Estrutura curricular
Disciplina do PPGPV
PPV502 - SEMINÁRIO I
Disciplina obrigatóriaInício: 01/01/2006Nível: Mestrado e DoutoradoCréditos: 1 (Créditos não computáveis)Períodos de oferta: 0 Ementa
Todos os alunos do PPGPV devem cursar durante o período em que estiverem matriculados. Todo aluno deverá apresentar um seminário sobre tema livre relacionado à produção vegetal, que não seja assunto específico de seu projeto de dissertação.Bibliografia
1. BASTOS, L.R. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses, dissertações e monografias. 6.Ed, Rio de Janeiro,
Editora LTC, 2003, 222p.
2. BEAULIEU, D. Técnicas de impacto na sala de aula: 88 atividades para envolver seus alunos. 3. ed., Petrópolis, Editora Vozes, 2010,
181p.
3. BEGG C, CHO M, EASTWOOD S, HORTON R, MOHER D, OLKIN I, et al. Improving the quality of reporting of randomized
controlled trials. The CONSORT statement. JAMA 1996;276:637-9.
4. BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo, Editora Ática,
2008, 128p.
5. CARVALHO MCM. Metodologia científica: fundamentos e técnicas construindo o saber.4ªed.Papirus,1994.
6. DAY, RA; GASTEL, B. How to write and publish a scientific paper. 6th Edition. Greenwood press. 2006.
7. DÍAZ B.J. Estratégias de ensino-aprendizagem. 28.ed, Petropólis, RJ, Editora Vozes, 2007, 312p.
8. DINIZ D; SUGAI A; GUILHEN D; SQUINCA F. Ética em pesquisa. Temas Globais. Editora UNB. Brasília, 2008.
9. ESTRELA, C. Metodologia Científica-ciência, ensino e pesquisa. 2.ed, São Paulo, Editora Artes Médicas, 2005, 794p.
10. FEITOSA, V.F. Redação de textos científicos. 11. Ed, Campinas, SP, Editora Papirus, 2007, 155p.
11. FIORIN, J.L., SAVIOLI, F.P. Para entender o texto: leitura e redação. 17. Ed, São Paulo, Editora Ática, 2007, 431p.
12. HULLEY SB, CUMMING SR, BROWNER WS. Delineando a pesquisa clínica. 2ª ed. São Paulo, Artes Médicas; 2003.
13. LAKATOS E, MARCONI M, ANDRADE. Metodologia Científica. Editora Atlas 5ª Edição 2007.
14. MARTINS, J.S. Projetos de pesquisa: estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula. 2. Ed, Campinas, SP, Armazém do Ipê,
2007, 184p.
15. MEDEIROS, J.B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 11. ed., São Paulo, Editora Atlas, 2009, 321p.
16. OLIVEIRA, J.L. Texto acadêmico: técnicas de redação e de pesquisa científica. 7.ed., Petrópolis, RJ, Editora Vozes, 2011, 222p.
17. OLIVEIRA, M.M. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. 5. ed., Rio de Janeiro, Editora Elsevier, 2011, 197p.
18. REY L. Planejar e redigir trabalhos científicos. Edgard Blücher, São Paulo; 1987.
19. SANTOS, M.F. Os elementos verbais e não-verbais no discurso de sala de aula: Maceió, Editora Edufal, 2007, 161p.
20. SILVA, L.A. Redação: qualidade na comunicação escrita. Curitiba, Editora Ibpex, 2005, 170p.
21. SPECTOR, N. Manual para redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. 2. ed., Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2002,
150p.
22. VEIGA, I.P.A. Técnicas de ensino: por quê não. 18. Ed. Campinas, SP, Editora Papirus, 2007, 149p.