Disciplina do PPGED
EDU805 - LITERATURA E ENSINO
Ementa
Bibliografia
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 3.ed. rev. e ampl. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2.ed. 4ª reimp. São Paulo: Contexto, 2014b.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. 1ª reimpr. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1991. (Coleção Contexto Jovem).
WELLEK, R.; WARREN, A. Teoria da literatura e metodologia dos estudos literários. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Bibliografia complementar:
BAJARD, Elie et al. Formação de professores e alunos leitores. MEC: Secretaria de Educação Fundamental, 1994 (Cadernos de Educação Básica; Série Institucional, 6).
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria Semiótica do Texto. São Paulo – SP, Ática, 2005.
BARTHES, Roland. Aula. Tradução e posfácio de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, [198-?].
BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
______. MEC. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA – SEMTEC. PCN+ Ensino Médio – Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002. 244p.
______. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.
BRITO, Eduardo Manoel de. Reflexões sobre a literatura e os direitos humanos. In: BITTAR, Eduardo C. B. Educação e metodologia para os direitos humanos. São Paulo: Quartier Latin do Brasil, 2008.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014a.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. In: ABREU, Márcia (Org.). Leituras do Brasil. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras. 1995.
KLEIMAN, A. B.; MATÊNCIO, M. L. M (Org.). Letramento e formação do professor: práticas discursivas, representações e construção do saber. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2005.
PAIVA, Aparecida et al. (Org.). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces; o jogo do livro. Belo Horizonte: Autêntica: Ceale/Fae/UFMG, 2003.
PAULINO, Maria Graça. A formação do professor como leitor literário. In: BAJARD, Elie et al. Formação de professores e alunos leitores. MEC: Secretaria de Educação Fundamental, 1994 (Cadernos de Educação Básica; Série Institucional, 6).
PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2010.
SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. São Paulo: brasiliense. Coleção Primeiros Passos. 2008.
SOARES, Magda. Português na escola: história de uma disciplina curricular. Revista de Educação da AEC, Brasília, n.101, p. 9-26, out./dez. 1996.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. De Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
YUNES, Eliana. Literatura e educação; a formação do sujeito. In: KHÉDE, Sônia Salomão (Org.). Os contrapontos da literatura; arte, ciência e filosofia. Petrópolis: Vozes, 1984.
ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da. Literatura e pedagogia: ponto e contraponto. 2.ed. São Paulo: Global; Campinas, SP: ALB – Associação de Leitura do Brasil, 2008
ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania M. K. Escola e leitura; velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global Editora, 2009. (Coleção Leitura e Formação).