Disciplina EDU900 - CURRíCULOS, DIFERENçAS CULTURAIS E PROCESSOS EDUCATIVOS - PPGED

Estrutura curricular

Disciplina do PPGED
EDU900 - CURRíCULOS, DIFERENçAS CULTURAIS E PROCESSOS EDUCATIVOS

  • Disciplina não obrigatória
  • Início: 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
  • Ementa
  • Estudo dos diferentes marcadores socioculturais e suas implicações nos processos de identificação e agência dos sujeitos. O currículo como espaço de produção de culturas. Redimensionamento da ação educativa na contemporaneidade: “novos” sujeitos, instituições e diálogos possíveis.
  • Bibliografia
  • Bibliografia básica:

    ABRAMOWICZ, Anete; SILVÉRIO, Valter Roberto (Orgs.). Afirmando diferenças: montando o quebra - cabeça da diversidade na escola. Campinas: Papirus, 2005. (Coleção Papirus Educação)
    CORAZZA, Sandra; TADEU, Tomaz. Composições. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.129p.
    HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo.
    Educação & Realidade, v. 22, n.2, jul./dez., 1997.
    POPKEWITZ, Thomas S. Lutando em defesa da alma. A política do ensino e a construção do professor. Trad. Magda frança Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2001.
    ROSE, Nikolas. Inventando nossos eus. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org). Nunca fomos
    humanos. Belo Horizonte: Autêntica, 2001a. p.139-204.
    SANTOMÉ, J. T. Multiculturalismo Anti-Racista. Tradução: João Paraskeva e Isabel Costa. Porto: Profedições. 2008.
    SILVA, T. T. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. 2. ed. Belo225
    Horizonte: Autêntica, 1999b. 120p.
    SILVA, Tomaz. Tadeu da. (org). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ:
    Vozes, 2005.
    SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010. 
    SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

    Bibliografia complementar:

    PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença. Uma introdução. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. (Coleção Estudos Culturais)
    SANTOMÉ, J. T. La Justicia curricular: el caballo de Troya de la cultura escolar. Madrid: Ediciones Morata, 2011. 311 p.
    SAWAIA, Bader et al. As artimanhas da exclusão. Análise psicossocial e ética da desigualdade social. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
    SKLIAR, Carlos. É o outro que retorna ou é um eu que hospeda?: notas sobre a pergunta
    obstinada pelas diferenças em educação (Expositor da sessão especial A questão da diferença
    na Educação). 25a. Reunião anual da ANPED, Anais. Caxambú: ANPEd, 2002. Disponível em: <http://www.anped.org.br/> Acesso em: 20 jul. 2012.
    PARAÍSO, Marlucy. Um Currículo entre formas e forças: diferença, devir-artista de “A contadora de Filme” e possibilidades de alegrias em um currículo. In: X Colóquio sobre Questões Curriculares/VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, 4,5 e 6 set. 2012. Belo Horizonte: FAE- UFMG, 2012. Texto apresentado no Simpósio Currículo e Diferença. 17p


    Referência Aberta:
    Currículo e Práticas Pedagógicas I – Marcos Neira
    https://www.youtube.com/watch?v=tS2E4O2zswg
    Currículo e Práticas Pedagógicas II – Marcos Neira
    https://www.youtube.com/watch?v=iRUAz1jcqXU
    Currículo, Cultura e Pratica Pedagógica – Marcos Neira
    https://www.youtube.com/watch?v=oyowS_-dd6Q