Disciplina EDU750 - BASES DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: DAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ACADÊMICA À REVISÃO DE LITERATURA - PPGED

Estrutura curricular

Disciplina do PPGED
EDU750 - BASES DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: DAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ACADÊMICA À REVISÃO DE LITERATURA

  • Disciplina não obrigatória
  • Início: 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
  • Ementa
  • A leitura e a escrita no campo acadêmico: aproximações conceituais. Princípios e práticas de letramento acadêmico no âmbito da pós-graduação. Definição de revisão de literatura. Princípios básicos de análise da produção acadêmica no campo educacional. Revisão de literatura como prática e processo de compreensão dos objetos de estudo nas investigações científicas em educação.
  • Bibliografia
  • Bibliografia básica:

    CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, Bookman, 2010.
    SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

    Bibliografia complementar:

    ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais. 2ed. São Paulo: Pioneira, 1999.
    FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas “denominadas" estado da arte. Educação & sociedade, v. 23, p. 257-272, 2002.
    FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
    MOROZ, Melania; GIANFALDONI, Mônica Helena. O processo de pesquisa: iniciação. Brasília: Editora Plano, 2002. 108p.
    ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, 2006.