Dissertação/Tese do PPGREAB
Uso Ativo e Passivo de Mídias Digitais e o Desenvolvimento da Linguagem Expressiva na Primeiríssima Infância
Discente de mestrado Ver currículo Lattes Ver ORCID Ver página pessoal Data: 25/07/2025 Hora: 14:00 Local: Auditório da Fisioterapia - UFVJM
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ÉVELYN DAYNNARA MIRANDA CORRÊA
Defesa
ResumoPalavras-chave:
Esta dissertação apresenta dois estudos, o primeiro como etapa preliminar do segundo, sobre o
uso de tecnologias digitais no desenvolvimento da linguagem expressiva na primeiríssima
infância. O Artigo I constitui um estudo quantitativo, descritivo e transversal que analisou
sistematicamente aplicativos móveis gratuitos disponíveis no Google Play®, destinados a
crianças de 24 a 36 meses. O estudo analisou 7 dos 20 aplicativos encontrados no Google Play
(35% da amostra inicial) por meio de uma metodologia rigorosa que combinou observação
participante com avaliação por pares utilizando escalas Likert, foram. Dos aplicativos
avaliados, a maioria atingiu os critérios mínimos de qualidade (escore ≥0,60 em uma escala de
0 a 1), com desempenho notável nos domínios de interatividade (escore médio = 0,82) e
potencial de aprendizado (escore médio = 0,74). O Artigo II, um ensaio clínico randomizado,
aplicou esses achados, avaliando por 12 semanas os efeitos de mídia ativa (jogos educativos
selecionados) versus passiva (vídeos infantis) no desenvolvimento da linguagem expressiva de
70 crianças matriculadas em creches públicas. Utilizando o Bayley-III como medida primária,
os resultados demonstraram que, embora não houvesse diferença estatisticamente significativa
entre os grupos (p>0,05), analisado por meio do Teste de MannWhitney, apenas o grupo de
mídia ativa apresentou melhora intragrupo significativa (p=0,031), por meio do Teste de
Wilcoxon. Em conjunto, estes estudos fornecem: (1) um protocolo validado para seleção de
tecnologias educacionais infantis, (2) evidências robustas sobre a efetividade comparativa de
intervenções com mídia ativa versus passiva em contexto controlado, (3) diretrizes para práticas
pedagógicas mediadas por tecnologia baseadas em critérios de qualidade mensuráveis, e (4)
dados empíricos sobre os efeitos da intervenção em condições realistas. Os resultados reforçam
a importância de curadoria especializada de conteúdos digitais, evidenciando que aplicativos
com alto potencial de interatividade e aprendizado, quando integrados à mediação adulta
estruturada, podem transformar a exposição tecnológica em oportunidades efetivas de
desenvolvimento infantil, mesmo em idades precoces (24-36 meses)
desenvolvimento infantil; mídias digitais; avaliação de tecnologias; linguagem
expressiva; intervenção pedagógica.
AbstractKeywords:
This dissertation presents two studies, the first serving as a preliminary stage for the second, on
the use of digital technologies in fostering expressive language development in very early
childhood. Article I is a quantitative, descriptive, and cross-sectional study that systematically
evaluated free mobile applications available on Google Play® designed for children aged 24 to
36 months. The investigation examined 7 out of 20 identified apps (35% of the initial sample)
through a rigorous methodology combining participant observation with peer assessment using
Likert scales. Among the evaluated applications, most met minimum quality thresholds (score
≥0.60 on a 0-1 scale), demonstrating particularly strong performance in interactivity (mean
score = 0.82) and learning potential (mean score = 0.74) domains. Article II, a randomized
clinical trial, operationalized these findings by assessing over 12 weeks the differential effects
of active media (carefully selected educational games) versus passive media (children's videos)
on expressive language development in 70 children attending public daycare centers. Using
Bayley-III as the primary outcome measure, results indicated no statistically significant
between-group differences (p>0.05, Mann-Whitney test), though the active media group alone
showed significant within-group improvement (p=0.031, Wilcoxon test). Collectively, these
investigations yield four key contributions: a validated protocol for evaluating educational
technologies targeting young children; robust evidence comparing active and passive media
interventions in controlled settings; practical guidelines for implementing technology-mediated
pedagogy grounded in measurable quality standards; and empirical data documenting
intervention effects under real-world conditions. The findings underscore the critical role of
expert-led digital content curation, demonstrating that applications with strong interactive and
educational features - when coupled with structured adult mediation - can convert screen time
into meaningful developmental opportunities even for children as young as 24-36 months. The
studies advance our understanding of developmentally appropriate technology use while
providing concrete tools for educators and caregivers to maximize the educational potential of
digital media during this crucial developmental window.
child development; digital media; technology assessment; expressive language;
educational intervention
Banca de defesa
PresidenteNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver ORCID Ver página pessoal
ROSANE LUZIA DE SOUZA MORAIS
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JULIANA NUNES SANTOS
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SUELI FERREIRA DA FONSECA
Participante externoNacionalidade: Brasileira
Pedro P F d M S