Disciplina PPV504 - ESTÁGIO DE DOCÊNCIA - PPGPV

Estrutura curricular

Disciplina do PPGPV
PPV504 - ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

  • Disciplina obrigatória
  • Início: 01/01/2006
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 2 (Créditos não computáveis)
  • Períodos de oferta: 0
  • Ementa
  • Treinamento dos alunos em docência, por meio acompanhamento e ministração de aulas para graduação com realização de plano de aula sobre o tema a ser ministrado com a supervisão do docente orientador
  • Bibliografia
  • ANASTASIOU, L.G.C., PIMENTA, S.G. Docência no ensino superior. 4. Ed, São Paulo, Editora Cortez, 2010, 279p. ARAÚJO, J.C. Internet e ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro, Editora Lucerna, 2007, 288p. BEAULIEU, D. Técnicas de impacto na sala de aula: 88 atividades para envolver seus alunos. 3. ed.,Petrópolis, Editora Vozes, 2010, 181p. BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo, Editora Ática, 2008, 128p. DÍAZ B.J. Estratégias de ensino-aprendizagem. 28.ed, Petropólis, RJ, Editora Vozes, 2007, 312p. ESTRELA, C. Metodologia científica-ciência, ensino e pesquisa. 2.ed, São Paulo, Editora Artes Médicas, 2005, 794p. FREITAS, H.C.L. O trabalho como princípio articulador na prática de ensino e nos estágios. 5. Ed, Campinas, SP, Editora Papirus, 2007, 248p. Gil, A. C. Didática do Ensino superior. 1 edição, São Paulo: Atlas, 2008. GRANVILLE, M.A. Sala de aula: ensino e aprendizagem. Campinas, SP, Editora Papirus, 2008, 335p. KENSKI, V.M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 8. Ed, Campinas, SP, Editora Papirus, 2010, 157p. Lthaus, M. T. M.; Zanon, D. P. Didática. Ponta Grossa: Ed. UEPG/NUTEAD, 2010, 151 p. MARTINS, J.S. Projetos de pesquisa: estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula. 2. Ed, Campinas, SP, Editora Armazém do Ipê, 2007, 184p. Masetto, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003a. MIRANDA, M.I., SILVA, L.C. Estágio supervisionado e prática de ensino: desafios e possibilidades. Araraquara, Editora Junqueira e Marin, 2008, 178p. MORIN, E. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortês, 2009. Oliven, A. C. Histórico da educação superior no Brasil. In: Soares, M. S. A. et al, 2002. A educação superior no Brasil. Porto Alegre, 2002. PICONEZ, S.C.B. A Prática de Ensino. 14.ed, São Paulo, Papirus, 2007, 139p. Pimenta, S. G.; Anastasiou, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. SANTOS, M.F. Os elementos verbais e não-verbais no discurso de sala de aula: Maceió, Editora Edufal, 2007, 161p. Spoelstra H, Stoyanov S, Burgoyne L, Bennett D, Sweeney C, Drachsler H, Vanderperren K, Van Huffel S, McSweeney J, Shorten G, O Flynn S, Cantillon-Murphy P, O Tuathaigh C. Convergence and translation: attitudes to interprofessional learning and teaching of creative problem-solving among medical and engineering students and staff. BMC Med Educ. 2014 Jan 22; 14(1):14.