Dissertação/Tese do PPGREAB
Validação de conteúdo da caderneta de Avaliação e acompanhamento pós acidente vascular
ResumoPalavras-chave:
A validação de conteúdo verifica se a extensão de cada item de um material educativo atinge o interesse que ele se propõe e analisa a adequação do seu conteúdo, sendo realizada pelo julgamento de profissionais experientes na área. Objetivo: Realizar a validação do conteúdo da Caderneta de Orientação e Acompanhamento Pós-Acidente Vascular Cerebral (COAP-AVC). Metodologia: Desenvolvimento metodológico com abordagem quanti-qualitativa de validação de conteúdo de material educativo utilizando o método Delphi para investigar o consenso entre os juízes e a análise de conteúdo para investigar as sugestões dos mesmos. Os juízes foram contatados por meio da Plataforma Lattes e responderam ao Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES). Foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) para atestar a concordância das respostas, sendo considerado adequado acima de 0,90. Resultados: Quatorze juízes enfermeiros responderam à pesquisa, sendo 64,3% profissionais que trabalham com AVC e 35,7% na atenção primária. Na segunda rodada do método Delphi o IVC de todas as questões esteve acima de 0,90 e a média para todas as questões foi de 0,97%. A análise de conteúdo identificou 5 categorias finais nas sugestões dos juízes: conformação, objetividade, precisão e percepção do material. Conclusão: A COAP-AVC teve seu conteúdo validado por juízes especialistas quanto ao objetivo, estrutura/apresentação e relevância, em duas rodadas do método Delphi. A validação levantou aspectos importantes quanto à conformação, objetividade, precisão e percepção do material, que foram reajustados para a versão final do material educativo.
Acidente Vascular Cerebral; Reabilitação; Caderneta de Saúde; Estudo de Validação; Educação em Saúde.
AbstractKeywords:
Content validation verifies whether the length of each item of an educational material reaches the interest it proposes and analyzes the adequacy of its content, being carried out by the judgment of experienced professionals in the area. Objective: Validate the contents of the Post-Cerebral Vascular Accident Guidance and Follow-up Booklet (COAP-AVC). Methodology: Methodological development with a quantitative and qualitative approach to validate the content of educational material using the Delphi method to investigate consensus among judges and content analysis to investigate their suggestions. The judges were contacted through the Lattes Platform and answered the Health Education Content Validation Instrument (IVCES). The Content Validity Index (CVI) was used to attest to the agreement of the answers, being considered adequate above 0.90. Results: Fourteen nurse judges responded to the survey, 64.3% of whom were professionals working with stroke and 35.7% in primary care. In the second round of the Delphi method, the CVI of all questions was above 0.90 and the average for all questions was 0.97%. Content analysis identified 5 final categories in the judges' suggestions: conformation, objectivity, precision and perception of the material. Conclusion: COAP-AVC had its content validated by expert judges regarding its objective, structure/presentation and relevance, in two rounds of the Delphi method. The validation raised important aspects regarding the conformation, objectivity, precision and perception of the material, which were readjusted for the final version of the educational material.
Stroke; Health education; rehabilitation.
Banca de defesa
PresidenteNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver página pessoal
THAÍS PEIXOTO GAIAD MACHADO
Participante internoNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver ORCID Ver página pessoal
ANA PAULA SANTOS
Participante externoNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver página pessoal
LUANA PEREIRA LEITE SCHETINO