Disciplina RDF503 - ESTÁGIO EM DOCÊNCIA I - PPGREAB

Estrutura curricular

Disciplina do PPGREAB
RDF503 - ESTÁGIO EM DOCÊNCIA I

  • Disciplina obrigatória
  • Início: 04/03/2024
  • Nível: Doutorado
  • Créditos: 2 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 1, 2
  • Ementa
  • Experiência de atividade docente por parte dos discentes do programa em aulas da graduação com a supervisão do orientador e com a presença do professor responsável pela disciplina. Acompanhamento, planejamento e preparo das aulas teóricas e práticas de disciplinas de graduação. Acompanhamento do processo de avaliação da disciplina da graduação. Participação de reuniões com o docente responsável pela disciplina de graduação. Ministrar, conforme cronograma pré-estabelecido, algumas aulas teóricas/práticas, sempre com supervisão direta do professor responsável pela disciplina de graduação.
  • Bibliografia
  • 1. Aguiar RG, et al. Implantação de um curso de Fisioterapia baseado em Metodologias ativas de ensino aprendizagem. Cad edu saude e fis. v 1 n1, 2014. 2. Berbel NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011. 3. Tosi, M. R. Didática geral: um olhar para o futuro. 4 ed. Campinas: Alínea, 2013. 4. Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 47 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2013. 5. Extensão universitária nas ciências da saúde no Brasil [recurso eletrônico] / Organizador Edson da Silva. – Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. (digital) 6. Dean XP; Hudes P. Team-based learning: A relevant strategy in health professionals’ education, Medical teacher, v. 34, p. 411–413, 2012. 7. Bollela, VR et al. Avaliação Somativa de Habilidades Cognitivas: Experiência Envolvendo Boas Práticas para a Elaboração de Testes de Múltipla Escolha e a Composição de Exames REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA.42 (4) : 74-85; 2018. 8. Gemignani E. Formação de Professores e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem: Ensinar Para a Compreensão. Revista Fronteira das Educação, v. 1, n. 2, 2012. 9. Bollela, VR et al. Avaliação Somativa de Habilidades Cognitivas: Experiência Envolvendo Boas Práticas para a Elaboração de Testes de Múltipla Escolha e a Composição de Exames REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA.42 (4) : 74-85; 2018. 10. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Disponível em http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991 acesso em 19 de novembro de 2020. 11. Artigos científicos e outras bibliografias recomendadas pelo professor responsável pela disciplina que o pós graduando fará o estágio docente.