Dissertação/Tese do PPGREAB
A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE FAMILIAR, PERCEPÇÃO PARENTAL E CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS NO VOCABULÁRIO RECEPTIVO DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ResumoPalavras-chave:
O vocabulário receptivo é um elemento de grande relevância no processo da
comunicação, pois, através dele a criança desenvolve competências no que tange o
desempenho de conversação e outras condutas que evoluem para uma melhor
compreensão das palavras, bem como no desempenho acadêmico. O desenvolvimento
do vocabulário receptivo depende não somente das condições biológicas dos
indivíduos, como também dos fatores socioambientais presentes nos meios em que as
crianças estão inclusas. Para tanto, o objetivo foi verificar a influência do ambiente
familiar, da percepção parental e nível socioeconômico no desenvolvimento do
vocabulário receptivo de escolares selecionados de escolas públicas de Ribeirão das
Neves. Tratou-se, portanto, de um estudo observacional transversal analítico que previu
a seleção de escolares do ensino fundamental, por meio de amostragem proporcional
estratificada segundo a instituição de ensino, idade e sexo. Foi utilizado teste para
avaliar o vocabulário receptivo, um inventário para qualificar o ambiente familiar, bem
como um questionário para classificar o nível socioeconômico. Para o tratamento dos
dados realizou-se análise bivariada e multivariada de regressão logística binária. Dos
263 escolares participantes da pesquisa, 131 são (49,8%) do sexo masculino, 142 são
(54,0%) do terceiro ano do Ensino Fundamental, e possuem idade média 7,6 anos (±0,57). Em relação ao nível econômico, a maioria foi classificada na classe C (61%).
Em relação ao teste de vocabulário receptivo, identificou-se 111 escolares com o
vocabulário receptivo rebaixado (42,2%). Na análise bivariada observou-se relação
entre a percepção parental acerca dos aprendizados da leitura, da escrita, repetência
escolar e o vocabulário receptivo (p<0,05). Também foram para análise multivariada os
variáveis recursos do ambiente e estabilidade da vida familiar (p<0,20). No modelo
final de regressão logística binária permaneceram as variáveis percepção parental de
dificuldade de leitura e escrita, estabilidade familiar. Para tanto, a percepção parental
de dificuldade de leitura e de escrita e a falta de estabilidade familiar foram fatores
associados ao pior vocabulário receptivo de escolares avaliados e, o nível
socioeconômico não foi preditor significativo para o desempenho superior em
vocabulário receptivo.
Vocabulário Receptivo; Crianças; Ambiente Familiar; Escolares
AbstractKeywords:
The receptive vocabulary is an element of great relevance in the communication
process, because through it the child develops skills regarding conversational
performance and other behaviors that evolve to a better understanding of words, as well
as academic performance. The development of receptive vocabulary depends not only
on the biological conditions of individuals, but also on the social and environmental
factors present in the environments in which children are included. Therefore, the
objective was to verify the influence of family environment, parental perception and
socioeconomic level on the development of receptive vocabulary of selected students
from public schools in Ribeirão das Neves. Therefore, it was an analytical crosssectional observational study that predicted the selection of elementary school students,
through proportional sampling stratified according to educational institution, age and
gender. A test was used to assess receptive vocabulary, an inventory to qualify the
family environment, as well as a questionnaire to classify socioeconomic status. For data treatment, bivariate and multivariate binary logistic regression analysis was
performed. Of the 263 students participating in the research, 131 are (49.8%) male, 142
(54.0%) are from the third year of elementary school, and have an average age of 7.6
years (±0.57). Regarding the economic level, most were classified in class C (61%).
Regarding the receptive vocabulary test, 111 students were identified with reduced
receptive vocabulary (42.2%). In the bivariate analysis, a relationship was observed
between parental perception of learning in reading, writing, school failure and
receptive vocabulary (p<0.05). The variables environment resources and stability of
family life were also used for multivariate analysis (p<0.20). The variables parental
perception of reading and writing difficulties and family stability remained in the final
binary logistic regression model. Therefore, parental perception of reading and writing
difficulties and lack of family stability were factors associated with the worst receptive
vocabulary of evaluated students, and socioeconomic level was not a significant
predictor of superior performance in receptive vocabulary
Receptive Vocabulary; Children; Environment Familiar; School
Banca de defesa
PresidenteNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver ORCID Ver página pessoal
JULIANA NUNES SANTOS
Participante internoNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver ORCID Ver página pessoal
ANA PAULA SANTOS
Participante externoNacionalidade: Brasileira
L M A