Dissertação/Tese do PPGREAB
ASSOCIAÇÃO ENTRE FUNÇÃO EXECUTIVA E HABILIDADES MOTORAS GROSSAS EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM OBESIDADE / SOBREPESO E EUTRÓFICAS
Discente de mestrado Ver currículo Lattes Ver página pessoal Data: 06/08/2021 Hora: 14:00 Local: Google Meet
Ver TCC em PDF
AMANDA CRISTINA FERNANDES
Defesa
ResumoPalavras-chave:
Contexto: A idade pré
escolar é fundamental para que as crianças adquiram habilidades
motoras fundamentais e para o desenvolvimento das funções executivas. Porém, nesses
primeiros anos de vida, a associação entre a qualidade dos movimentos durante a
execução das habilidades motoras grossas e a função executiva ainda é desconhecida,
principalmente em relação ao sobrepeso e obesidade.
Métodos: Estudo transversal, exploratório e quantitativo realiza
do com 49 pré
escolares, divididos em dois subgrupos de acordo com o índice de massa corporal
(sobrepeso / obesidade: 24; peso normal: 25). As habilidades motoras grossas foram
avaliadas por meio do Teste de Desenvolvimento Motor Grosso 2, enquanto as funç ões
executivas foram avaliadas pelos testes Dia / Noite Stroop, Gratificação Retardada,
Fluência verbal Semântica (SVF) e Torre de Hanói (TH). Realizamos múltiplos
modelos ajustados para sexo, idade, escolaridade materna, nível socioeconômico,
qualidade do ambiente domiciliar e qualidade do ambiente escolar pelo método
stepwise, considerando as variáveis independentes das tarefas cognitivas que
apresentaram valor inferior a 1% em as regressões univariadas.
Resultados: Os resultados mostraram uma associaçã
o negativa de SVF (número de
erros) e HT (quebras de regras) com habilidades motoras grossas no grupo com
sobrepeso / obesidade. As duas variáveis explicaram 57,8% da variância no controle de objetos e 40,5% da variância no quociente motor grosso (p <0,0
5).
Surpreendentemente, não houve associação significativa entre funções executivas e
habilidades motoras grossas em crianças eutróficas.
Conclusão: Embora não tenha havido impacto quantitativo do excesso de peso no
desempenho cognitivo, estar com sobrepes o ou obesidade na fase pré escolar modifica
profundamente a associação entre funções executivas e habilidades motoras grosseiras,
especificamente controle de objetos, indicando que flexibilidade cognitiva, memória de
trabalho, planejamento e a resolução de problemas é crucial para as funções motoras
grossas em pré escolares com sobrepeso / obesidade.
desenvolvimento infantil; obesidade infantil; motor bruto; controle de
objetos; função cognitiva; função executiva; fluência verb
AbstractKeywords:
Background:
The preschool age is crucial for children to acquire fundamental motor
skills and for the development of executive function. However, in these first years of
life, the association betwe en the quality of movements during the execution of gross
motor skills and executive function is still unknown, especially in relation to the
overweight and obese.
Methods:
This was a cross sectional, exploratory and quantitative study carried out on
49 pr eschool children, divided into two subgroups according to their body mass index
(overweight/obese: 24; normal weight: 25). Gross motor skills were assessed through
the Test of Gross Motor Development 2, while executive functions were evaluated
using the Da y/Night Stroop, Delayed Gratification, Semantic verbal fluency (SVF),
and Tower of Hanoi (TH) tests. We conducted multiple models adjusted for sex, age, maternal education, socioeconomic status, quality of the home environment, and
quality of the school en vironment using the stepwise method, considering the
independent variables of the cognitive tasks that presented a p value lower than 1% in
the univariate regressions.
Results:
The results showed a negative association of SVF (number of errors) and TH
(rul e breaks) with gross motor skills in the overweight/obese group. The two variables
explained 57.8% of the variance in object control and 40.5% of the variance in gross
motor quotient (p<0.05). Surprisingly, there was no significant association between
ex ecutive functions and gross motor skills in eutrophic children.
Conclusion:
Although there was no quantitative impact of excess weight on cognitive
performance, being overweight or obese in the preschool phase deeply modifies the
association between execut ive functions and gross motor skills, specifically object
control, indicating that cognitive flexibility, working memory, planning, and problem
solving are crucial for gross motor functions in overweight/obese preschoolers.
child development; ch ildhood obesity; gross motor; object control;
cognitive function; executive function; verbal fluency; Tower
Banca de defesa
PresidenteNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver ORCID Ver página pessoal
VANESSA AMARAL MENDONÇA
Participante internoNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver página pessoal
HÉRCULES RIBEIRO LEITE
Participante externoNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver página pessoal
MARIANA AGUIAR DE MATOS