ppgq-programa-de-pos-graduacao-em-quimica
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
universidade-federal-dos-vales-do-jequitinhonha-e-mucuri

Internacionalização e Inserção Regional

Internacionalização
Sempre que disponibilizada pela instituição (como programa de capacitação da Organização dos estados americanos (OEA)), o  PPPGQ-UFVJM tem ofertado vagas  (incluindo bolsas institucionais) para  a capacitação de estudantes graduados em nível superior das Américas. Além do impacto social nos países de origem, essa iniciativa permite, futuramente, a aproximação do PPGQ-UFVJM com as Instituições Nacionais de origem desses discentes estrangeiros e assim estabelecer colaborações e cooperações internacionais.
Desde a ultima avaliação quadrienal (2013-2016), o programa tem incentivado seus docentes para a realização de estágios de pós-doutoramento no exterior. Todavia, no cenário atual, há uma escassez de bolsas para essa modalidade. Mesmo assim, o docente Wallans Torres Pio dos Santos realizou um estágio na Universidade de Oxford sob tutela do professor Richard G. Compton. Em adição, o professor Rodrigo Moreira Verly conseguiu um acordo de co-tutela do Discente de doutorado Kelton Rodrigues com a Université de Strasbourg, representada pelo docente Burkhard Bechinger. O discente partiu em missão ainda em 2020 e permanecerá até o segundo semestre d 2021. Cabe destacar ainda que os primeiros resultados da parceria foram recentemente publicaddos: NUNES, L.O. ; MUNHOZ, V.H.O. ; SOUSA, A.A. ; DE SOUZA, K.R. ; SANTOS, T.L. ; BEMQUERER, M.P. ; FERREIRA, D.E.C. ; DE MAGALHÃES, MARIANA T.Q. ; RESENDE, J.M. ; ALCÂNTARA, A.F.C. ; Aisenbrey, C. ; VELOSO, D.P. ; Bechinger, B. ; VERLY, R.M. . High-resolution structural profile of hylaseptin-4: Aggregation, membrane topology and pH dependence of overall membrane binding process. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-BIOMEMBRANES, v. 1863, p. 183581, 2021.
No organograma da UFVJM, a Diretoria de Relações Internacionais constitui um órgão executivo de assessoramento, vinculado à reitoria da UFVJM. A DRI é o setor responsável pela política de internacionalização da universidade e tem como objetivo precípuo estimular, promover, apoiar e implementar acordos de cooperação técnica, científica e cultural, viabilizando o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e técnicos da UFVJM, assim como acolher docentes, discentes e técnicos beneficiários desses acordos.
http://www.ufvjm.edu.br/dri/

Inserção social
Um dos objetivos do programa é fomentar o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, social e cultural da sua região de influência nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e de assumir o papel condutor do desenvolvimento sustentável desta vasta região, historicamente estigmatizadas pelos baixos indicadores sociais exibidos (IDH médio inferior a 0,650, permitindo inferir um estágio de desenvolvimento ainda incipiente), embora apresente um exuberante natureza e  abundância de recursos não explorados.  
A importância do programa de mestrado em Química da UFVJM dá-se também pelo fato de que a maioria das IFES mineiras localiza-se na metade sul do Estado, enquanto a UFVJM tem sua área de atuação na metade norte, atendendo municípios mais carentes.
Neste contexto, o programa tem atuado no sentido de ampliar o seu raio de ação e oferecer à sua comunidade (muitos deles oriundos da própria UFVJM) uma formação acadêmica integral de qualidade, e assim, permitindo uma transformação da realidade social, econômica e mesmo ambiental da região dos Vales.
Apoiado pela PRPPG-UFVJM o programa oferta além de bolsas CAPES e FAPEMIG, bolsas institucionais UFVJM, que auxiliam na fixação do discente durante seu mestrado e impulsionam a pesquisa na região. O programa está focado em contribuir para o desenvolvimento regional, nacional e global por meio da produção de conhecimento científico e de inovações tecnológicas, estando sintonizados com as demandas das regiões dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Norte e Noroeste de Minas Gerais. O programa cumpre com sua função social não somente com produção científica e tecnológica, mas formando profissionais de elevada qualificação, muitos deles oriundos dos próprios Vales, do Norte e do Noroeste e do Estado.
Interface com a educação básica
O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ-UFVJM) desenvolve atividades destacadas nà difusão dos conhecimentos relacionados à área química envolvendo alunos e professores da educação básica na Região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.  
Recentemente o PPGQ aprovou junto a edital 18/2020 da capes duas bolsas de doutorado voltadas a Cadeia minero-Química do Lítio e, por intermédio da FAPEMIG, iniciou conversas com a Companhia Brasileira de lítio (CBL), através de seu presidente para o estabelecimento de parcerias estratégicas para o desenvolvimento de novas rotas de purificação de compostos de lítio e outras voltadas para o ambiente.  A CBL tem suas unidades de extração e processamento do minério de lítio na região de atuação da UFVJM.  Em adição submeteu recentemente mais uma proposta a FAPEMIG, relativo ao edital CAPES 04/2021 mais duas bolsas de doutorado, dessa vez na área de biotecnologia voltada ao desenvolvimento do semiárido brasileiro.
No segundo semestre de 2020, o programa criou sua pagina na rede social instagram, ppgq@ufvjm, a qual tem sido o principal canal de divulgação dos trabalhos de conclusão de curso e editais duramte a pandemia da covid-19. Em adição, O PET-QUIMICA, coordenado pelo professor Rodrigo Moreira VErly, tem  contribuido muito com a divulgação das atividades do programa por meio de constante divulgação de textos e entrevistas com a coordenação, docentes e discentes do PPGQ.