Disciplina PPV507 - ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I - PPGPV

Estrutura curricular

Disciplina do PPGPV
PPV507 - ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I

  • Disciplina obrigatória
  • Início: 02/03/2015
  • Nível: Doutorado
  • Créditos: 2 (Créditos não computáveis)
  • Períodos de oferta: 0
  • Ementa
  • Treinamento dos alunos em docência, por meio acompanhamento e ministração de aulas para graduação com realização de plano de aula sobre o tema a ser ministrado com a supervisão do docente orientador
  • Bibliografia
  • 1. ANASTASIOU, L.G.C., PIMENTA, S.G. Docência no ensino superior. 4. Ed, São Paulo, Editora Cortez, 2010, 279p. 2. ARAÚJO, J.C. Internet e ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro, Editora Lucerna, 2007, 288p. 3. BEAULIEU, D. Técnicas de impacto na sala de aula: 88 atividades para envolver seus alunos. 3. ed., Petrópolis, Editora Vozes, 2010, 181p. 4. BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo, Editora Ática, 2008, 128p. 5. DÍAZ B.J. Estratégias de ensino-aprendizagem. 28.ed, Petropólis, RJ, Editora Vozes, 2007, 312p. 6. ESTRELA, C. Metodologia científica-ciência, ensino e pesquisa. 2.ed, São Paulo, Editora Artes Médicas, 2005, 794p. 7. FREITAS, H.C.L. O trabalho como princípio articulador na prática de ensino e nos estágios. 5. Ed, Campinas, SP, Editora Papirus, 2007, 248p. 8. Gil, A. C. Didática do Ensino superior. 1 edição, São Paulo: Atlas, 2008. 9. GRANVILLE, M.A. Sala de aula: ensino e aprendizagem. Campinas, SP, Editora Papirus, 2008, 335p. 10. KENSKI, V.M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 8. Ed, Campinas, SP, Editora Papirus, 2010, 157p. 11. Lthaus, M. T. M.; Zanon, D. P. Didática. Ponta Grossa: Ed. UEPG/NUTEAD, 2010, 151 p. 12. MARTINS, J.S. Projetos de pesquisa: estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula. 2. Ed, Campinas, SP, Editora Armazém do Ipê, 2007, 184p. 13. Masetto, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003a. 14. MIRANDA, M.I., SILVA, L.C. Estágio supervisionado e prática de ensino: desafios e possibilidades. Araraquara, Editora Junqueira e Marin, 2008, 178p. 15. MORIN, E. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortês, 2009. 16. OLIVEN, A. C. Histórico da educação superior no Brasil. In: Soares, M. S. A. et al, 2002. A educação superior no Brasil. Porto Alegre, 2002. 17. PICONEZ, S.C.B. A Prática de Ensino. 14.ed, São Paulo, Papirus, 2007, 139p. 18. Pimenta, S. G.; Anastasiou, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. 19. SANTOS, M.F. Os elementos verbais e não-verbais no discurso de sala de aula: Maceió, Editora Edufal, 2007, 161p. 20. SPOELSTRA H, STOYANOV S, BURGOYNE L, BENNETT D, SWEENEY C, DRACHSLER H, VANDERPERREN K, VAN HUFFEL S, MCSWEENEY J, SHORTEN G, O FLYNN S, CANTILLON-MURPHY P, O TUATHAIGH C. Convergence and translation: attitudes to interprofessional learning and teaching of creative problem-solving among medical and engineering students and staff. BMC Med Educ. 2014 Jan 22; 14(1):14.