Dissertação/Tese A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE FAMILIAR, PERCEPÇÃO PARENTAL E CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS NO VOCABULÁRIO RECEPTIVO DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL - PPGREAB

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Dissertação/Tese do PPGREAB
A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE FAMILIAR, PERCEPÇÃO PARENTAL E CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS NO VOCABULÁRIO RECEPTIVO DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Discente de mestrado
D O D S
Defesa
  • Data: 10/08/2021
  • Hora: 09:00
  • Local: Vídeoconferência
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  • Resumo
    O vocabulário receptivo é um elemento de grande relevância no processo da comunicação, pois, através dele a criança desenvolve competências no que tange o desempenho de conversação e outras condutas que evoluem para uma melhor compreensão das palavras, bem como no desempenho acadêmico. O desenvolvimento do vocabulário receptivo depende não somente das condições biológicas dos indivíduos, como também dos fatores socioambientais presentes nos meios em que as crianças estão inclusas. Para tanto, o objetivo foi verificar a influência do ambiente familiar, da percepção parental e nível socioeconômico no desenvolvimento do vocabulário receptivo de escolares selecionados de escolas públicas de Ribeirão das Neves. Tratou-se, portanto, de um estudo observacional transversal analítico que previu a seleção de escolares do ensino fundamental, por meio de amostragem proporcional estratificada segundo a instituição de ensino, idade e sexo. Foi utilizado teste para avaliar o vocabulário receptivo, um inventário para qualificar o ambiente familiar, bem como um questionário para classificar o nível socioeconômico. Para o tratamento dos dados realizou-se análise bivariada e multivariada de regressão logística binária. Dos 263 escolares participantes da pesquisa, 131 são (49,8%) do sexo masculino, 142 são (54,0%) do terceiro ano do Ensino Fundamental, e possuem idade média 7,6 anos (±0,57). Em relação ao nível econômico, a maioria foi classificada na classe C (61%). Em relação ao teste de vocabulário receptivo, identificou-se 111 escolares com o vocabulário receptivo rebaixado (42,2%). Na análise bivariada observou-se relação entre a percepção parental acerca dos aprendizados da leitura, da escrita, repetência escolar e o vocabulário receptivo (p<0,05). Também foram para análise multivariada os variáveis recursos do ambiente e estabilidade da vida familiar (p<0,20). No modelo final de regressão logística binária permaneceram as variáveis percepção parental de dificuldade de leitura e escrita, estabilidade familiar. Para tanto, a percepção parental de dificuldade de leitura e de escrita e a falta de estabilidade familiar foram fatores associados ao pior vocabulário receptivo de escolares avaliados e, o nível socioeconômico não foi preditor significativo para o desempenho superior em vocabulário receptivo.
  • Palavras-chave:
    Vocabulário Receptivo; Crianças; Ambiente Familiar; Escolares
  • Abstract
    The receptive vocabulary is an element of great relevance in the communication process, because through it the child develops skills regarding conversational performance and other behaviors that evolve to a better understanding of words, as well as academic performance. The development of receptive vocabulary depends not only on the biological conditions of individuals, but also on the social and environmental factors present in the environments in which children are included. Therefore, the objective was to verify the influence of family environment, parental perception and socioeconomic level on the development of receptive vocabulary of selected students from public schools in Ribeirão das Neves. Therefore, it was an analytical crosssectional observational study that predicted the selection of elementary school students, through proportional sampling stratified according to educational institution, age and gender. A test was used to assess receptive vocabulary, an inventory to qualify the family environment, as well as a questionnaire to classify socioeconomic status. For data treatment, bivariate and multivariate binary logistic regression analysis was performed. Of the 263 students participating in the research, 131 are (49.8%) male, 142 (54.0%) are from the third year of elementary school, and have an average age of 7.6 years (±0.57). Regarding the economic level, most were classified in class C (61%). Regarding the receptive vocabulary test, 111 students were identified with reduced receptive vocabulary (42.2%). In the bivariate analysis, a relationship was observed between parental perception of learning in reading, writing, school failure and receptive vocabulary (p<0.05). The variables environment resources and stability of family life were also used for multivariate analysis (p<0.20). The variables parental perception of reading and writing difficulties and family stability remained in the final binary logistic regression model. Therefore, parental perception of reading and writing difficulties and lack of family stability were factors associated with the worst receptive vocabulary of evaluated students, and socioeconomic level was not a significant predictor of superior performance in receptive vocabulary
  • Keywords:
    Receptive Vocabulary; Children; Environment Familiar; School
  • Banca de defesa

    Presidente
    JULIANA NUNES SANTOS
  • Nacionalidade: Brasileira
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  • Participante interno
    ANA PAULA SANTOS
  • Nacionalidade: Brasileira
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  • Participante externo
    L M A
  • Nacionalidade: Brasileira