Estrutura curricular - PPGED

Estrutura curricular | PPGED

Disciplina 1/22
EDU501 | Administração: Teoria e Estruturas organizacionais
A Evolução do Pensamento em Administração. O Ambiente Organizacional – ambiente interno e a cultura, ambiente operacional. Planejamento e Estratégia. Organização – Desenhos Estruturais. Direção – Motivação e Liderança. Controle – Instrumentos de Controle do Desempenho.
  • Disciplina obrigatória
  • Desde 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
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  • Disciplina 2/22
    EDU500 | Fundamentos de Pesquisa em Educação

    EDU500 Fundamentos de Pesquisa em Educação:

    Pressupostos teóricos e metodológicos na lógica da pesquisa em educação, questões epistemológicas na produção do conhecimento, paradigmas, análises da realidade educacional.

  • Disciplina obrigatória
  • Desde 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
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  • Disciplina 3/22
    EDU598 | Língua Estrangeira
    Não se aplica.
  • Disciplina obrigatória
  • Desde 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 1 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
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  • Disciplina 4/22
    EDU504 | Seminário de Pesquisa II

    Aprofundamento das discussões de temas emergentes sobre educação e gestão de instituições educacionais. Metodologia científica na produção acadêmica. Caracterização e técnicas de exposição de trabalhos científicos.

  • Disciplina obrigatória
  • Desde 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 1 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
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  • Disciplina 5/22
    EDU503 | SEMINÁRIOS DE PESQUISA I

    Ementa:

    Discussões de temas emergentes sobre educação e gestão de instituições educacionais. Metodologia científica na produção acadêmica. Normalização de redação de textos científicos.

  • Disciplina obrigatória
  • Desde 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 1 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
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  • Disciplina 6/22
    EDU502 | Tecnologias de Informação Aplicadas à Educação
    Implicações do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação. Conceitos relacionados ao uso das TICs na educação: interfaces, estudos, pesquisas e experiências. Papel do docente, do discente e do pessoal administrativo na gestão, no desenvolvimento, no ensino das tecnologias da informação e comunicação nas instituições educacionais.
  • Disciplina obrigatória
  • Desde 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
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  • Disciplina 7/22
    EDU703 | ESTADO,EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
    Relações entre Estado, sociedade e instituições escolares. Estado, poder e educação. Estado e organismos internacionais. Educação enquanto política pública.
  • Disciplina não obrigatória
  • Desde 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
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  • Disciplina 8/22
    EDU568 | Aprendizado de Máquina em Educação
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  • Disciplina não obrigatória
  • Desde 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
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  • Disciplina 9/22
    EDU750 | BASES DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: DAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ACADÊMICA À REVISÃO DE LITERATURA
    A leitura e a escrita no campo acadêmico: aproximações conceituais. Princípios e práticas de letramento acadêmico no âmbito da pós-graduação. Definição de revisão de literatura. Princípios básicos de análise da produção acadêmica no campo educacional. Revisão de literatura como prática e processo de compreensão dos objetos de estudo nas investigações científicas em educação.
  • Disciplina não obrigatória
  • Desde 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
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  • Disciplina 10/22
    EDU901 | CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NA GESTÃO DE INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
    Conceitos de Criatividade e Inovação. Importância da criatividade e inovação. A cultura da criatividade e inovação. A instituição educacional criativa e inovadora. Fatores de promoção,
    estímulo e apoio a criatividade em instituições educacionais. A gestão da inovação nas instituições educacionais A inovação na sala de aula. Propostas inovadoras para a gestão de instituições educacionais. 
  • Disciplina não obrigatória
  • Desde 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
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  • Disciplina 11/22
    EDU900 | CURRíCULOS, DIFERENçAS CULTURAIS E PROCESSOS EDUCATIVOS
    Estudo dos diferentes marcadores socioculturais e suas implicações nos processos de identificação e agência dos sujeitos. O currículo como espaço de produção de culturas. Redimensionamento da ação educativa na contemporaneidade: “novos” sujeitos, instituições e diálogos possíveis.
  • Disciplina não obrigatória
  • Desde 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
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  • Disciplina 12/22
    EDU550 | DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
    Introdução. Habilidades do pensamento computacional. Desenvolvimento do pensamento computacional no ensino básico: desafios e oportunidades. Ensino-aprendizagem do pensamento computacional: estratégias, recursos, ferramentas  tecnológicas e propostas de atividades. Avaliação de ferramentas.
  • Disciplina não obrigatória
  • Desde 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
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  • Disciplina 13/22
    EDU807 | DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    O método didático: meios e fins do processo educativo à luz de diversas tendências do pensamento educacional, relacionando conteúdo e forma no processo de ensino-aprendizagem; métodos de investigação do saber em interação com as formas de aprender; contribuições da didática no contexto do ensino superior brasileiro.
  • Disciplina não obrigatória
  • Desde 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
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  • Disciplina 14/22
    EDU607 | DO AUTORITARISMO À GESTÃO PARTICIPATIVA
    1. As construções sociais do conceito de gestão. 2. Perspectivas a-críticas e a-históricas de sua formação. 3. Sujeitos da gestão e suas bases epistemológicas. 4. Modelos e bases filosóficas da Gestão Escolar Tradicional. 5.Modelos e bases filosóficas da co-gestão. 6. Modelos e bases filosóficas da autogestão escolar. 7. Diversidade como aspecto fundante de uma gestão comprometida com a igualdade e justiça.
  • Disciplina não obrigatória
  • Desde 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
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  • Disciplina 15/22
    EDU606 | ELABORAÇÃO, GESTÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS
    Refletir sobre os principais aspectos teórico-práticos em Elaboração, Gestão e Avaliação de Projetos, seja em instituições públicas ou privadas, com base nos preceitos de Gerenciamento de Projetos em âmbito internacional. Fundamentos e Métodos de projetos. Análise das etapas e técnicas de um projeto, abordando seu escopo, prazo, custo e qualidade. As ênfases são dadas para os projetos que envolvam a área de Educação, porém, são possíveis suas extrapolações técnicas em várias áreas do conhecimento.
  • Disciplina não obrigatória
  • Desde 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
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  • Disciplina 16/22
    EDU701 | HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL
    Estudo da Administração Escolar e sua construção histórica no Brasil. A organização e gestão escolar na Colônia e Império. Construção da gestão e da administração escolar na República. Problemas e perspectivas da administração escolar contemporânea.
  • Disciplina não obrigatória
  • Desde 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
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  • Disciplina 17/22
    EDU805 | LITERATURA E ENSINO
    Concepções de literatura e ensino. Processos de hibridização dos gêneros. A literatura e outros sistemas semióticos. O ensino da literatura no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Letramento literário, direito à literatura e formação do leitor do texto literário. A literatura na construção de um sujeito agente de conhecimento. O professor de literatura no contexto sociocultural brasileiro.
  • Disciplina não obrigatória
  • Desde 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
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  • Disciplina 18/22
    EDU704 | Planos, Programas, Projetos Educacionais
    Estudo sócio-histórico-teórico das políticas educacionais brasileiras. 
    Estado e a formulação e implementação de políticas educacionais. 
    A educação como política social do Estado. 
    Política educacional e legislação. 
    O público e o privado na educação brasileira. 
    Planos, programas e projetos governamentais para a educação básica e as demandas da sociedade. 
    Políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva.
    Contexto das políticas públicas para a educação básica no Brasil, descentralização e controle social – limites e perspectivas. 
    A globalização e a educação para o século XXI. 
    A questão da municipalização do ensino.
  • Disciplina não obrigatória
  • Desde 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
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  • Disciplina 19/22
    EDU609 | PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
    Desenvolvimento integrado de habilidades em Língua Portuguesa: fala, escuta, leitura e escrita.
  • Disciplina não obrigatória
  • Desde 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 4 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
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  • Disciplina 20/22
    EDU801 | PROCESSOS AVALIATIVOS E TECNOLOGIAS APLICADOS À EDUCAÇÃO SUPERIOR
    Abordagem da avaliação e seus processos em relação à gestão educacional e tecnológica vigente (avaliação da aprendizagem e avaliação institucional). Dimensões do processo avaliativo e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. A centralidade da avaliação em suas diferentes dimensões: avaliação da aprendizagem, do trabalho pedagógico e institucional. Planejamento do trabalho pedagógico. A relação pedagógica nos diversos contextos formativos. Impacto das políticas de avaliação na organização do trabalho pedagógico.
  • Disciplina não obrigatória
  • Desde 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
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  • Disciplina 21/22
    EDU567 | SISTEMAS INTELIGENTES APLICADOS à EDUCAçãO
    Introdução; inteligência artificial; sistemas hipermídia; sistemas de tutoria inteligentes; sistemas hipermídia adaptativos; aprendizado de máquina; estudos de caso em educação
  • Disciplina não obrigatória
  • Desde 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
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  • Disciplina 22/22
    EDU600 | Teoria da Administração Pública
    Setor Público versus Setor Privado. Estado, Governo e Administração Pública. Externalidades. Administração versus Gestão. Princípios da Administração Pública. O processo administrativo. Finanças Públicas. Federalismo fiscal no Brasil. Recursos Humanos.
  • Disciplina não obrigatória
  • Desde 11/12/2012
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 3 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1
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