Estrutura curricular
Disciplina do PPGPV
PPV503 - SEMINÁRIO II
Disciplina obrigatóriaInício: 01/01/2006Nível: Mestrado e DoutoradoCréditos: 1 (Créditos não computáveis)Períodos de oferta: 0 Ementa
Apresentação do projeto de dissertação, sendo este avaliado pelo comitê de orientação do respectivo discente.Bibliografia
1. BASTOS, L.R. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses, dissertações e monografias. 6.Ed, Rio
de Janeiro, Editora LTC, 2003, 222p.
2. ESTRELA, C. Metodologia Científica-ciência, ensino e pesquisa. 2.ed, São Paulo, Editora Artes Médicas, 2005, 794p.
3. FEITOSA, V.F. Redação de textos científicos. 11. Ed, Campinas, SP, Editora Papirus, 2007, 155p.
4. FIORIN, J.L., SAVIOLI, F.P. Para entender o texto: leitura e redação. 17. Ed, São Paulo, Editora Ática, 2007, 431p.
5. MARTINS, J.S. Projetos de pesquisa: estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula. 2. Ed, Campinas, SP,Editora
Armazém do Ipê, 2007, 184p.
6. MEDEIROS, J.B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 11. ed., São Paulo, Editora Atlas,2009,
321p.
7. OLIVEIRA, J.L. Texto acadêmico: técnicas de redação e de pesquisa científica. 7.ed., Petrópolis, RJ, Editora Vozes,2011,
222p.
8. OLIVEIRA, M.M. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. 5. ed., Rio de Janeiro, Editora
Elsevier, 2011, 197p.
9. SILVA, L.A. Redação: qualidade na comunicação escrita. Curitiba, Editora Ibpex, 2005, 170p.
10. SPECTOR, N. Manual para redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. 2. ed., Rio de Janeiro,
EditoraGuanabara Koogan, 2002, 150p.
11. BEAULIEU, D. Técnicas de impacto na sala de aula: 88 atividades para envolver seus alunos. 3. ed., Petrópolis, Editora
Vozes, 2010, 181p.
12. BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo,
Editora Ática, 2008, 128p.
13. DÍAZ B.J. Estratégias de ensino-aprendizagem. 28.ed, Petropólis, RJ, Editora Vozes, 2007, 312p.
14. SANTOS, M.F. Os elementos verbais e não-verbais no discurso de sala de aula: Maceió, Editora Edufal, 2007, 161p.
15. VEIGA, I.P.A. Técnicas de ensino: por quê não. 18. Ed. Campinas, SP, Editora Papirus, 2007, 149p.