- UFVJM
- Rodovia MGT 367, Km 583, 5000, Campus JK, ALTO DA JACUBA, Diamantina / MG - CEP: 39.100-000
- ppgreab@ufvjm.edu.br
- 38 3532-6981 - Ramal: 8998
Notícias
Disciplina
RDF 500 | ESTÁGIO EM DOCÊNCIA
Créditos: 2 | Créditos computáveis
Obrigatoriedade: Disciplina obrigatória
Periodicidade [período(s) de oferta]: 1, 2
Desde 08/03/2016
Experiência de atividade docente por parte dos discentes do programa em aulas da graduação, treinamento de estagiários de Iniciação Científica e outras atividades correlatas a critério e acompanhamento da Cordenação do programa com a supervisão do orientador e com a presença do professor responsável pela disciplina.
1. Lthaus, M. T. M.; Zanon, D. P. Didática. Ponta Grossa: Ed. UEPG/NUTEAD, 2010, 151 p.
2. Anastasiou, L; Alves, L. (orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho docente em aula. 6 ed. Joinville: Univille, 2006.
3. Behrens, M. A. Docência Universitária na sociedade do conhecimento. Coleção educação, teoria e prática, Vol. 3. Curitiba: Champagnat, 2003.
4. Gil, A. C. Didática do Ensino superior. 1 edição, São Paulo: Atlas, 2008.
5. Masetto, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003a.
6. Morin, E. Os desafios da complexidade. In: MORIN, E. (Org.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
7. MORIN, E. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortês, 2009.
8. Oliven, A. C. Histórico da educação superior no Brasil. In: Soares, M. S. A. et al, 2002. A educação superior no Brasil. Porto Alegre, 2002.
9. Pimenta, S. G.; Anastasiou, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
10. Spoelstra H, Stoyanov S, Burgoyne L, Bennett D, Sweeney C, Drachsler H, Vanderperren K, Van Huffel S, McSweeney J, Shorten G, O Flynn S, Cantillon-Murphy P, O Tuathaigh C. Convergence and translation: attitudes to inter-professional learning and teaching of creative problem-solving among medical and engineering students and staff. BMC Med Educ. 2014 Jan 22; 14(1):14.
Nenhuma turma associada