Dissertação/Tese A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS INTERATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTES - PPGREAB

Dissertações/Teses

Dissertação/Tese do PPGREAB
A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS INTERATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTES

Discente de mestrado
SABRINA DA CONCEIÇAO GUEDES
  • Ver currículo Lattes
  • Ver página pessoal
  • Defesa
  • Data: 06/08/2020
  • Hora: 09:00
  • Local: Auditório da Clínica Escola de Fisioterapia/Vídeoconferência
  • Ver TCC em PDF
  • Resumo
    Introdução: A exposição às mídias eletrônicas interativas (computadores, vídeo-games, smartphones e tablets), são cada vez mais comuns dentro das famílias. Trata-se de um fenômeno recente, mundial, que tem transformado as rotinas de crianças e adolescentes principalmente por serem facilmente transportadas, terem uma interface atraente com elementos visuais e de áudio, levando seus usuários a permanecerem grande parte do dia com elas. Objetivos: investigar os efeitos da mídia interativa no desenvolvimento cognitivo, de linguagem e motor de crianças e adolescentes. Métodos: Foram desenvolvidos dois estudos, uma revisão sistemática e um protocolo de ensaio clinico randomizado (ECR). Para a revisão sistemática, foram realizadas pesquisas nas bases de dados Medline, AMED, Embase, PEDro, Cochrane, Psychinfo e ERIC em maio de 2017 e atualizadas em novembro de 2018. ECRs que investigaram a eficácia da mídia interativa no desenvolvimento de crianças e adolescentes até 18 anos com desenvolvimento típico foram incluídos. Meta-análises foram realizadas; Avaliou-se a qualidade da evidência usando a metodologia GRADE e a qualidade metodológica usando a escala PEDro. Para o ensaio clínico, o protocolo prevê 128 crianças de 24 a 36 meses de idade e seus pais. Esta faixa de idade foi escolhida considerando ser a idade em que a criança geralmente inicia o uso das mídias interativas e por estar dentro do período sensível do desenvolvimento cerebral. As crianças serão randomizadas aleatoriamente em dois grupos: Grupo Mídias Interativas Ativas: crianças utilizão a mídia de forma ativa (jogos) e Grupo Mídias Interativas Passivas: crianças utilizarão a mídia de forma passiva (visualização de conteúdo). Ambos os grupos irão participar da intervenção durante 30 3 minutos, três vezes por semana, durante 16 semanas. Resultados: na revisão sistemática, dos ensaios encontrados, 11 referências foram elegíveis para este estudo. A metanálise utilizou a metodologia GRADE em 10 ensaios clínicos randomizados. As estimativas mostraram um baixo nível de evidência de um pequeno efeito do uso da mídia no desenvolvimento cognitivo em comparação com o grupo controle e outra intervenção. Nenhum efeito no desenvolvimento motor e de linguagem. O ensaio clínico randomizado foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa e registrado na plataforma REBEC. Conclusão: As evidências encontradas na revisão sistemática com metanálise não suportam alegações sobre as vantagens ou desvantagens da mídia interativa no desenvolvimento infantil. Na literatura, poucos ensaios clínicos randomizados foram encontrados para apoiar possíveis resultados. Os resultados que o ensaio clínico pode fornecer: (1) informações sobre qual forma de uso das mídias interativas tem mais benefícios para as crianças (2) orientações para os pais, educadores e profissionais de saúde sobre a utilização das mídias interativas.
  • Palavras-chave:
    Desenvolvimento infantil. Adolescente. Tutorial interativo. Revisão sistemática. Tablet
  • Abstract
    Introduction: Exposure to electronic, interactive media (computers, video-games, smartphones and tablets) are increasingly common within families. It is a recent, worldwide phenomenon that has transformed the routines of young children and adolescents mainly because they are easily transported, have an attractive interface with visual and audio elements, leading their users to spend a large part of the day with them. Objective: to investigate the effects of interactive media on the cognitive, language and motor development of children and adolescents. Methods: Two studies were developed, a systematic review and a randomized clinical trial (RCT) protocol. For the systematic review, searches were performed the Medline, AMED, Embase, PEDro, Cochrane, Psychinfo, and ERIC databases in May 2017 with updated in November 2018. RCTs that investigated the effectiveness of interactive media in the development of children and adolescents up to 18 years old with typical development were included. When appropriate, meta-analyzes were conducted; The quality of the evidence was assessed using the GRADE methodology and the methodological quality using the PEDro scale. For the clinical trial, the protocol provides 128 children from 24 to 36 months of age and their parents. This age range was chosen considering that it is the age at which the child usually starts using interactive media and because it is within the sensitive period of brain development. Children will be randomly randomized into two groups: Active Interactive Media Group: children actively use the media (games) and Passive Interactive Media Group: children will use the media passively (content viewing). Both groups will participate in the intervention for 30 minutes, three times a week, for 16 weeks. Results: In sistematic review, of the trials found, 11 references were eligible for this study. The meta-analysis used the GRADE methodology in 10 RCTs. Estimates showed a low level of evidence of a small effect of media use on cognitive development compared to that in the control group and another intervention. No effect on motor and language development. The randomized clinical trial was approved by the Research Ethics Committee and registered on the REBEC platform. Conclusion: The evidence found in systematic review does not support claims about the advantages or disadvantages of interactive media in child development. In the literature, few randomized clinical trials were found to support possible results. The results that the clinical trial can provide: (1) information on which form of use of interactive media has the most benefits for children (2) guidance for parents, educators and health professionals on the use of interactive media.
  • Keywords:
    Child development. Adolescent. Interactive Tutorial. Sistematic review. Handheld.
  • Banca de defesa

    Presidente
    JULIANA NUNES SANTOS
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Ver currículo Lattes
  • Ver ORCID
  • Ver página pessoal
  • Participante interno
    ANA CRISTINA RESENDE CAMARGOS
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Ver currículo Lattes
  • Ver página pessoal
  • Participante interno
    ROSANE LUZIA DE SOUZA MORAIS
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Ver currículo Lattes
  • Ver ORCID
  • Ver página pessoal
  • Participante externo
    Sabrina P T
  • Nacionalidade: Brasileira