Disciplina FIS0011 - Controle e desenvolvimento motor do nascimento ao envelhecimento - PPGFisio

Estrutura curricular

Disciplina do PPGFisio
FIS0011 - Controle e desenvolvimento motor do nascimento ao envelhecimento

  • Disciplina não obrigatória
  • Início: 05/08/2019
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 2 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 0
  • Ementa
  • Perspectiva histórica e abordagem das teorias de controle e desenvolvimento motor. Problemas do Controle Motor. Abordagem Ecológica. Abordagem dos Sistemas Dinâmicos. Bases mecânicas e fisiológicas do movimento humano e contribuição teórica para a prática clínica. Pressupostos teóricos do processo contínuo do desenvolvimento motor durante o ciclo da vida. Fatores filogenéticos e ontogenéticos do desenvolvimento motor. Sequências de habilidades motoras e de controle de objeto. Adaptações biomecânicas durante o desenvolvimento. Instrumentos de avaliação do desenvolvimento motor.
  • Bibliografia
  • BIBLIOGRAFIA BÁSICA
    GALLAHUE, DL.; OZMUN, JC.; GOODWAY, JD. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. 7ª ed. Porto Alegre: MacGraw Hill, 2013. 488 p. ISBN 9788580551808

    CARR, Janet; SHEPHERD, Roberta B. Ciência do movimento: fundamentos para a fisioterapia na reabilitação - 2. ed. / 2003. Barueri, SP: Manole, 2003. xiii, 220 p. ISBN 8520413668 (broch.).

    SHUMWAY-COOK, Anne, 1947-; WOOLLACOTT, Marjorie H. Controle motor: teoria e aplicações práticas. 3. ed. Barueri, SP: Manole, 2010. x, 621 p. ISBN 9788520427477 (enc.).

    VAUCLAIR, Jacques. Desenvolvimento da criança do nascimento aos dois anos: motricidade, percepção, cognição. Lisboa: Instituto Piaget, c2004. 277 p. (Epigénese, desenvolvimento e psicologia; 89). ISBN 9789727719358 (broch.).

    GO TANI. Aprendizagem Motora: tendências, perspectivas e problemas de investigação. In: Comportamento motor – Aprendizagem e Desenvolvimento. Guanabara Koogan. 2013.

    GOLDING, J.; EMMETT, P.; ILES-CAVEN, Y.; STEER, C.; LINGAM, R. A Review of Environmental Contributions to Childhood Motor Skills. Journal of Child Neurology, v. 29, n.11, p.1531-1547, 2014.

    DA COSTA, C. S., BATISTÃO, M. V., ROCHA, N. A. Quality and Structure of Variability in Children During Motor Development: a systematic review. Research in Developmental Disabilities, v. 34, n. 9, p. 2810-2830, 2013.

    SÁ, FE, NUNES, NP, GONDIM, EJL ALMEIDA, AKF, ALENCAR, AJC, CARDOSO, 4 KVV. Intervenção parental melhora o desenvolvimento motor de lactentes de risco: série de casos. Fisioterapia e Pesquisa, v. 24, n.1, p.15-21, 2017.

    FERRACIOLI, M. C.; HIRAGA, C. Y.; PELLEGRINI, A. M. Emergence and stability of interlimb coordination patterns in children with developmental coordination disorder. Research in Developmental Disabilities, v. 35, n. 2, p. 348-356, 2014.

    ANDRADE, V. L. B., FERRACIOLI, M. C., HIRAGA, C. Y., PASCULLI, A. G., PELLEGRINI, A. M. Effect of wrist position on young adults pinch grip control. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 23(3), 2015.

    BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
    TURVEY MT (2007). Action and perception at the level of synergies. Hum Mov Sci; 26(4):657-97.

    SHERWOOD DE; LEE TD (2003). Schema theory: Critical Review and Implications for the role of cognition in a New Theory of Motor Learning. RQES. 74 (4): 376-82.

    KELSO JAS; Schöner GS (1998). Self-organization of coordinative movement patterns. Human Movement Science. 7:27-46.

    BERNSTEIN N. The coordination and regulation of Movement. London: Pergamon Press. 1967.

    KELSO JSA (1994). The information characteristics of self-organized coordination dynamics. Hum Mov Sci. 13:393-413.

    SCHOLZ JP (1990). Dynamic pattern theory: some implications for therapeutics. Physical Therapy.1990.70:827-43.

    FONSECA ST; FARIA CDMF; OCARINO JM, MACINI MC (2007). Abordagem ecológica à percepção e ação: Fundamentação para o comportamento motor. Brasilian Journal of Motor Behavior; 2(1):1-10.

    GOLLHOFER, A., WOLFGANG T., NIELSEN, J. B. Routledge Handbook of Motor Control and Motor Learning. Disponível em: http://avaxhome.ws/blogs/ChrisRedfield. Acesso em: 20 de abr. 2017.

    YANG, S. C., LIN, S. J., TSAI, C.Y. Effect of Sex, Age, nnd BMI on The Development of Locomotor Skills and Object Control Skills Among Preschool Children. Perceptual and motor skills. v.121, n. 3, p. 873-888, 2015.

    BARNETT, L. M., MINTO, C., LANDER, N., HARDY, L. L. Interrater reliability assessment using the Test of Gross Motor Development-2. Journal of science and medicine in sport, v. 17, n. 6, p. 667-670, 2014.

    GAJEWSKA, E., SOBIESKA, M. Qualitative elements of early motor development that influence reaching of the erect posture. A prospective cohort study. Infant 5 Behavior and Development, v. 39, p.124-130, 2015.

    DE ALBUQUERQUE, P. L., LEMOS, A., GUERRA, M. Q., EICKMANN, S. H. Accuracy of the Alberta Infant Motor Scale (AIMS) to detect developmental delay of gross motor skills in preterm infants: a systematic review. Developmental neurorehabilitation, v. 18, n. 1, p. 15-21, 2015.