Dissertação/Tese do PPGER
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL
DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI: Um estudo sobre o acesso e
permanência
Discente de mestradoData: 16/07/2019 Hora: 14:00 Local: Mini auditório do BHU - Centro de Estudos em Humanidades.
Ver TCC em PDF
KLEITON L C
Defesa
ResumoPalavras-chave:
Esta pesquisa tem por enfoque o caso da Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O objetivo deste
estudo é investigar os fatores que possibilitam o acesso e a permanência dos estudantes do
Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM. Com o olhar voltado para o
acesso e a permanência de estudantes do campo no Ensino Superior Público e buscando o
atendimento dos objetivos propostos, alguns caminhos metodológicos foram percorridos.
Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, cujo percurso metodológico abarcou a
realização de revisão bibliográfica interdisciplinar sobre a temática em tela; pesquisa
documental na UFVJM e entrevistas semiestruturadas com 14 (quatorze) estudantes dos
últimos módulos do curso, buscando conhecer, sob a ótica dos discentes, as perspectivas de
ingresso e manutenção desse público no ensino superior. A intenção foi identificar o perfil
socioeconômico dos discentes da LEC, evidenciando ações pedagógicas, estruturais,
financeiras/orçamentárias viabilizadas pela instituição para fomentar o acesso e a
permanência dos estudantes. As análises empreendidas se mostraram relevantes para esta
pesquisa, pois permitiu compreender de forma mais sistematizada as reais condições
oferecidas pela UFVJM para fomentar o acesso e a permanência dos estudantes da LEC.
Observamos que a permanência das classes populares no ensino superior se atrela a políticas
públicas de acesso e permanência até aqui implementadas, tanto pelo Estado quanto pela
UFVJM. Esta pesquisa confirma a importância de um curso superior em Regime de
Alternância, da política de assistência estudantil, de programas institucionais como o
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Diversidade e das relações
humanas como fatores tanto de acesso quanto de permanência dos estudantes do Campo na
Universidade, reafirmando a relevância do processo de democratização da universidade
enquanto bem público, delineando um cenário menos elitista e mais democrático e
interepistêmico. Tais fatores emergem com forças transformadoras capazes de promover o
desenvolvimento social e o aprimoramento das condições curriculares e socioambientais
vigentes, refletindo no ganho de desempenho do indivíduo e na construção de uma
universidade mais justa e democrática em termos de acesso e oportunidades formativas.
Licenciatura em Educação do Campo; Universidade Pública; Acesso.
Permanência.
AbstractKeywords:
This research focuses on the case of the Licentiate in Field Education (LEC) of the Federal
University of the Jequitinhonha and Mucuri Valleys (UFVJM). The objective of this study is
to investigate the factors that allow the access and permanence of the students of the
Undergraduate Course in Field Education at UFVJM. With a view to the access and the
permanence of students of the field in Public Higher Education and seeking the fulfillment of
the proposed objectives, some methodological paths were crossed. It is a qualitative research,
whose methodological course covered the realization of an interdisciplinary bibliographical
review on the subject matter on the screen; documentary research at the UFVJM and semistructured interviews with 14 students from the last modules of the course, seeking to know,
from the viewpoint of the students, the prospects of entry and maintenance of this public in
higher education. The intention was to identify the socioeconomic profile of the students of
the LEC, evidencing pedagogical, structural, financial/budgetary actions enabled by the
institution to foster students' access and permanence. The analyzes undertaken were relevant
for this research, since it allowed to understand in a more systematized way the real
conditions offered by the UFVJM to foment the access and the permanence of the students of
the LEC. We observed that the permanence of the popular classes in higher education is
linked to public policies of access and permanence hitherto implemented, both by the State
and by the UFVJM. This research confirms the importance of a higher course in Alternation
Regime, student assistance policy, institutional programs such as the Institutional Scholarship
Program (PIBID) Diversity and human relations as factors of both access and permanence of
the field students at the University, reaffirming the relevance of the university's
democratization process as a public good, outlining a less elitist and more democratic and
interepistemic scenario. These factors emerge with transformative forces capable of
promoting social development and the improvement of current curricular and socioenvironmental conditions, reflecting the individual's gain in performance and the building of a
more just and democratic university in terms of access and training opportunities.
Degree in Field Education; Public University; Access. Permanence.
Banca de defesa
PresidenteNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver ORCID Ver página pessoal
Josélia Barroso Queiroz Lima
Participante internoNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver ORCID Ver página pessoal
Nadja Maria Gomes Murta
Participante externoNacionalidade: Brasileira
Ana F A d F