Dissertação/Tese do PPGREAB
CAPACIDADE DE MOBILIDADE E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Discente de mestrado Ver currículo Lattes Ver página pessoal Data: 08/07/2020 Hora: 13:30 Local: Transmissão online
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KATHERINE SIMONE CAIRES OLIVEIRA
Defesa
ResumoPalavras-chave:
A restrição de participação de crianças com Transtorno do Espectro
Autista (TEA) está relacionada principalmente às suas limitações persistentes na
comunicação e interação social. Além destas, limitações na mobilidade também
podem reduzir as oportunidades de adquirir habilidades apropriadas ao
desenvolvimento, impactando negativamente na participação. Sabe-se que
crianças com TEA apresentam atraso no desenvolvimento de habilidades
motoras grossas e finas quando comparadas às crianças típicas, no entanto,
nenhum estudo até o momento investigou se as limitações na capacidade de
mobilidade estão associadas com a restrição da participação de crianças com
TEA em casa, na escola e na comunidade. Objetivo: Verificar se a capacidade
de mobilidade pode explicar a frequência, o número de atividades, o
envolvimento e o desejo de mudança da participação de crianças com TEA em
casa, na escola e na comunidade. Além disso, verificar se os fatores ambientais
e os fatores pessoais podem modificar esta associação. Métodos: Foi realizado
um estudo transversal com crianças entre 5 e 10 anos de idade, diagnosticadas
com TEA. A participação da criança em casa, na escola e na comunidade foi
avaliada por meio do questionário Medida de Participação e do Ambiente –
Crianças e Jovens e a capacidade de mobilidade por meio do Teste de
Desenvolvimento Motor Grosso – 2ª edição, dos testes Timed up and Go (TUG)
e Timed Up and Down Stairs e da Escala de Equilíbrio Pediátrica (EEP). Modelos
de regressão linear múltiplo do tipo stepwise foram realizados. Resultados: Os
escores do TGMD-2 foram capazes de explicar 28% da variabilidade do desejo
de mudança na participação em casa, 11% da variabilidade do número de
atividades realizadas na escola e 13% da variabilidade do desejo de mudança
de participação na comunidade. Os escores do TUG explicaram 30% da
variabilidade do envolvimento de participação na escola e 13% da variabilidade
do desejo de mudança na participação na escola. Os escores da EEP explicaram
14% da variância do número de atividades realizadas na comunidade. Já o fator
pessoal sexo modificou a associação entre os escores do TGMD-2 e o número
de atividades realizadas na escola. Conclusão: A capacidade de mobilidade de
crianças com TEA pôde predizer desfechos da participação em casa, na escola
e na comunidade. Além disso, o sexo modificou a associação entre a capacidade
de mobilidade e a participação na escola, sendo que meninas realizavam um
menor número de atividades nesse ambiente.
Transtorno do espectro autista; capacidade; mobilidade;
participação; fatores contextuais
AbstractKeywords:
The restriction of participation of children with Autistic Spectrum
Disorder (ASD) is mainly related to their persistent limitations in communication
and social interaction. In addition to these, limitations on mobility can also reduce
opportunities to acquire skills appropriate to development, negatively impacting
participation. It is known that children with ASD have a delay in the development
of gross and fine motor skills when compared to typical children, however, no
study to date has investigated whether limitations in mobility capacity are
associated with the restriction of the participation of children with ASD in children.
home, school and community. Objective: To verify if the mobility capacity can
explain the frequency, the number of activities, the involvement and the desire to
change the participation of children with ASD at home, at school and in the
community. In addition, check whether environmental factors and personal
factors can modify this association. Methods: A cross-sectional study was
carried out with children between 5 and 10 years old, diagnosed with ASD. The
child's participation at home, at school and in the community was assessed using
the questionnaire Measure of Participation and the Environment - Children and
Youth and mobility capacity through the Gross Motor Development Test - 2nd
edition, the Timed up and Go tests (TUG), Timed Up and Down Stairs and the
Pediatric Balance Scale (EEP). Multiple stepwise linear regression models were
performed. Results: The TGMD-2 scores were able to explain 28% of the
variability in the desire to change participation at home, 11% of the variability in
the number of activities performed at school and 13% of the variability in the
desire to change participation in the community. The TUG scores explained 30%
of the variability of involvement in school participation and 13% of the variability
of the desire to change participation in school. The EEP scores explained 14% of
the variance in the number of activities carried out in the community. The personal
factor sex, on the other hand, changed the association between TGMD-2 scores
and the number of activities performed at school. Conclusion: The mobility
capacity of children with ASD was able to predict outcomes of participation at
home, at school and in the community. In addition, sex changed the association
between mobility and participation in school, with girls performing fewer activities
in this environment
Autism spectrum disorder; capacity; mobility; participation; contextual
factors
Banca de defesa
PresidenteNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver página pessoal
ANA CRISTINA RESENDE CAMARGOS
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JULIANA NUNES SANTOS
Participante externoNacionalidade: Brasileira
EGMAR L H