Disciplina EDU550 - DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA - PPGED

Estrutura curricular

Disciplina do PPGED
EDU550 - DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Disciplina não obrigatória
  • Início: 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
  • Ementa
  • Introdução. Habilidades do pensamento computacional. Desenvolvimento do pensamento computacional no ensino básico: desafios e oportunidades. Ensino-aprendizagem do pensamento computacional: estratégias, recursos, ferramentas  tecnológicas e propostas de atividades. Avaliação de ferramentas.
  • Bibliografia
  • Bibliografia básica:

    CSIZMADIA, Andrew et al. Computational thinking-A guide for teachers. 2015.  Disponível em: https://community.computingatschool.org.uk/resources/2324/single. Acesso em 18/03/2019.

    MOHAGHEGH, Dr Mahsa; MCCAULEY, Michael. Computational thinking: The skill set of the 21st century. International Journal of Computer Science and Information Technologies, v. 7, p. 1524-1530, 2016. Disponível em: 
    <http://www.ijcsit.com/docs/Volume%207/vol7issue3/ijcsit20160703104.pdf >. Acesso em 22/02/2019.

    YADAV, Aman et al. Computational thinking in teacher education. In: Emerging research, practice, and policy on computational thinking. Springer, Cham, p. 205-220, 2017.

    Bibliografia complementar:

    BARBOSA, Simone; SILVA, Bruno. Interação humano-computador. Elsevier Brasil, 2010.

    BARR, David; HARRISON, John; CONERY, Leslie. Computational thinking: A digital age skill for everyone. Learning & Leading with Technology, v. 38, n. 6, p. 20-23, 2011.

    KAFAI, Yasmin B.; BURKE, Quinn. Connected Code: Why Children Need to Learn Programming. MacArthur Foundation Series on Digital Media and Learning. MIT Press, 2014. 

    ISTE, CSTA. Computational Thinking: leadership toolkit (1st ed.), 2011. Disponível em: <https://c.ymcdn.com/sites/www.csteachers.org/resource/resmgr/471.11CTLeadershiptToolkit-S.pdf>. Acesso em 24/02/2019.

    LEE, Tak Yeon et al. CTArcade: Computational thinking with games in school age children. International Journal of Child-Computer Interaction, v. 2, n. 1, p. 26-33, 2014. Disponível em?: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2212868914000208 >. Acesso em: 22/02/2019.