Dissertação/Tese ASSOCIAÇÃO ENTRE FUNÇÃO EXECUTIVA E HABILIDADES MOTORAS GROSSAS EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM OBESIDADE / SOBREPESO E EUTRÓFICAS - PPGREAB

Dissertações/Teses

Dissertação/Tese do PPGREAB
ASSOCIAÇÃO ENTRE FUNÇÃO EXECUTIVA E HABILIDADES MOTORAS GROSSAS EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM OBESIDADE / SOBREPESO E EUTRÓFICAS

Discente de mestrado
AMANDA CRISTINA FERNANDES
  • Ver currículo Lattes
  • Ver página pessoal
  • Defesa
  • Data: 06/08/2021
  • Hora: 14:00
  • Local: Google Meet
  • Ver TCC em PDF
  • Resumo
    Contexto: A idade pré escolar é fundamental para que as crianças adquiram habilidades motoras fundamentais e para o desenvolvimento das funções executivas. Porém, nesses primeiros anos de vida, a associação entre a qualidade dos movimentos durante a execução das habilidades motoras grossas e a função executiva ainda é desconhecida, principalmente em relação ao sobrepeso e obesidade. Métodos: Estudo transversal, exploratório e quantitativo realiza do com 49 pré escolares, divididos em dois subgrupos de acordo com o índice de massa corporal (sobrepeso / obesidade: 24; peso normal: 25). As habilidades motoras grossas foram avaliadas por meio do Teste de Desenvolvimento Motor Grosso 2, enquanto as funç ões executivas foram avaliadas pelos testes Dia / Noite Stroop, Gratificação Retardada, Fluência verbal Semântica (SVF) e Torre de Hanói (TH). Realizamos múltiplos modelos ajustados para sexo, idade, escolaridade materna, nível socioeconômico, qualidade do ambiente domiciliar e qualidade do ambiente escolar pelo método stepwise, considerando as variáveis independentes das tarefas cognitivas que apresentaram valor inferior a 1% em as regressões univariadas. Resultados: Os resultados mostraram uma associaçã o negativa de SVF (número de erros) e HT (quebras de regras) com habilidades motoras grossas no grupo com sobrepeso / obesidade. As duas variáveis explicaram 57,8% da variância no controle de objetos e 40,5% da variância no quociente motor grosso (p <0,0 5). Surpreendentemente, não houve associação significativa entre funções executivas e habilidades motoras grossas em crianças eutróficas. Conclusão: Embora não tenha havido impacto quantitativo do excesso de peso no desempenho cognitivo, estar com sobrepes o ou obesidade na fase pré escolar modifica profundamente a associação entre funções executivas e habilidades motoras grosseiras, especificamente controle de objetos, indicando que flexibilidade cognitiva, memória de trabalho, planejamento e a resolução de problemas é crucial para as funções motoras grossas em pré escolares com sobrepeso / obesidade.
  • Palavras-chave:
    desenvolvimento infantil; obesidade infantil; motor bruto; controle de objetos; função cognitiva; função executiva; fluência verb
  • Abstract
    Background: The preschool age is crucial for children to acquire fundamental motor skills and for the development of executive function. However, in these first years of life, the association betwe en the quality of movements during the execution of gross motor skills and executive function is still unknown, especially in relation to the overweight and obese. Methods: This was a cross sectional, exploratory and quantitative study carried out on 49 pr eschool children, divided into two subgroups according to their body mass index (overweight/obese: 24; normal weight: 25). Gross motor skills were assessed through the Test of Gross Motor Development 2, while executive functions were evaluated using the Da y/Night Stroop, Delayed Gratification, Semantic verbal fluency (SVF), and Tower of Hanoi (TH) tests. We conducted multiple models adjusted for sex, age, maternal education, socioeconomic status, quality of the home environment, and quality of the school en vironment using the stepwise method, considering the independent variables of the cognitive tasks that presented a p value lower than 1% in the univariate regressions. Results: The results showed a negative association of SVF (number of errors) and TH (rul e breaks) with gross motor skills in the overweight/obese group. The two variables explained 57.8% of the variance in object control and 40.5% of the variance in gross motor quotient (p<0.05). Surprisingly, there was no significant association between ex ecutive functions and gross motor skills in eutrophic children. Conclusion: Although there was no quantitative impact of excess weight on cognitive performance, being overweight or obese in the preschool phase deeply modifies the association between execut ive functions and gross motor skills, specifically object control, indicating that cognitive flexibility, working memory, planning, and problem solving are crucial for gross motor functions in overweight/obese preschoolers.
  • Keywords:
    child development; ch ildhood obesity; gross motor; object control; cognitive function; executive function; verbal fluency; Tower
  • Banca de defesa

    Presidente
    VANESSA AMARAL MENDONÇA
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Ver currículo Lattes
  • Ver ORCID
  • Ver página pessoal
  • Participante interno
    HÉRCULES RIBEIRO LEITE
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Ver currículo Lattes
  • Ver página pessoal
  • Participante externo
    MARIANA AGUIAR DE MATOS
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Ver currículo Lattes
  • Ver página pessoal