Disciplina FIS0006 - Teoria e prática da intervenção motora - PPGFisio

Estrutura curricular

Disciplina do PPGFisio
FIS0006 - Teoria e prática da intervenção motora

  • Disciplina não obrigatória
  • Início: 05/08/2019
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 2 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 0
  • Ementa
  • Vislumbra os estudos clássicos e contemporâneos sobre a intervenção motora em suas diferentes áreas de atuação e as reflexões sobre elaboração e aplicação de métodos e procedimentos de intervenção. Traz para a Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional as análises conceituais e críticas sobre o Comportamento Motor e suas implicações na teoria e na prática, assim como estabelece relações interdisciplinares neste campo de estudo.
  • Bibliografia
  • BIBLIOGRAFIA BÁSICA
    GALLAHUE, DL.; OZMUN, JC.; GOODWAY, JD. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. 7ª ed. Porto Alegre: MacGraw Hill, 2013. 488 p. ISBN 9788580551808

    SHUMWAY-COOK, Anne, 1947-; WOOLLACOTT, Marjorie H. Controle motor: teoria e aplicações práticas. 3. ed. Barueri, SP: Manole, 2010. x, 621 p. ISBN 3 9788520427477 (enc.).

    PELLEGRINI, A. M. (Ed.) Coletânea de estudos: comportamento motor. Movimento, 1997.

    SPRINGER, S. P.; DEUTSCH, G. Left brain, right brain: Perspectives from cognitive neuroscience. WH Freeman/Times Books/Henry Holt & Co, 1998.

    TEIXEIRA, L. A. (Ed.). Avanços em comportamento motor. Movimento, 2001.

    ARAÚJO, D. et al. Emergence of sport skills under constraints. Skill acquisition in sport: Research, theory and practice, p. 409, 2004.

    CANFIELD, J. T. Aprendizagem de habilidades motoras II: o que muda com a prática. Revista Paulista de Educação Física, supl., v. 3, p. 72-8, 2000.

    FERRACIOLI, M. C.; HIRAGA, C. Y.; PELLEGRINI, A. M. Emergence and stability of interlimb coordination patterns in children with developmental coordination disorder. Research in developmental disabilities, v. 35, n. 2, p. 348-356, 2014.

    PELLEGRINI, A. M. A aprendizagem de habilidades motoras I: o que muda com a prática. Revista Paulista de Educação Física, v. 3, p. 29-34, 2000.

    RODRIGUES, S. T.; FERRACIOLI, M. C.; DENARDI, R. A. Learning a complex motor skill from video and point-light demonstrations. Perceptual and motor skills, v. 111, n. 2, p. 307-323, 2010.

    SCHMIDT, R. A.; LEE, T. Motor control and learning. Human kinetics, 1998.

    TURVEY, M. T. Coordination. American psychologist, v. 45, n. 8, p. 938, 1990.

    BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
    1) SCHMIDT, R. A. A schema theory of discrete motor skill learning. Psychological review, v. 82, n. 4, p. 225, 1975.

    2) SPRINGER, S. P.; DEUTSCH, G. Left brain, right brain: Perspectives from cognitive neuroscience. WH Freeman/Times Books/Henry Holt & Co, 1998.

    3) SWINNEN, S. P. Intermanual coordination: from behavioural principles to neural-network interactions. Nature Reviews Neuroscience, v. 3, n. 5, p. 348- 359, 2002.