Projeto de pesquisa do PPGER
Feiras livres: Biodiversidade, cultura e sustentabilidade na promoção de cadeias curtas em sistema alimentar local
Objetivo Geral:
Estudar as feiras livres de Araçuaí na promoção da sociabilidade, preservação cultural e sustentabilidade econômica, com ênfase na valorização dos produtos locais e a relação entre as cadeias curta e convencional de produção da agricultura familiar.
Objetivos Específicos:
1. Investigar a origem, variedade e variação sazonal dos produtos comercializados na feira livre de Araçuaí ao longo do ano.
2. Avaliar os incentivos e apoios recebidos pelos feirantes e produtores de artesanato, incluindo os tipos de incentivos fornecidos por entidades como a prefeitura, associações e cooperativas, bem como a relação dos feirantes com outros produtores e as formas de colaboração e apoio mútuo.
3. Comparar os benefícios socioeconômicos e ambientais das cadeias curtas e convencionais de produção, analisando o impacto da proximidade entre produtores e consumidores na sustentabilidade econômica dos agricultores familiares, os benefícios ambientais das cadeias curtas em relação ao uso de embalagens e práticas sustentáveis, e os desafios enfrentados pelos agricultores nas cadeias convencionais, incluindo remuneração e transparência na comercialização.