Estrutura curricular
Disciplina do PPGPV
PPV507 - ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I
Disciplina obrigatóriaInício: 02/03/2015Nível: DoutoradoCréditos: 2 (Créditos não computáveis)Períodos de oferta: 0 Ementa
Treinamento dos alunos em docência, por meio acompanhamento e ministração de aulas para graduação com realização de
plano de aula sobre o tema a ser ministrado com a supervisão do docente orientadorBibliografia
1. ANASTASIOU, L.G.C., PIMENTA, S.G. Docência no ensino superior. 4. Ed, São Paulo, Editora Cortez, 2010, 279p.
2. ARAÚJO, J.C. Internet e ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro, Editora Lucerna, 2007, 288p.
3. BEAULIEU, D. Técnicas de impacto na sala de aula: 88 atividades para envolver seus alunos. 3. ed., Petrópolis, Editora
Vozes, 2010, 181p.
4. BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo,
Editora Ática, 2008, 128p.
5. DÍAZ B.J. Estratégias de ensino-aprendizagem. 28.ed, Petropólis, RJ, Editora Vozes, 2007, 312p.
6. ESTRELA, C. Metodologia científica-ciência, ensino e pesquisa. 2.ed, São Paulo, Editora Artes Médicas, 2005, 794p.
7. FREITAS, H.C.L. O trabalho como princípio articulador na prática de ensino e nos estágios. 5. Ed, Campinas, SP, Editora
Papirus, 2007, 248p.
8. Gil, A. C. Didática do Ensino superior. 1 edição, São Paulo: Atlas, 2008.
9. GRANVILLE, M.A. Sala de aula: ensino e aprendizagem. Campinas, SP, Editora Papirus, 2008, 335p.
10. KENSKI, V.M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 8. Ed, Campinas, SP, Editora Papirus, 2010, 157p.
11. Lthaus, M. T. M.; Zanon, D. P. Didática. Ponta Grossa: Ed. UEPG/NUTEAD, 2010, 151 p.
12. MARTINS, J.S. Projetos de pesquisa: estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula. 2. Ed, Campinas, SP, Editora
Armazém do Ipê, 2007, 184p.
13. Masetto, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003a.
14. MIRANDA, M.I., SILVA, L.C. Estágio supervisionado e prática de ensino: desafios e possibilidades. Araraquara, Editora
Junqueira e Marin, 2008, 178p.
15. MORIN, E. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortês, 2009.
16. OLIVEN, A. C. Histórico da educação superior no Brasil. In: Soares, M. S. A. et al, 2002. A educação superior no Brasil.
Porto Alegre, 2002.
17. PICONEZ, S.C.B. A Prática de Ensino. 14.ed, São Paulo, Papirus, 2007, 139p.
18. Pimenta, S. G.; Anastasiou, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
19. SANTOS, M.F. Os elementos verbais e não-verbais no discurso de sala de aula: Maceió, Editora Edufal, 2007, 161p.
20. SPOELSTRA H, STOYANOV S, BURGOYNE L, BENNETT D, SWEENEY C, DRACHSLER H, VANDERPERREN
K, VAN HUFFEL S, MCSWEENEY J, SHORTEN G, O FLYNN S, CANTILLON-MURPHY P, O TUATHAIGH C.
Convergence and translation: attitudes to interprofessional learning and teaching of creative problem-solving among
medical and engineering students and staff. BMC Med Educ. 2014 Jan 22; 14(1):14.