Disciplina ES27334 - EDUCAÇÃO, CULTURA E PROCESSOS FORMATIVOS NO CAMPO - PPGER

Estrutura curricular

Disciplina do PPGER
ES27334 - EDUCAÇÃO, CULTURA E PROCESSOS FORMATIVOS NO CAMPO

  • Disciplina não obrigatória
  • Início: 19/09/2016
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 4 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 0
  • Ementa
  • O histórico e o processo de consolidação da educação do campo no Brasil. O histórico e a consolidação da assistência técnica e extensão rural (ATER) brasileira. Os processos da educação formal e educação popular no contexto do campo. A relação da educação e cultura nos processos de aprendizagem e o enfoque campesino a campesino nos processos de educação e ATER.
  • Bibliografia
  • BRANDÃO, C.R. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis, RJ: Vozes. 2012. CALDART, R.S.; PEREIRA, I.B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. 2. ed. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012. CALDART, R.S. Pedagogia do Movimento Sem Terra. 4. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012. GHEDIN, E. Educação do Campo: Epistemologia e práticas. São Paulo: Cortez, 2012. GHEDIN, E.; FRANCO, M.A.S. Questão de Método na construção da pesquisa em educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011. FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. HEMMATI, M. Multi-stakeholder process for governance and sustainability: beyond deadlock and conflict. With contributions Felix Dodds, Jasmin Enayati and Jan Mcharry. London: Earthscan Publications Ltd., 2002. HOROCHOVSK, R. R. Discutindo empoderamento. In: LÜCHMANN, L. H. H.; SELL, C. E.; BORBA, J. (Orgs.). Movimentos Sociais, participação e reconhecimento. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2008. LONG, N. Sociología del desarrollo: una perspectiva centrada en el actor. Mexico: Centro de Investigaciones y Estudios Superiores em Antropología Social - El Colegio de San Luís, 2007. LYSON, T. A. Civic agriculture: reconnecting farm, food and community. Massachusetts: Tufts University Press e University Press of New England-Hanover and London, 2004. RIBEIRO, E.M. Sete Estudos sobre a Agricultura Familiar do Vale do Jequitinhonha. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2013. RIBEIRO, M. Movimento Camponês, trabalho e educação: liberdade, autonomia, emancipação: princípios da formação humana. São Paulo: Expressão Popular, 2010. SCOONES, I.; THOMPSON, J. Knowledge, power and agriculture – towards a theoretical understanding. In: SCOONES, I.; THOMPSON, J. Beyond Farmer First: Rural people’s knowledge, agricultural research and extension practice. London: Intermediate Technology Publications, 1994.