Disciplina EDU801 - PROCESSOS AVALIATIVOS E TECNOLOGIAS APLICADOS À EDUCAÇÃO SUPERIOR - PPGED

Estrutura curricular

Disciplina do PPGED
EDU801 - PROCESSOS AVALIATIVOS E TECNOLOGIAS APLICADOS À EDUCAÇÃO SUPERIOR

  • Disciplina não obrigatória
  • Início: 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
  • Ementa
  • Abordagem da avaliação e seus processos em relação à gestão educacional e tecnológica vigente (avaliação da aprendizagem e avaliação institucional). Dimensões do processo avaliativo e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. A centralidade da avaliação em suas diferentes dimensões: avaliação da aprendizagem, do trabalho pedagógico e institucional. Planejamento do trabalho pedagógico. A relação pedagógica nos diversos contextos formativos. Impacto das políticas de avaliação na organização do trabalho pedagógico.
  • Bibliografia
  • Bibliografia básica:

    ANTUNES, C. A avaliação da aprendizagem escolar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
    BITTAR, Mariluce; OLIVEIRA, J. F.; MOROSINI, M. (Orgs.). Educação superior no Brasil – 10 anos pós-LDB. Brasília: INEP, 2008.
    HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. 7 ed. Porto Alegre, RS: Mediação, 2005.
    ______. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 27 ed., Porto Alegre: Mediação, 2008.

    Bibliografia complementar:

    LIMA, A. de O. Avaliação escolar: julgamento X construção. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
    PERRENOUD, P.; THURLER, M. G. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto
    Alegre: Artmed, 2002.
    DEMO, Pedro. Mitologias da avaliação: de como ignorar em vez de enfrentar problemas. 2.ed. Campinas: Autores Associados, 2002.
    ______. Certeza da incerteza: ambivalências do conhecimento e da vida. Brasília: Plano, 2000. 
    BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 6.ed. São Paulo: Bertrand Brasil, 2003.