Nossa história
As aulas do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Stricto Sensu em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) tiveram início no dia 06 de outubro 2016 e aconteceram na sala/auditório de pós-graduação do prédio de pesquisas em humanidades da FIH, campus 2 JK, Diamantina (MG).
As pesquisas realizadas no âmbito do Mestrado em Estudos Rurais têm apresentado como potencialidade, força e fortaleza, uma significativa capacidade de apreender os fenômenos sociais e reelaborá-los como problemáticas científicas, com retornos qualitativos para as comunidades estudadas e com qualidade para o uso na gestão pública, principalmente com foco a superação de desigualdades sociais e regionais e na formulação de políticas públicas.
O Mestrado já formou 70 mestre ( entre 2018 a 2023), consolidando proposta interdisciplinar do Programa a partir de temáticas variadas porém todas articuladas e envolvendo análises com foco no espaço rural, como, por exemplo: religiosidade, políticas públicas, agricultura familiar, comunidades quilombolas, conflitos socioambientais, mestres de saberes populares, festividades populares, feiras, alimentação em comunidades tradicionais, tecnologias sociais, agroecologia, tecnologias da informação e comunicação no campo, comunidades ribeirinhas (rio São Francisco), turismo, gastronomia regional, escolas famílias agrícola, grupos de mulheres, educação do campo, questão indígena, mineração, dentre outros.
Em 2019 o PPGER consolidou processo de organização interno, envolvendo várias ações administrativas e pedagógicas, com significativos impactos positivos nos processos, atendendo inclusive os princípios da administração pública – legalidade, impessoalidade, moralidade administrativa, publicidade e eficiência. É expressivo deste processo, a realização de reuniões colegiadas com frequência mensal, contando com a participação de discentes e docentes permanentes e colaboradores.
A convocação do colegiado de forma contínua, organizada e programada, garantiu ambiente de discussão de várias pautas, sobretudo relativas ao funcionamento do curso – disciplinas, uso de recursos, bolsas, afastamentos, participação e realização de eventos, qualificações e defesas, editais de seleção discente, critérios para permanência e ingresso de docentes no Programa, dentre outros.
O PPGER atualmente é composto por 14 docentes permanentes e 4 colaboradores. O corpo docente tem atuação nas áreas das Ciências Humanas (Sociologia, Antropologia, História, Geografia, Psicologia, Economia, Turismo e Educação), das Ciências Agrárias (Agronomia, Zootecnia), das Ciências Biológicas (Biologia Geral), Ciências da Saúde (Nutrição, Saúde Coletiva), Ciências Linguística, Letras e Artes (Letras, Artes). Os docentes estão organizados e distribuídos nas duas linhas de pesquisa: Linha 1 – Sociedade e cultura no mundo rural e a Linha 2 – Configurações do mundo rural, meio ambiente e política.
Os pesquisadores tem experiência nas áreas de Geografia Humana, Geografia Agrária e Geografia Política; Ecologia Política e Polinização; Ciências do Solo; Extensão Rural; Zootecnia; Biologia Geral; História, História Agrária, História Regional, História Econômica; Educação, Tópicos Específicos de Educação, Educação Rural.
Com destaque em 2019, o Programa priorizou a institucionalização da demanda para criação de Revista, que após consulta entre o corpo docente e discente para indicação de nomes, foi realizada uma votação online sendo eleito o nome “Ciências dos Vales”. A campanha de divulgação e votação aconteceu concomitante a semana da VII SINTEGRA, promovendo discussão e participação de toda comunidade dos estudos rurais. Não obstante, em 2023, organizamos um livro com o compilado de produções a serem publicadas em 2024.
Outra deliberação e frente de ação do PPGER foi a adoção, mais incisiva na organização interna, das as orientações da CAPES no que tange a grupos de trabalho por eixos, incentivando a participação de egressos, docentes e discentes para a avaliação e planejamento do Programa, distribuídos em: Programa; Produção; Mestres e Inserção Regional; Autoavaliação e planejamento estratégico. Estas definições passam a orientar a atuação e organização do PPGER para 2020. Passados 7 anos de sua implantação, em setembro de 2022, os trabalhos desenvolvidos junto ao Programa, receberam a nota 4, como indicativo de excelência, pertinência e impacto social na região do Jequitinhonha. A nota, decorre da avaliação quadrienal realizada pela CAPES/MEC o que possibilita aos Estudos Rurais, candidatar uma proposta de implementação do doutorado a partir do alcance da nota 4.
Em 2023, realizamos o III Encontro dos Estudos Rurais- Reencantando o Mundo, com a intensa participação dos egressos do curso, fazendo uma autoavaliação do percurso desenvolvido e ainda realizamos o I Encontro dos Estudos Rurais, no campus UNAI- com o tema: "O rural e as ruralidades a partir das perspectivas dos produtores rurais e dos egressos da UFVJM”
Nossos cursos
Mestrado em Estudos Rurais Desde 19/09/2016 Créditos a serem cumpridos em disciplinas: 27 Créditos a serem cumpridos na elaboração do TCC: 18 Outros créditos: 0 Equivalência créditos-horas-aula: 15
Nível Mestrado | Nota: 3
Nossa localização
PPGER - UFVJMRodovia MGT 367, 5000, Faculdade interdisciplinar em Humanidades, Alto da Jacuba, Diamantina, MG, 39.100-000