Disciplina EDU703 - ESTADO,EDUCAÇÃO E SOCIEDADE - PPGED

Estrutura curricular

Disciplina do PPGED
EDU703 - ESTADO,EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

  • Disciplina não obrigatória
  • Início: 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
  • Ementa
  • Relações entre Estado, sociedade e instituições escolares. Estado, poder e educação. Estado e organismos internacionais. Educação enquanto política pública.
  • Bibliografia
  • Bibliografia básica:

    ADRIÃO, T. e PERONI, V. (orgs.). O público e privado na educação. Interfaces entre estado e sociedade. São Paulo: Xamã, 2005. Página 13/58 
    BOBBIO, N. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
    CASTANHO, S. Globalização, redefinição do Estado Nacional. In: LOMBARDI, J. C. Globalização, pós-modernidade e educação. Campinas: Autores Associados; Caçador: UnC, 2001.

    Bibliografia complementar:

    HADDAD, Sérgio. (Org.). Banco Mundial, OMC e FMI: o impacto nas políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2008.
    NORONHA, O. M. Políticas neoliberais, conhecimento e educação. Campinas; Alínea, 2002.
    PERONI, V. Política educacional e papel do Estado. No Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003.
    ______. Programa dinheiro direto na escola: uma proposta de redefinição do papel do Estado na educação. Brasília, DF: INEP, 2007.
    SAVIANI, D. Instituições escolares: conceito, história, historiografia e práticas. Cadernos de História da Educação, n. 4, p. 27 a 33, jan./dez. 2005.
    SAVIANI, D. Política e educação no Brasil: o papel do congresso nacional na legislação do ensino. 6 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
    SHIROMA, E. O. et al. Política educacional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.