Dissertação/Tese Uso Ativo e Passivo de Mídias Digitais e o Desenvolvimento da Linguagem Expressiva na Primeiríssima Infância - PPGREAB

Dissertações/Teses

Dissertação/Tese do PPGREAB
Uso Ativo e Passivo de Mídias Digitais e o Desenvolvimento da Linguagem Expressiva na Primeiríssima Infância

Discente de mestrado
ÉVELYN DAYNNARA MIRANDA CORRÊA
  • Ver currículo Lattes
  • Ver ORCID
  • Ver página pessoal
  • Defesa
  • Data: 25/07/2025
  • Hora: 14:00
  • Local: Auditório da Fisioterapia - UFVJM
  • Ver TCC em PDF
  • Resumo
    Esta dissertação apresenta dois estudos, o primeiro como etapa preliminar do segundo, sobre o uso de tecnologias digitais no desenvolvimento da linguagem expressiva na primeiríssima infância. O Artigo I constitui um estudo quantitativo, descritivo e transversal que analisou sistematicamente aplicativos móveis gratuitos disponíveis no Google Play®, destinados a crianças de 24 a 36 meses. O estudo analisou 7 dos 20 aplicativos encontrados no Google Play (35% da amostra inicial) por meio de uma metodologia rigorosa que combinou observação participante com avaliação por pares utilizando escalas Likert, foram. Dos aplicativos avaliados, a maioria atingiu os critérios mínimos de qualidade (escore ≥0,60 em uma escala de 0 a 1), com desempenho notável nos domínios de interatividade (escore médio = 0,82) e potencial de aprendizado (escore médio = 0,74). O Artigo II, um ensaio clínico randomizado, aplicou esses achados, avaliando por 12 semanas os efeitos de mídia ativa (jogos educativos selecionados) versus passiva (vídeos infantis) no desenvolvimento da linguagem expressiva de 70 crianças matriculadas em creches públicas. Utilizando o Bayley-III como medida primária, os resultados demonstraram que, embora não houvesse diferença estatisticamente significativa entre os grupos (p>0,05), analisado por meio do Teste de MannWhitney, apenas o grupo de mídia ativa apresentou melhora intragrupo significativa (p=0,031), por meio do Teste de Wilcoxon. Em conjunto, estes estudos fornecem: (1) um protocolo validado para seleção de tecnologias educacionais infantis, (2) evidências robustas sobre a efetividade comparativa de intervenções com mídia ativa versus passiva em contexto controlado, (3) diretrizes para práticas pedagógicas mediadas por tecnologia baseadas em critérios de qualidade mensuráveis, e (4) dados empíricos sobre os efeitos da intervenção em condições realistas. Os resultados reforçam a importância de curadoria especializada de conteúdos digitais, evidenciando que aplicativos com alto potencial de interatividade e aprendizado, quando integrados à mediação adulta estruturada, podem transformar a exposição tecnológica em oportunidades efetivas de desenvolvimento infantil, mesmo em idades precoces (24-36 meses)
  • Palavras-chave:
    desenvolvimento infantil; mídias digitais; avaliação de tecnologias; linguagem expressiva; intervenção pedagógica.
  • Abstract
    This dissertation presents two studies, the first serving as a preliminary stage for the second, on the use of digital technologies in fostering expressive language development in very early childhood. Article I is a quantitative, descriptive, and cross-sectional study that systematically evaluated free mobile applications available on Google Play® designed for children aged 24 to 36 months. The investigation examined 7 out of 20 identified apps (35% of the initial sample) through a rigorous methodology combining participant observation with peer assessment using Likert scales. Among the evaluated applications, most met minimum quality thresholds (score ≥0.60 on a 0-1 scale), demonstrating particularly strong performance in interactivity (mean score = 0.82) and learning potential (mean score = 0.74) domains. Article II, a randomized clinical trial, operationalized these findings by assessing over 12 weeks the differential effects of active media (carefully selected educational games) versus passive media (children's videos) on expressive language development in 70 children attending public daycare centers. Using Bayley-III as the primary outcome measure, results indicated no statistically significant between-group differences (p>0.05, Mann-Whitney test), though the active media group alone showed significant within-group improvement (p=0.031, Wilcoxon test). Collectively, these investigations yield four key contributions: a validated protocol for evaluating educational technologies targeting young children; robust evidence comparing active and passive media interventions in controlled settings; practical guidelines for implementing technology-mediated pedagogy grounded in measurable quality standards; and empirical data documenting intervention effects under real-world conditions. The findings underscore the critical role of expert-led digital content curation, demonstrating that applications with strong interactive and educational features - when coupled with structured adult mediation - can convert screen time into meaningful developmental opportunities even for children as young as 24-36 months. The studies advance our understanding of developmentally appropriate technology use while providing concrete tools for educators and caregivers to maximize the educational potential of digital media during this crucial developmental window.
  • Keywords:
    child development; digital media; technology assessment; expressive language; educational intervention
  • Banca de defesa

    Presidente
    ROSANE LUZIA DE SOUZA MORAIS
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Ver currículo Lattes
  • Ver ORCID
  • Ver página pessoal
  • Participante interno
    JULIANA NUNES SANTOS
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Ver currículo Lattes
  • Ver ORCID
  • Ver página pessoal
  • Participante interno
    SUELI FERREIRA DA FONSECA
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Ver currículo Lattes
  • Ver ORCID
  • Ver página pessoal
  • Participante externo
    Pedro P F d M S
  • Nacionalidade: Brasileira