Educação e Sociedade, vol. 28, n 100. Especial, p 921-946, out/2007.

    BRASIL. MEC. INEP. IDEB. Brasília, DF: MEC, 2011. Disponível em: . Acesso em: jan. 2014.

    BRASIL. Ministério da Educação. O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília, DF: MEC, 2007b. Disponível em: . Acesso em: jan. 2015.

    SANTOS, Kildo Adevair dos. Parcerias público-privadas na Educação Básica no Brasil: implicações na gestão da escola pública e no trabalho docente. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012. 

    BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação: Instrumento de Campo. Brasília: MEC, 2007a. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/diagnostico.pdf>. Acesso em: jan. 2015.

    BRASIL. Planejando a Próxima Década Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Ministério da Educação / Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/ SASE), 2014.