Estrutura curricular
Disciplina do PPGREAB
RDF503 - ESTÁGIO EM DOCÊNCIA I
Disciplina obrigatóriaInício: 04/03/2024Nível: DoutoradoCréditos: 2 (Créditos computáveis)Períodos de oferta: 1, 2 Ementa
Experiência de atividade docente por parte dos discentes do programa em aulas da graduação com a supervisão do orientador e com a presença do professor responsável pela disciplina. Acompanhamento, planejamento e preparo das aulas teóricas e práticas de disciplinas de graduação. Acompanhamento do processo de avaliação da disciplina da graduação. Participação de reuniões com o docente responsável pela disciplina de graduação. Ministrar, conforme cronograma pré-estabelecido, algumas aulas teóricas/práticas, sempre com supervisão direta do professor responsável pela disciplina de graduação.Bibliografia
1. Aguiar RG, et al. Implantação de um curso de Fisioterapia baseado em Metodologias ativas de ensino aprendizagem. Cad edu saude e fis. v 1 n1, 2014. 2. Berbel NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011. 3. Tosi, M. R. Didática geral: um olhar para o futuro. 4 ed. Campinas: Alínea, 2013. 4. Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 47 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2013. 5. Extensão universitária nas ciências da saúde no Brasil [recurso eletrônico] / Organizador Edson da Silva. – Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. (digital) 6. Dean XP; Hudes P. Team-based learning: A relevant strategy in health professionals’ education, Medical teacher, v. 34, p. 411–413, 2012. 7. Bollela, VR et al. Avaliação Somativa de Habilidades Cognitivas: Experiência Envolvendo Boas Práticas para a Elaboração de Testes de Múltipla Escolha e a Composição de Exames REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA.42 (4) : 74-85; 2018. 8. Gemignani E. Formação de Professores e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem: Ensinar Para a Compreensão. Revista Fronteira das Educação, v. 1, n. 2, 2012. 9. Bollela, VR et al. Avaliação Somativa de Habilidades Cognitivas: Experiência Envolvendo Boas Práticas para a Elaboração de Testes de Múltipla Escolha e a Composição de Exames REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA.42 (4) : 74-85; 2018. 10. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Disponível em http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991 acesso em 19 de novembro de 2020. 11. Artigos científicos e outras bibliografias recomendadas pelo professor responsável pela disciplina que o pós graduando fará o estágio docente.